Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Canais de Distribuição
“Formalmente são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar o produto ou serviço para uso ou consumo de um consumidor final ou usuário empresarial.” – (Kotler, 2006) O canal de distribuição está inserido na cadeia logística, e seus participantes são Fabricantes, Atacadistas/ Distribuidores, Varejistas e Consumidor final.
2
Objetivos Disponibilizar produtos com rapidez;
Facilitar fluxo de informação e material; Reduzir custos de forma integrada; Maior eficiência em oferecer mercadorias para mercados – alvo. Os agentes intermediários, possuem contatos, experiência, especialização e escala operacional (pode realizar tarefas em melhores condições que a própria “fabricante”)
3
Funções de um canal Informação: Coleta e distribuição de dados;
Promoção: Desenvolve e dissemina mensagens; Contato: Descobre e comunica com compradores potenciais; Ajuste: Modela e adapta a oferta às necessidades do comprador; Negociação: acordos sobre preços e condições; Distribuição física: transporta e armazena; Financiamento: obter e utilizar recursos para cobrir custos do canal; Riscos: assume riscos de executar o trabalho do canal.
4
Opções de Canais Canais para Bens de Consumo
Canal direto: produtor -> consumidores. Indiretos: produtor -> varejistas -> consumidores produtor -> atacadistas -> varejistas -> consumidores produtor-> agentes-> atacadistas-> varejistas ->consumidores Canais para Bens Organizacionais Canal direto: produtor -> compradores organizacionais Indiretos: produtor -> distribuidores -> compradores organizacionais produtor -> agentes -> compradores organizacionais Canais para Serviços Canal direto: Empresa de serviços -> consumidores. Indireto: Empresa de serviços -> agentes/corretores -> consumidores
5
Para as opções indiretas
Pode ser utilizado por três Tipos de Canais: Intensiva: quando o objetivo da empresa é colocar seus produtos em todo e qualquer ponto de venda que queira comercializá-lo. Seletiva: quando se leva em conta a imagem do produto, ou seja, a imagem do ponto de venda deve ser compatível com a que se pretende fixar para o produto. Exclusiva: quando a empresa quer preservar ao máximo possível a imagem do produto, colocando-o apenas em locais diferenciados e exclusivos.
6
Determinantes para a estruturação de um canal
Critérios econômicos: cada alternativa gerará um nível diferente de vendas e custos Critérios de controle e adaptação: no caso de utilizar de representantes, por exemplo
7
Gerenciamento da logística
A logística é responsável pelos recursos, equipamentos e informações para que todas as atividades da sua empresa sejam executadas. Para isso, é preciso planejar o transporte, armazenagem, processamento dos pedidos e o correto gerenciamento de informações. As metas do gerenciamento do canal é encontrar o equilíbrio entre: baixos custos; melhor qualidade; maior flexibilidade;
8
Influência da internet
A adoção desse recurso representou grande mudança nas relações entre consumidores, varejistas, distribuidores, fabricantes e prestadores de serviço. Ele oferece às empresas a opção de reduzir ou eliminar o papel dos intermediários e, fazendo as transações diretamente ao cliente final.
9
Globalização A disponibilidade do produto de acordo com a conveniência está superando a fidelidade à marca empresas que não tiverem uma logística eficiente, certamente perderão sua lucratividade e como também seus clientes a cadeia de abastecimento não é mais uma função, mas uma estratégia que torna as empresas mais produtivas e competitivas. Hoje, empresas de sucesso são aquelas que conseguem aumentar a taxa de inovação, lançar produtos e serviços mais rapidamente, atender a demanda com tempos de espera menores e conquistar maior confiabilidade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.