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Planejamento e Estratégia

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Apresentação em tema: "Planejamento e Estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Estratégia
O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1

2 Conteúdo da Seção Planejamento e Estratégia
Fundamentos de Planejamento Tipos de Planos O Papel dos Objetivos no Planejamento Administração Estratégica Análise Estratégica do Ambiente Organizacional Formulação Estratégica Implementação e Controle Estratégicos Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância do planejamento e da estratégia para a administração. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2

3 Objetivos de Aprendizagem
Definir planejamento e discutir a sua importância; Distinguir os diferentes tipos de planos; Descrever o papel dos objetivos no planejamento; Descrever o processo de administração estratégica; Discutir os objetivos da análise estratégica do ambiente organizacional; Descrever as estratégias de nível corporativo e explicar a abordagem de portfólio; Analisar as diferentes opções estratégias de nível de negócio. 3

4 Fundamentos de Organização
4

5 Importância do Planejamento para a Administração
Proporciona um senso de direção. Focaliza esforços. Maximiza a eficiência. Reduz o impacto do ambiente. Define parâmetros de controle. Atua como fonte de motivação e comprometimento. Potencia o autoconhecimento organizacional. Fornece consistência. 5

6 Tipos de Planos 6

7 Planejamento por Nível Organizacional
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8 Objetivos Objetivos são resultados, propósitos, intenções, ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos numa determinada direção. Os objetivos podem ser classificados de acordo com: Natureza (rentabilidade, produtividade, participação no mercado, satisfação dos clientes, desempenho sócio- ambiental, etc.); Nível de formalização (explícitos ou implícitos); Processo de definição (tradicional topo-base ou administração por objetivos). 8

9 Hierarquia de Objetivos
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10 Características dos Objetivos Eficazes
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11 Sistemas de Definição de Objetivos
A perspectiva tradicional de definição dos objetivos baseia-se numa perspectiva hierárquica, cujo sentido de orientação é do topo para a base da organização. A idéia da nova abordagem é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos. Este novo sistema de definição de objetivos é denominado de administração por objetivos (APO). 11

12 Administração por Objetivos
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13 Fundamentos de Estratégia Empresarial
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14 Estratégias Deliberadas e Emergentes
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15 Processo de Administração Estratégica
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16 Níveis de Decisão Estratégica
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17 Análise Estratégica do Ambiente Organizacional
Antes de formular uma estratégia, os administradores precisam analisar as principais tendências do ambiente externo e conhecer as competências e recursos que a organização dispõe. A análise SWOT é uma ferramenta gerencial para analisar, de forma integrada, o processo de análise estratégica, depois de identificadas as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e pontos fracos da organização. 17 17

18 Análise SWOT 18

19 Formulação Estratégica de Nível Corporativo
A estratégia corporativa é formulada pela administração de topo de uma organização para supervisionar os interesses e operações de organizações compostas por diversas unidades de negócio A estratégia corporativa deve: (1) definir o rumo da organização como um todo (2) definir quais os negócios em que a empresa deve estar presente (3) definir qual o papel e importância de cada unidade de negócio para a organização (4) alocar os recursos da organização às unidades de negócio 19 19

20 Estratégias de Crescimento
Estratégia de Expansão Direta Estratégia de penetração de mercado; Estratégia de desenvolvimento de produto; Estratégia de desenvolvimento de mercado; Fusões e Aquisições Diversificação Relacionada; Não Relacionada; Integração Vertical; Horizontal; 20

21 Estratégias de Retração
Estratégia de Saneamento Reestruturação; Reengenharia; Downsizing. Estratégia de saída Desinvestimento; Liquidação. 21

22 Abordagem de Portfólio Matriz BCG
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23 Abordagem de Portfólio Matriz GE/McKinsey
No livro, a matriz GE/McKinsey aparece incorretamente invertida. Por favor, tenha o cuidado de explicar esse problema aos alunos. 23 23

24 Formulação Estratégica de Nível de Negócio
A estratégia de nível de negócio tem como objetivo definir como a unidade de negócio deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade relativamente aos seus concorrentes. A estratégia de negócio deve: Definir como cada unidade estratégica de negócio deve competir; Posicionar a organização de forma a possuir uma vantagem competitiva sobre os seus competidores. 24

25 Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter
Ameaças de novas entradas A ameaça de novos competidores na indústria está relacionada com a existência de barreiras à entrada (ex: elevado investimento inicial ou acesso a canais de distribuição) Ameaças de produtos ou serviços substitutos Produtos ou serviços substitutos satisfazem as mesmas necessidades dos consumidores Poder de barganha dos fornecedores O poder negocial dos fornecedores está relacionado com o número (muitos ou poucos) e concentração (coalizados ou competidores entre si) dos fornecedores Poder de barganha dos consumidores O poder negocial dos clientes está relacionado com o número e concentração dos clientes Rivalidade entre os competidores atuais Relacionado com o número de concorrentes existentes na indústria, taxa de crescimento e a forma como competem (luta de preços ou diferenciação) 25 25

26 Estratégias Competitivas
1. Diferenciação Estratégia que é caracterizada pela oferta de produtos e serviços únicos e diferentes A organização procura diferenciar-se da concorrência pela qualidade, serviço, imagem de marca ou design do produto (ex: canetas Montblanc) 2. Liderança pelo custo A organização procura ser a mais eficiente da sua indústria para assim proporcionar mais valor aos seus clientes devido a custos de produção menores que a concorrência (ex: canetas Bic) 3. Foco ou nicho de mercado Estratégia desenvolvida dirigindo os esforços na direção de um segmento de mercado específico que pode ser um grupo de clientes, uma zona geográfica, etc. 26 26

27 Formulação Estratégica de Nível Funcional
As estratégias de nível funcional são formuladas pelos departamentos da empresa e são planos de ação que servem para sustentar a estratégia de nível de negócio. Via estratégias funcionais se define o papel de cada área funcional (ex: RH ou Marketing) de forma a apoiar a estratégia de negócio. É fundamental que as estratégias funcionais sejam coordenadas entre si para evitar conflitos e a natural tendência de tratar o departamento como uma unidade organizacional independente. 27

28 Implementação e Controle Estratégico
A implementação estratégica é uma das mais difíceis etapas do processo de administração estratégica e engloba a execução de um conjunto de tarefas e ações gerenciais com o objetivo de colocar a estratégia em prática. Por fim, toda estratégia deve ser avaliada e controlada de forma a perceber se está sendo implementada corretamente e a tomar medidas corretivas quando se verifiquem desvios significativos. 28

29 Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 5. 29


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