A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA AAP- 9ª EDIÇÃO PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza Luciane Américo

2 ACREDITAR E AGIR

3 SUGESTÃO DE QUADRO PARA TABULAÇÃO DOS DADOS DA AAP.

4 ORIENTAÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
Conforme o Documento Orientador para elaborar o Plano de Intervenção Pedagógica é necessário considerar: Construir o plano coletivamente; Ser orientado e acompanhado pelos Supervisores de Ensino, PCNPs e PCs; Instrumento que deve consolidar a parceria e a corresponsabilidade entre os atores; Incluir outros profissionais como PA (Professor Auxiliar), PAA (Professor de Apoio à Aprendizagem), Professor da Sala de Leitura, Professores das disciplinas do Currículo, etc. Levar em conta os Projetos já em andamento na escola ou nas ações de implementação curricular em progresso.

5

6 1. Habilidades de Língua Portuguesa e Matemática
6º Ano B Professora: Cléo Oliveira Disciplina: Geografia 1. Habilidades  de Língua Portuguesa e Matemática % 3. Ações em andamento (projetos, situações de aprendizagem etc.) 4. Propostas pontuais de intervenção (responsáveis, atividades, recursos materiais, agrupamentos) 5. Meta a ser atingida (percentual esperado) 6. Prazo Previsto H- Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada  por meio de tabelas simples, gráficos de colunas,  tabelas de dupla entrada e gráficos de barras. (Questão nº 08 e 10 - MAT) H- Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto. (Questão nº 07 - LP) H - Estabelecer relações entre textos não verbais;ou entre textos verbais; ou entre verbais e não verbais. (Questão nº 08 - LP) 50% (dos alunos) MAT S.A – 6 – Vol 2 Cadeia produtiva da laranja Competências e habilidades: identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção agropecuária, relacionando-os com a constituição do espaço geográfico contemporâneo. Sugestão de estratégias: aulas dialogadas; interpretação de mapas, tabelas e diagramas; trabalho em grupos. Sugestão de recursos: mapas; gráficos; tabelas. Sugestão de avaliação: roteiro de questões. Os alunos serão reunidos em grupos de 5 integrantes para desenvolverem a seguinte atividade: Identificar um novo produto (café, Cana de açúcar, soja) produzido no Brasil , pesquisar sobre ele (Produção, exportação e consumo) e realizarão os gráficos demonstrando esses dados. Pelo menos 30% dos alunos. (ao final teremos um total de 80% dos alunos com estas habilidades desenvolvidas) 8 aulas (incluindo desenvolvimento da S.A, realização da pesquisa e avaliação da aprendizagem)

7

8

9

10

11  6º ano  Questão 10  Habilidade - Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples, gráficos de colunas, tabelas de dupla entrada e gráficos de barras.  Eixo Temático - Tratamento da informação  Conteúdo - Estudo de Gráficos

12 Será que é possível?

13 Figura 20

14 Leitura e análise de gráfico
Etapa 2 – Produção e consumo de suco de laranja. Leitura e análise de gráfico Nesta etapa, os alunos deverão analisar os três gráficos que são apresentados a seguir (Figuras 21, 22, 23) e estabelecer relações entre os dados representados, conforme atividade disponível no Caderno do Aluno.

15 Figuras 21, 22, 23

16 A cadeia produtiva da laranja envolve um grande número de agentes que operam basicamente em três estágios. O diagrama da Figura 8, que deve ser apresentado aos alunos, ilustra esses estágios: antes das fazendas, nas fazendas e após as fazendas. Para a interpretação e análise da Figura 8, é proposto um roteiro de questões.

17

18 PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Para verificação da aprendizagem dos alunos sugerimos a realização de seminário para apresentação dos produtos pesquisados com os devidos gráficos e tabelas elaborados, seguidas das intervenções do professor para sistematização da aprendizagem

19 A S.A apresentada contempla a habilidade trabalhada na questão da AAP?  6º ano  Questão 08 e 10  Habilidade - Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples, gráficos de colunas, tabelas de dupla entrada e gráficos de barras.  Eixo Temático - Tratamento da informação  Conteúdo - Estudo de Gráficos

20 As habilidades se repetem ao longo dos anos
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 7º ano do Ensino Fundamental MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 8º ano do Ensino Fundamental

21 Analisar o Quadro de Competências e habilidades do currículo Oficial
OFICINA: Analisar o Quadro de Competências e habilidades do currículo Oficial Comparar com Matriz de Habilidades da AAP e verificando Localizar as Situações de Aprendizagem que contemplam as habilidades aferidas. Reunidos em grupo escola

22

23


Carregar ppt "PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google