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PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?

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Apresentação em tema: "PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?

2 1. DEFINIÇÃO Etimologia da palavra: estudo da psykhé (psique, alma, mente); É o estudo do comportamento e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento); O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal, para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante; A psicologia é uma ciência, ou seja, ela é regida pelas mesmas leis do método científico e busca um conhecimento objetivo;

3 Devido ao seu objeto de estudo (comportamento humano) ser tão complexo, a Psicologia desempenha o papel de elo entre as Ciências Sociais, como a Sociologia e a Antropologia, as Ciências Naturais, como a Biologia, e áreas científicas mais recentes como as Ciências Cognitivas e as Ciências da Saúde; O Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem; Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da Psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, por exemplo, da Sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto;

4 Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser entendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base; A finalidade da Psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo; A observação e a análise do comportamento podem ocorrer em diferentes níveis - desde complexos padrões de comportamento, como a PERSONALIDADE, até a simples reação de uma pessoa a um sinal sonoro ou visual;

5 2. Breve Histórico Paradoxo: a Psicologia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais novas; Especulações sobre a natureza e conduta humana: obras filosóficas e teológicas, antes de Cristo; Desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura; Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX;

6 Os filósofos estudavam a natureza humana mediante a ESPECULAÇÃO, INTUIÇÃO E GENERALIZAÇÃO;
Ocorre mudança: emprego dos métodos das ciências físicas e biológicas aos fenômenos mentais; Primeiro laboratório na Alemanha, fundado por Wundt, 1879; Europa no final do século XVII: fascínio pela MÁQUINA ; Toda espécie de máquina foi inventada e aperfeiçoada para uso na ciência, na indústria e nas diversões;

7 Relógio mecânico: “a mãe das máquinas” – grande impacto no pensamento científico;
Os relojoeiros foram os primeiros a aplicar teorias da física e da mecânica à construção de máquinas;

8 Conceito básico do século XVII: espírito do MECANICISMO – a imagem do universo como uma grande máquina; Conclusão: seres humanos e animais não passavam de outras formas de máquina; E assim surgiram, entre os séculos XVII e XIX, a concepção dos seres humanos como máquinas e o método – o método científico – mediante o qual era possível investigar a natureza humana;

9 Abandono do método empírico para o método científico;
Passagem da pesquisa pura do laboratório para a aplicação do conhecimento e das táticas psicológicas a problemas do mundo real; Preocupação com a utilidade da Psicologia: solução de problemas sociais, educacionais e industriais; Sala de aula: Psicologia da aprendizagem e do ensino; Guerras: seleção de pessoal, testes; A Psicologia na resolução de problemas da vida cotidiana;

10 Wundt: determinou o objeto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objetivos da nova ciência Psicologia; Na virada do século, coexistiam várias posições sistemáticas ou Escolas de Pensamento, que eram, essencialmente, definições diferentes da natureza da psicologia; O termo ESCOLA DE PENSAMENTO refere-se a um grupo de psicólogos que se associam ideológica e, às vezes, geograficamente ao líder de um movimento;

11 As Escolas de Pensamento:
ESTRUTURALISMO: Concentrou-se nos elementos que compõem a estrutura da consciência – analisar as suas partes separadas; FUNCIONALISMO - Não estudavam a mente do ponto de vista de sua composição, mas como um conglomerado de funções ou processos que levam a consequências práticas do mundo real (psicologia aplicada). Influência de Darwin e Galton; BEHAVIORISMO/ COMPORTAMENTALISMO - prever o comportamento humano e animal, ao nível do estímulo-resposta;

12 Todos os aspectos do comportamento humano que parecem instintivos são respostas socialmente condicionadas. A aprendizagem é a chave da compreensão do desenvolvimento do comportamento humano. Recusa a admitir a existência de capacidades, temperamentos ou talentos herdados de qualquer espécie; O adulto é apenas um produto do condicionamento da infância.

13 GESTALT - Os psicólogos gestaltistas acreditam que há mais coisas na percepção do que vêem nossos olhos, que a nossa percepção vai além dos elementos sensoriais, dos dados físicos básicos fornecidos pelos órgãos dos sentidos; A percepção não é uma combinação passiva de elementos sensoriais, mas uma organização ativa.


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