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A MEMÓRIA COMO PATRIMÔNIO EMPRESARIAL Renato de Oliveira Diniz 21/05/2015.

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Apresentação em tema: "A MEMÓRIA COMO PATRIMÔNIO EMPRESARIAL Renato de Oliveira Diniz 21/05/2015."— Transcrição da apresentação:

1 A MEMÓRIA COMO PATRIMÔNIO EMPRESARIAL Renato de Oliveira Diniz 21/05/2015

2 Programa: -8h30: Abertura -8h40: Conceito e histórico da memória empresarial no Brasil -10h30: Perguntas -10h45: Café -11h00: Memória empresarial: de afirmação de identidade a componente de negócio -12h30: Perguntas -12h45: Encerramento

3 “...eu considero a memória fundamental. Importantíssima. Com o registro histórico no dia a dia e o resgate da memória guardada, é possível desencavarmos oportunidades que não afloram, experiências bem sucedidas, aprendizados de fracassos ou erros e, também, o retrato e o contexto de uma época, um período. Muitos poetas louvam a relevância da memória, mas a memória não está só nos rompantes geniais da magia da palavra, também está (ou deveria estar) nas empresas que buscam aperfeiçoar-se a cada dia.” Carlos Parente. Comunicação além do Briefing. São Paulo: Lazuli, 2011, pág. 38/39.

4 I - Conceito e histórico da memória empresarial no Brasil

5 O historiador que se vendeu, ou como transformar história em profissão -motivação -sacerdócio -geração hidrelétrica -Historiador acadêmico X profissão: historiador

6 Apresentação de cinco casos de profissionais presentes e dos projetos em que estão envolvidos: nome e empresa; seu trabalho com memória empresarial; memória como patrimônio.

7 Memória empresarial é uma coleção de elogios ao empreendedor e que manda a fidedignidade às favas? memória, memória empresarial/institucional; elogio e complacência; usos da memória empresarial (identidade, clima interno, vínculos emocionais, gestão de conhecimento, marketing e marca, comunicação, planejamento, gestão de negócio; fidedignidade; definição provisória.

8 Krupp (1905) e Siemens (1907) as primeiras tentativas de montar arquivos históricos na Alemanha

9 Saint Gobain (1991)

10 Museus empresariais hoje no mundo

11 No Brasil: o trabalho acadêmico de José de Souza Martins: Conde Matarazzo – o empresário e a empresa

12 Anos 1980: as agências especializadas, as primeiras institucionalizações, o setor elétrico

13 Memória empresarial no Brasil hoje Estudo núcleo de memória empresarial da Agência Art Press

14 Memória empresarial no Brasil hoje Levantamento do IBGE

15 II - Memória empresarial: de afirmação de identidade a componente de negócio

16 As visões de cultura e de mercado: -Cultura como a forma com a qual o homem produz, reproduz e dá significado às coisas -Mercado: lugar de troca das coisas

17 O empreendedorismo, a produção e a essencialidade das organizações empresariais: -Motivação do empreendedor -Produtos e serviços como manifestações culturais -A empresa na essência de uma cultura

18 Memória como ferramenta de comunicação ”Cultivar e mostrar seu passado para o público é uma das melhores maneiras de a empresa dar visibilidade a seu compromisso com a sociedade, com a história e a cultura de um país” Juliana Santana, gerente de projetos da Fundação Bunge

19 O mundo que valoriza os valores, a missão, a visão, a identidade, a experiência....“Quando uma organização trabalha a sua memória, a memória de seus funcionários, a memória que a comunidade tem em relação à empresa, a memória dos consumidores, enfim a memória dos diferentes públicos estratégicos, ela provavelmente vai fortalecer o sentimento de pertencimento da sociedade e todos esses públicos em relação à sua história... Paulo Nassar. Diálogos Aberje Universidade – Importância da Memória Empresarial. https://www.youtube.com/watch?v=a9PLsEFhbDM

20 A responsabilidade dos profissionais de memória – A Rede de Centros de Memória Empresarial “... Os representantes desses centros de memória empresarial promovem encontros para o desenvolvimento de estratégias e atividades com o objetivo de buscar maior reconhecimento e sensibilização das corporações para a importância do assunto. Essa rede, por assim dizer, a vanguarda do segmento da memória empresarial no Brasil.” Alberto Mawakdiye. História para contar. http://www.sescsp.org.br/online/artigo/6107_HISTORIA+PRA+CONTAR#/tagcloud=lista

21 A tal da sustentabilidade e a responsabilidade histórica das corporações -O quadripé da sustentabilidade. -A responsabilidade histórica. -Memória = Capital O conceito de responsabilidade histórica quando relaciona a atuação das empresas nas comunidades onde atuam com sua participação na construção da cultura e da história dessas comunidades, nos fornece um elemento chave para entendermos memória como patrimônio empresarial. Ao reconhecer essa relação e preservar e divulgar os registros das suas memórias, as empresas exercem sua responsabilidade histórica, pois direta e indiretamente estão preservando parte da história e da memória das comunidades onde vendem seus produtos e serviços e, mais do que isso, transformando seus registros históricos em um componente do capital que integra seus negócios.

22 Retorno aos cinco casos iniciais

23 OBRIGADO!!! Penso que cumprir a vida Seja simplesmente ir cumprindo a marcha Ir tocando em frente. Como um velho boiadeiro levando a boiada Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou Estrada eu sou... Tocando em Frente, Almir Sater / Renato Teixeira


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