A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
Ana Cristina Suzina Encontro Nacional da Pascom, 2010 Aparecida - SP

2 Jornal Mural, cartazes e folderes
Escolha da peça adequada Características dessas peças de comunicação Intenção da comunicação Públicos Planejamento Produção

3 Escolhendo a peça - Características
Folder Formatos variados: compõem mensagem Com ou sem imagem Colorido ou PB Dobras e facas variadas Texto pode ser mais longo Equilíbrio entre texto e imagem Durabilidade da informação Portabilidade da informação Consumo de médio a longo prazo

4 Escolhendo a peça - Características
Cartaz Formatos menos variados Com ou sem imagem Colorido ou PB Texto muito curto Destaque para imagem ou frase de impacto Pouca durabilidade da informação Sem portabilidade da informação Consumo imediato

5 Escolhendo a peça - Características
Jornal Mural Formatos variados Com ou sem imagem Colorido ou PB Textos de tamanhos variados: curtos Combinação entre texto e imagens Durabilidade variável da informação Sem portabilidade da informação Consumo rápido

6 Escolhendo a peça - Características
Folder Cartaz Jornal Mural Formato: varia muito Mais texto Mais imagens Informação durável Informação portável Informação consumida por médio a longo prazo Informação Formato: varia muito pouco Pouco texto Pouca imagem: apelo Informação dura pouco Informação não-portável Informação consumida imediatamente Estética Formato: varia pouco Mais texto: curto Mais imagens: informativa Informação dura pouco Informação não-portável Informação consumida rapidamente Informação Colorido ou PB Com ou sem imagem Equilíbrio visual Qualidade da informação

7 Escolhendo a peça: Intenções
Folder Informar com mais detalhes Explicar Formar Orientar Apresentar resultados Sensibilizar Convencer DEPOIS de um primeiro contato espontâneo ou reativo

8 Escolhendo a peça: Intenções
Cartaz Chamar a atenção Informar brevemente Convidar Despertar interesse Provocar Lembrar Ensinar: campanhas educativas, p.ex. INÍCIO ou REFORÇO de um contato

9 Escolhendo a peça: Intenções
Jornal Mural Informar Celebrar Reconhecer Avisar Integrar Atualizar Dar participação MANTER, ALIMENTAR contato estabelecido

10 Escolhendo a peça - Intenções
Folder Cartaz Jornal Mural Prevê contato ou interesse anterior Complementar informações Fortalecer vínculo Apelo inicial Reforço de apelo Informar essencial Despertar ou Confirmar interesse Prevê contato anterior Atualizar / Integrar Senso comunitário - reconhecimento Integrar Intenções não são absolutas Reações dependem muito da característica do público

11 Escolhendo a peça: Públicos
Folder Capacidade de leitura mais avançada Idade Formação Interesse O que esse público quer/precisa saber O que eu quero que esse público conheça Tempo disponível para ver

12 Escolhendo a peça: Públicos
Cartaz Menor capacidade de leitura Pode desconhecer tema: novidade absoluta Pode gostar ou não gostar do tema: experiência prévia Passa rápido pelo estímulo Decide rápido se quer mais informação

13 Escolhendo a peça: Públicos
Jornal Mural Capacidade média de leitura Fotografias lidas como informação Desejo de se ver e de ser visto Desejo de representatividade Busca informação prática Tempo médio de leitura com probabilidade de retorno Escolhe o que vai ler: interesses específicos / curiosidade

14 Escolhendo a peça - Públicos
Folder Cartaz Jornal Mural Leitura: nível alto Tempo para ler: muito Precisa / quer saber mais Interesse espontâneo ou estimulado Interessado Leitura: nível baixo Tempo para ler: pouco Decisão rápida Relevância da experiência anterior Experiência individual Leitura: nível médio Tempo para ler: médio e disperso Quer se ver Quer reconhecer Quer informação prática e útil Comunidade/Grupo Que atitude espero ao final?

15 Planejamento Evento prévio: que comunicação foi feita e que resultados alcançou? Sempre de trás pra frente Concorrência com outras peças: em data e em espaço Calendário anual Mapa de distribuição Comunicação integrada Mais de uma peça para o mesmo evento Variação de peças em eventos simultâneos Como envolver os líderes de opinião: antes, durante e depois Folder Cartaz Jornal Mural Relação com eventos ou datas especiais Aumento de demanda (inscrições, p.ex.) Mailing Datas: quando tem que estar nos lugares para que cumpra seu papel Contato afinado com quem vai colar Definição de calendário Estabelecimento de fontes x calendário Retirada / Substituição

16 Produção e Elaboração Coleta e redação de conteúdo: menos é mais
Produção e/ou seleção de imagens: estética e representatividade Criação: mancha branca também é imagem Impressão: pode definir o resultado de uma peça Tiragem Distribuição: quem vai transportar Folder Cartaz Jornal Mural Texto bem elaborado Qualidade Informações fundamentais: futuro Tiragem x distribuição: público potencial Imagem bem selecionada Mensagem bem elaborada Informações essenciais Tiragem x distribuição: pontos para fixação Redação jornalística Coleta representativa: representar grupo Objetividade Atualidade

17 Conteúdo e Linguagem Saber todas as informações antes de começar a criar Quem tem a informação e como obtê-la Antecipar as etapas de aprovação: quem vai ter que ler antes de imprimir? Falar como o público fala: a linguagem do povo Folder Cartaz Jornal Mural Informação precisa Qualidade de redação Equilíbrio entre textos e imagens Linguagem de acordo com público Informações essenciais: o que é crucial para o público fazer o que você quer Linguagem apelativa Boas fontes Objetividade Fotos são informação Contexto da comunidade


Carregar ppt "Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google