A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Referência de Assistência Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Referência de Assistência Social"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Referência de Assistência Social
CRAS “Unidade pública estatal de referência para a garantia dos direitos de assistência social nos territórios vulneráveis” CRAS

2 Evolução CRAS Número de CRAS Municípios com CRAS 3.248 2.630 2.232
1978 1609 1.355 901 496 650 402 2003* 2004 2005 2006 (out) 2006 (dez) Fonte: Departamento de Proteção Social Básica e Base de dados da REDE SUAS

3 Cobertura CRAS 2004 2005 2006 2007 243 em área indígena
371 em comunidades quilombolas Dos municípios brasileiros, municípios, ou seja, 47,26%, tem hoje um CRAS co-financiado pelo governo federal.

4 Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Vigilância Social no território (vulnerabilidades, recursos e potencialidades do território) Proteção Social Proteção pró-ativa : - Visitas domiciliares para realizar a busca ativa da identificação das vulnerabilidades; Articulação com rede de assistência social; Informações oriundas do CAD Único, do setor que opera o PBF, dos dados do BPC; Informações/encaminhamentos feitos por outras políticas ou instâncias (Ex.: Conselho Tutelar). Programa de Atenção Integral às Famílias - acompanhamento das famílias por meio de serviços e ações socioassistenciais. Provê o acesso a benefícios de transferência de renda Encaminhamentos para outros serviços de assistência social e das outras políticas sociais. Pode ofertar outros serviços socioeducativos e de convívio, desde que o espaço físico seja compatível. Vulnerabilidades: - Famílias do PBF, especialmente, as que não estão cumprindo condicionalidades; - Beneficiários do BPC, especialmente, famílias com crianças, adolescentes e jovens com deficiência e idosos dependentes; - Famílias com Crianças em situação de trabalho infantil; - Situações de violência ou antecipadoras de negligência, violência; - Jovens e adolescentes grávidas e suas crianças; - Famílias com crianças abrigadas; - Indivíduos sem documentação civil. Potencialidades : - culturais,econômicas,sociais,políticas etc.; oferta de serviços; bases de apoio das famílias.

5 Pesquisa sobre o trabalho social desenvolvido no CRAS [2006]
Mais de 80 % atendem e trabalham com famílias do BF e Beneficiários do BPC Cerca de 31 % atendem e trabalham com famílias de crianças em situação de trabalho infantil 50% possuem serviços que garantem a convivência intergeracional 89% estão instalados em locais de maior concentração de famílias vulneráveis Cerca de 50% atuam intersetorialmente Cinco intervenções destacam-se no cotidiano dos CRAS: 1) visita às famílias, 2) a escuta, a orientação e a referência, 3) os grupos sócio-educativos, 4) Oficinas de capacitação e 5) Campanhas sócio-educativas Quatro grupo de usuários são mais freqüentes nos serviços ofertados nessa ordem: adolescentes, jovens, pessoas idosas e crianças.

6 IMPLANTAÇÃO DO CRAS Cronograma de implantação Organização gráfica dos passos da implantação e implementação Conhecer a realidade: vulnerabilidades e riscos do território; potencialidades e recursos culturais, econômicos,sociais,políticos etc.; oferta de serviços e acessos da população aos serviços; redes de apoio formais e informais das famílias; necessidades de articulação da rede de proteção social. Elaboração de diagnóstico sócio-territorial Definir funções; carga horária; processo de seleção pública; seleção; formação dos profissionais (definir conteúdos e estratégias). Constituição da Equipe Técnica

7 Planejamento da Implantação e Implementação dos serviços
IMPLANTAÇÃO DO CRAS Planejamento dos serviços de acordo com o diagnóstico socio-territorial, já discutido com a equipe técnica; Apresentar o plano de implantação do CRAS ao: CMAS, Conselhos de Direitos, Câmara Municipal, Ministério Público... Planejamento da Implantação e Implementação dos serviços Definir o imóvel compatível com as diretrizes do CRAS; Prever os recursos necessários para a estruturação do espaço físico e dos serviços; Organizar o espaço para ser acolhedor, garantir espaço para atendimento individual, em grupo, para a equipe planejar o trabalho; Garantir acessibilidade; Equipar. Instalação do CRAS

8 IMPLANTAÇÃO DO CRAS Articulações interinstitucionais e intersetoriais
Realizar articulações com organizações da rede prestadora de serviços, associações, conselhos setoriais e de direitos; Definir formas de relacionamento; Definir fluxos, competências e e procedimentos para acesso dos usuários. Articulações interinstitucionais e intersetoriais Definir a metodologia do trabalho; Definir instrumentos; Definir fluxos/estratégias para a inserção e acessos dos usuários na rede socioassistencial e das outras políticas sociais * Processo participativo Planejamento do trabalho social

9 Atendimento às famílias Monitoramento e Avaliação
IMPLANTAÇÃO DO CRAS Atendimento às famílias e indivíduos Atendimento às famílias e indivíduos das condições identificadas pelas ações de vigilância social e demais famílias e indivíduos vulneráveis que demandem. Acompanhar e avaliar sistematicamente os resultados; * Desenvolver o monitoramento e a avaliação de forma participativa e integrada com os usuários e a rede socioassistenciais. Monitoramento e Avaliação

10 Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Governo Federal


Carregar ppt "Centro de Referência de Assistência Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google