A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
COMO PREPARAR UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR VOLUME 1 Nelson Ludovico |2009|

2 A internacionalização da empresa
Capítulo 5 A internacionalização da empresa Capítulo 5 A internacionalização da empresa

3 Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.1 INTRODUÇÃO A internacionalização da empresa consiste em sua participação ativa nos mercados externos. Com a eliminação das barreiras que protegiam a indústria nacional no passado, a internacionalização é o caminho natural para que as empresas brasileiras se mantenham competitivas. As atividades de comércio exterior não são isentas de dificuldades, inclusive porque o mercado externo é formado por países de diferentes idiomas, hábitos, culturas e leis. Tais dificuldades devem ser consideradas pelas empresas que se preparam para exportar ou importar.

4 5.2 ETAPAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EXPORTAÇÃO
Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.2 ETAPAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EXPORTAÇÃO As empresas podem ser classificadas segundo as seguintes categorias: NÃO INTERESSADA PARCIALMENTE INTERESSADA EXPORTADORA EXPERIMENTAL EXPORTADORA ATIVA

5 5.3 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.3 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES As empresas brasileiras interessadas em se transformar em exportadoras ativas devem ter, entre outros, os seguintes cuidados: a) Para a conquista do mercado internacional, elas não devem considerar a exportação uma atividade esporádica. b) A empresa exportadora deverá estar em condições de atender sempre às demandas regulares de seus clientes no exterior. c) A concorrência é derivada, entre outros fatores, da existência de maior número de exportadores do que de importadores no mundo. d) Os exportadores brasileiros devem saber utilizar plenamente os mecanismos fiscais e financeiros colocados à sua disposição pelo governo, a fim de aumentar o grau de competitividade de seus produtos. e) Todas as comunicações recebidas de importadores devem ser respondidas.

6 5.4 O QUE EXPORTAR E PARA ONDE
Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.4 O QUE EXPORTAR E PARA ONDE O primeiro passo para a empresa que deseja exportar é definir o que venderá nos mercados estrangeiros. Deve identificar, dentro de sua linha de produtos, aqueles que atendam às necessidades e preferências dos consumidores. É preciso que a empresa reúna a maior quantidade possível de informações sobre o país ou países para os quais deseja exportar.

7 5.5 MOSTRAR A EMPRESA E O PRODUTO
Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.5 MOSTRAR A EMPRESA E O PRODUTO O exportador deve, com muita clareza, mostrar-se por meio de site bem organizado em mais de um idioma, preferencialmente em inglês e espanhol, além de preparar um cadastro com resultados e experiências da empresa em relação ao mercado interno. Faz parte da apresentação: uma demonstração sobre o sucesso do produto no mercado interno; uma indicação de clientes tradicionais; informações sobre processos de divulgação e marketing do produto.


Carregar ppt "UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google