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Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico

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Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA- 6º ANO (primeiros dias do ano letivo 2014)
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico PCNP: Cristina Silva Paula Pereira Guanais

2 APRESENTAÇÃO DA EQUIPE E DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

3 LEITURA: O HOMEM E A ÁGUA

4 ATIVIDADE 1: Resolver e analisar os problemas de estruturas aditivas e multiplicativas

5 Leitura e discussão sobre o Texto: A Teoria dos Campos Conceituais autora: Sandra Magina

6 Alguns pontos relevantes
Séries iniciais do Ensino Fundamental- o processo de ensino-aprendizagem é menos analítico. Contudo, nessas séries surgem os primeiros conceitos científicos; Papel do professor de Matemática- mediador entre conhecimento matemático e o aluno- atento a “o que, como, quando e porque” ensinar aquele conteúdo;

7 Mas ainda sim, temos dados do SARESP que revela que temos 57% dos alunos de oitava série (hoje nono ano) são capazes de aplicar corretamente a adição e/ ou subtração de inteiros e 15% deles resolvem as operações de multiplicação e/ou divisão. E segundo SAEB- dificuldade diante das situações-problema. Dificuldade: relacionar raciocínio ao domínio do procedimento. Possível causa: alunos e professores: tendência de generalizar regras específicas de um domínio para outros domínios.

8 Teoria dos Campos Conceituais- TCC.
“Considera que existe uma série de fatores que influenciam e interferem na formação e no desenvolvimento dos conceitos e que o conhecimento conceitual deve emergir dentro de situações-problema.” (Magina, 2008). E para estudá-la é necessária uma terna de conjuntos:

9 S é um conjunto de situações que tornam o conceito significativo;
I é um conjunto de invariantes (objetos, propriedades e relações) que podem ser reconhecidos e usados pelo sujeito para analisar e dominar essas situações; R é um conjunto de representações simbólicas que podem ser usadas para pontuar e representar esses invariantes e, portanto, representar as situações e os procedimentos para lidar com eles.

10 Vergnaud acrescenta, ainda, que é a análise das tarefas matemáticas e o estudo da conduta do aluno, quando confrontado com essas tarefas, que nos permitem analisar sua competência.

11 CLASSIFICAÇÃO DAS SITUAÇÕES- PROBLEMA NA ESTRUTURA ADITIVA
COMPOSIÇÃO PARTE PARTE TODO

12 TRANSFORMAÇÃO transformação ESTADO INICIAL ESTADO FINAL

13 COMPARAÇÃO REFERIDO RELAÇÃO REFERENTE

14 ESQUEMA PARA O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO

15 RELATO DE EXPERIÊNCIA Trabalho em equipe: PCNP, Professores de Matemática, Professor Coordenador e alunos.

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18 ANALISE DOS REGISTROS DOS ALUNOS (ditos também de protocolos)
Quais as dificuldades mais recorrentes nas estruturas aditivas? Quais as dificuldades mais recorrentes nas estruturas multiplicativas? Quais encaminhamentos podemos tomar para um Planejamento do ano?

19 Avaliação do encontro.


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