Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictor Gabriel Eger Melgaço Alterado mais de 8 anos atrás
1
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além dos aspectos de informação e mudança de atitudes dos alunos com hábitos saudáveis
2
Mais utilizada com alunos de ensino médio, devemos utilizar atividades que não trabalhe com os mais habilidosos somente. E sim com todos os alunos, portanto, devemos utilizar atividades variadas, pensando no conhecimento e uso de hábitos saudáveis
3
As atividades não devem ser limitadas apenas em esportes e jogos.
Pensar em atividades que melhore a qualidade de vida dos alunos e que não seja uma atividade excludente.
4
OUTROS ASPECTOS DESSA ABORDAGEM
TRABALHAR A APTIDÃO FÍSICA REFLEXÃO ACERCA DA CULTURA CORPORAL ESTIMULAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SEU DIA A DIA
5
Concepção Sistêmica Utiliza da ciência, juntamente com a educação para observar o mundo em termos de relação e integração
6
Sistemas sociais Organização de um formigueiro, de uma colméia e até mesmo de uma família humana.
7
Estruturação sistêmica abalado
Quando um elemento é dissecado a propriedade sistêmica é destruido, portanto, a ciência e a educação atuais não poderão trabalhar com a idéia de transmitir um produto acabado, pois o pensamento sistêmico é pensar o processo _ a inter-relação, a interação e os opostos são unificados através da oscilação
8
A visão sistêmica propiciará uma educação cujo valor maior é o humano, em suas relações com outros seres e em sua interação com o ambiente.
9
3 dimensões da visão sistêmica
1- Ver sistemicamente o mundo é ver e pensar a complexidade do mundo. É ver e pensar as relações existentes em todos os níveis da natureza e buscar sempre a compreensão dos acontecimentos (físicos, biológicos e sociais)
10
2- É também ver sempre o dinamismo da situação reconhecendo que o mundo está em processo e que isso nos leva a conviver com situações que não podemos prever e com acontecimentos – físicos, biológicos ou sociais.
11
3- É ainda reconhecer que não existem realidades objetivas: vamos constituindo as realidades – físicas, biológicas e sociais – à medida que interagimos com o mundo. Com situações consideradas desejaveis.
12
NA ÁREA PEDAGÓGICA, AS DIFICULDADES DO ALUNO SERÃO VISTAS SEMPRE EM RELAÇÃO COM CONTEXTO EM QUE SE MANIFESTAM TRABALHANDO EM CONJUNTO - EQUIPE ESCOLAR, PROFESSORES, FAMÍLIA – TRABALHANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS ENVOLVIDOS
13
Parâmetros Curriculares Nacionais
LDB – E. F. como componente curricularda Educação Básica, cuja a oferta deverá estar integrada à proposta pedagógica da Escola… Não obrigatória nas escolas e sim mais uma alternativa às propostas curriculares dos Estados e Municípios.
14
Construção crítica da cidadania
SAÚDE MEIO AMBIENTE PLURALIDADE CULTURAL ORIENTAÇÃO SEXUAL TRABALHO E CONSUMO
15
Aspectos da visão Sócio-construtivista
A ação do sujeito é mais importante Visão formalizante do conhecimento (Reconstituição e tematização) Parte de algo que já existe, porém, não para a criança Teoria da ação O conhecimento é fruto da ação espontânea
16
Aspectos da visão não Sócio-construtivista
A linguagem é mais importante Visão formalizada do conhecimento (Paradigmas e casos exemplares) Parte de algo cuja existência é minimamente constituída como objeto a ser conhecido Teoria da representação da realidade O conhecimento é fruto da ação induzida
17
Ação Interacionista Processo de aprendizagem - Individual
Contexto de interação + Atividade auto-estruturante = Determinada ATIVIDADE possibilite a auto-estruturação
18
Aula de dribles no Basquete
PARA ALGUNS ALUNOS – Estímulo Forte demais, pois não possuem um conhecimento anterior que lhes garanta uma possível transformação e avanço no nível REAL Batem a bola forte ou fraca demais, perdem a bola com facilidade
19
Fraca demais, eles já sabiam realizar executar o movimento e a mera repetição causou desinteresse
Aula muito boa, pois possibilitou a esse grupo, que já tinham elementos anteriores, então o estímulo empregado foi eficiente para a transformação
20
Como fazer? O problema é que o Esporte ofusca a aprendizagem, possibilidades e interesse do aluno. A solução é tornar significativo o desenvolvimento desse trabalho, inserindo o drible em algum jogo.
21
Para Vygotsky …valoriza a interação do sujeito, acreditando que é a ação deste que determina a formação de funções psicológicas superiores…
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.