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FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.

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1 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE

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3 ANAMNESE

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5 ANAMNESE Significa trazer de volta a mente todos os dados relacionados com a doença e a pessoa doente. A anamnese é uma entrevista e o instrumento de que nos valemos é a palavra falada.

6 ANAMNESE A anamnese pode ser conduzida - De forma livre
- De forma dirigida

7 Fatos que devem ser fixados pelo estudante
É no primeiro contato que reside a melhor oportunidade de se fundamentar uma boa relação; Conhecer e compreender as condições culturais do paciente representa uma ajuda inestimável para se reconhecer a doença e compreender o doente; Perspicácia e tato são qualidades indispensáveis para a obtenção de dados sobre determinadas enfermidades; Ter sempre o cuidado de não sugestionar o paciente;

8 Fatos que devem ser fixados pelo estudante
O tempo reservado para anamnese distingue o profissional competente do incompetente; Sintomas bem investigados e mais compreendidos abrem espaço para um exame físico objetivo.: só se acha o que se procura e só se procura o que se conhece A causa mais frequente do erro diagnóstico é uma historia mal colhida.

9 Fatos que devem ser fixados pelo estudante
Sintomas bem investigados e mais compreendidos abrem espaço para um exame físico objetivo.: só se acha o que se procura e só se procura o que se conhece A causa mais freqüente do erro diagnóstico é uma historia mal colhida.

10 Fatos que devem ser fixados pelo estudante
A pressa é o defeito mais grosseiro que se pode cometer durante a obtenção da história; A falta de conhecimento sobre os sintomas das doenças limita de maneira extraordinária a investigação anamnésica. A anamnese ainda é, o fator isolado mais importante, para se chegar a um diagnóstico.

11 SEMIOTÉCNICA DA ANAMNESE
Se inicia com a pergunta: - O que o senhor está sentindo? - Qual o seu problema? Estabelecer o sintoma guia.

12 ESQUEMA PARA ANÁLISE UM SINTOMA
Inicio – estabelecer a tempo e o modo do seu aparecimento Duração – longa ou curta duração Características do sintoma na época do aparecimento Evolução – comportamento do sintoma ao longo dos dias (Influência de tratamentos efetuados). Relação com outras queixas – relacionar o sintoma com o aparecimento de outros sinais e/ou sintomas. Situação do sintoma no momento atual

13 ELEMENTOS DA ANAMNESE Identificação Queixa principal
História da doença atual Interrogatório Sintomatológico Antecedentes pessoais Antecedentes familiares Hábitos de vida e condição sócio econômicas e culturais

14 ELEMENTOS DA ANAMNESE Identificação - Nome - Profissão - Idade
- Local de trabalho - Sexo - Naturalidade - Cor - Endereço - Estado civil

15 ELEMENTOS DA ANAMNESE Queixa principal - Qual o seu problema?
- O que o senhor está sentindo? (Na maioria das vezes deve-se registrar com as palavras faladas pelo paciente, evitando a anotação com termos grosseiros: Ex. dor na boca do estomago)

16 ELEMENTOS DA ANAMNESE História da doença atual
- Deve-se registrar com termos científicos os dados colhidos na entrevista. - A historia deve ter início, meio e fim.

17 ELEMENTOS DA ANAMNESE Antecedentes pessoais
- Antecedentes pessoais fisiológicos - Condições de gestação e nascimento - Desenvolvimento motor normal

18 ELEMENTOS DA ANAMNESE ANTECEDENTES PESSOAIS PATOLÓGICOS
- Doenças sofridas pelo paciente até o momento da avaliação - Alergias, cirurgias, traumatismos.

19 ELEMENTOS DA ANAMNESE Antecedentes familiares
- Mencionar o estado de saúde dos familiares - Esclarecer no caso de doenças, a natureza da enfermidade - Em caso de falecimento, indagar a causa do óbito e a idade em que ocorreu.

20 ELEMENTOS DA ANAMNESE Hábitos de vida e condições sócio econômica
Investigar condições de: - Alimentação - Habitação - Ocupação - Atividade Física - Condições sócio econômica - Vícios - Condições culturais - Vida conjugal e questionamento familiar


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