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Engenharia.

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Apresentação em tema: "Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia

2 Engenharia

3 APRESENTAÇÃO Nome: Laurênio F. Lopes Formação: Engenharia Química Especializações: Eng. da Qualidade Eng. em Segurança do Trabalho Docência do Ensino Superior Disciplinas que ministro: Termodinâmica, Mecânica Geral, Máquinas Térmicas, Química Experimental e Hidráulica. Contatos Celular:

4 PLT – Programa Livro Texto
IMPORTANTE! PLT é o Livro Original adquirido pela Anhanguera e vendido para os alunos com até 80% de desconto.

5 GERA MUITOS PROBLEMAS PARA O ALUNO
Lançamento de Notas - P1 (data) Com a ATA - P2 (data) Com a ATA Substitutiva (data) Com a ATA ASSINE O LOCAL CORRETO DA ATA. GERA MUITOS PROBLEMAS PARA O ALUNO

6 VOCÊ DEVE entender a importância do ENADE.
Em todas as avaliações, ao menos uma questão do ENADE. VOCÊ DEVE entender a importância do ENADE.

7 Novos Critérios de Avaliação (Média Aprovação e ATPS)
- Média para aprovação = (6,0) - Não existe arredondamento (5,9) = Reprovação. - ATPS (Devem ser aplicadas normalmente, mas o critério de avaliação mudou, ATPS pode valer no máximo 2 pontos).

8 PROVAS + ATPS Tanto a P1, P2 e P3 será no dia, horário e local de todas as aulas do período; P1 peso 4; P2 peso 6; COM ATPS A P2 IRÁ VALER 8,0 E ATPS 2,0 P2 (8,0) + ATPS (2,0) * 0,6 = ????? A P3 só substitui a P2. Exemplo: Indivíduo com 0 na P1, obrigatoriamente terá que tirar 8,0 na P2 e 2,0 na ATPS. OUUUUUU 10,0 na P3.

9 Toda prova será individual, sem consulta e TODA a caneta;
Folha de rascunho deverá ser entregue junto a prova mesmo que em branco; Prova deverá ser legível e sem rasuras; Prova será iniciada 15 min após início da aula e término 15 mim antes do término da aula. LEIA O CABEÇALHO E AS INSTRUÇÕES DA PROVA

10 PROBLEMAS NO DIA DA PROVA
Aluno doente/acidentado = Fazer requerimento no DCA; Aluno embarcado = Complicado. Tá enrolado!

11 No dia da PROVA... o aluno não sabe a nota da P1 ou P2, então não sabe se esta na P3; o aluno lembra que a faculdade é particular e que não pode reprovar; o aluno lembra que cursa através do FIES e não pode reprovar; o aluno tem que fazer hora-extra no trabalho. PENSE NISSO ANTES DA PROVA!

12 Horário das Aulas Manhã início às 8:20h Término às 11:50h
Noite início às 19:00h Término às 21:40 h ou 22:30h

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14 PEA, ATPS E PAI SERÃO ENVIADOS PARA EMAIL DA TURMA
PEA, ATPS E PAI SERÃO ENVIADOS PARA DA TURMA. PEA = CONTEÚDO (EMENTA) QUE SERÁ ABORDADO EM AULA + LIVROS. Cobrem o PEA de todos os professores! ATPS = TRABALHO DESENVOLVIDO POR GRUPO DE ALUNOS E CONSTA O PASSO-A-PASSO PARA SUA RESOLUÇÃO. AS DÚVIDAS DEVERÃO SER TIRADAS AO FINAL DE CADA AULA. PAI = É O OUVIDO DA INSTITUIÇÃO. É A HORA DE APONTAR OS ERROS E ACERTOS DE TODO PROCESSO ACADÊMICO.

15 Aula Prática Cabe ao aluno adquirir o jaleco conforme os padrões estabelecidos e utilizá-lo nas aulas práticas nos laboratórios. O jaleco poderá ser adquirido de outros fornecedores, de livre escolha do aluno, contanto que atenda os padrões estabelecidos.

16 Especificações Cor azul (Cód. 5099 – Cedro Têxtil);
Logotipo da Anhanguera Educacional na manga esquerda; Escrito na parte superior do bolso dianteiro: ENGENHARIA; 01 bolso superior e 02 bolsos inferiores; 05 botões frontais ; Sem cinto traseiro; Abertura traseira central; Tecido 100% algodão (Sarja 2x1 - Gramatura mínima 220g/m²) ; Manga longa para proteção do aluno (com prendedor costurado dentro da manga e um botão do lado de fora da manga para prender em usos específicos de manga curta – Laboratório de Processos e Soldagem); Gola modelo blazer .

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19 NORMAS DE SEGURANÇA PARA OS LABORATÓRIOS DA ENGENHARIA
Conforme norma institucional, não será permitida a permanência dos alunos no interior dos Laboratórios da Engenharia, sem a vestimenta adequada, a qual segue abaixo:

20 Jaleco Padrão fechado (Manga Comprida)
Touca * Luva * Protetor Auricular * Óculos de Segurança * Calça comprida Sapato Fechado (na frente e atrás) Cabelo preso (caso possua cabelo comprido) *Uso necessário para determinadas aulas. NÃO UTILIZAR ADORNOS!

21 É PROIBIDO: Filmar ou Fotografar nas dependências dos laboratórios da Engenharia. Entrar nos laboratórios com alimentos e bebidas Fumar Utilizar Jaleco de outra instituição ou Empresa

22 O ALUNO QUE NÃO CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES ACIMA NÃO PODERÁ PERMANECER NOS LABORATÓRIOS PARA: AULA PRÁTICA, REVISÃO ou ESTUDO LIVRE. Contamos com a colaboração de todos...

23 QUALQUER FALTA/ATRASO DEVERÁ SER JUSTIFICADA POR DOCUMENTO COMPROBATÓRIO.

24 Sistema KLS Para 1° e 2° período de 2015. 2016 para todos os alunos.

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26 A ciência utiliza medida para descrever um fenômeno e este, varia.
Toda variável possui um padrão de comparação chamado unidade, utilizado para medir a intensidade.

27 Quando meço o comprimento de um duto, por exemplo, 5 metros, na verdade estou comparando o comprimento daquele duto com um padrão de comprimento chamado Metro, então o meu duto é 5 vezes maior do que o comprimento de algo chamado metro.

28 A existência de um único sistema de unidades que internacionalmente permita um diálogo técnico uniforme onde se fale de dimensões sem recurso a conversões mais ou menos complexas, continua a ser um objetivo ainda não alcançado. Este sistema é o Sistema Internacional de Unidades (SI), criado em 1960.

29 O Brasil desde 1978 vem adotando gradativamente, até que em 1982 pela resolução n°1/1982 foi implementado o SI pelo COMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial).

30 O SI é também denominado MKS, que corresponde às iniciais dos símbolos das três unidades de base usadas: comprimento, massa e tempo (LMT). Ainda existem outros sistemas. São eles: MKS (metro, kilograma, segundo); CGS (centímetro, grama, segundo); MKgfS = MK*S (metro, unidade técnica de massa, segundo); MTS (metro, tonelada, segundo); FPS ( foot, pound, second) = (pé, libra-força, segundo); IPS ( in, pound, second) = polegada, libra-força, Segundo.

31 SI = SISTEMA INTERNACIONAL
POR QUE ADOTAR O SI?

32 Primeiro: O SI é um sistema que tem múltiplos e submúltiplos decimais, de fácil manuseio;
Segundo: O SI é um sistema absoluto, isto é, suas grandezas fundamentais são invariáveis no tempo e no espaço expressos num referencial newtoniano. Um sistema absoluto não depende do valor da aceleração da gravidade local, ao contrário dos sistemas gravitacionais; NÃO TEM VARIAÇÕES!

33 Milímetro (mm) ,001 m Centímetro (cm) ,01 m Decímetro (dm) ,1 m Metro ( m ) m Decâmetro (dam) m Hectômetro ( hm ) m Quilômetro ( km ) m Repare como o sistema métrico decimal é mais racional que o sistema anglo-saxão (inglês) de medidas de comprimento: 1 polegada = 2,54 cm 1 pé igual a 12 polegadas = 0,305 m.

34 Terceiro: O SI é um dos sistemas mais antigos em uso;
Quarto: A unidade de força do SI, o Newton, possui uma magnitude mais apropriada as aplicações de engenharia do que a unidade dina do CGS. EXEMPLO: 1N = 105 DINA

35 EXERCÍCIOS a) 22 lbf/pol2 kgf/cm2 b) 600 N/mm2  Pa c) 8 lbf.pé  N.m
d) 30 kpsi  MPa e) 5 kgf/cm2  psi f) 50 kpsi  Pa g) 200 in3/diacm3/min

36 CONFORME TABELA: 1 lbf = 0,4536 Kgf 1 in = 2,54 cm 1 ft = 30,48 cm 1lbf = 4,448 N 1psi = lbf/in2

37 OBRIGADO!


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