A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss Segundo Oliveira (1999): “O adulto, no âmbito da educação de jovens e adultos, (...) é geralmente o migrante que chega às grandes metrópoles, proveniente de áreas rurais empobrecidas, filho de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível de instrução escolar (muito freqüentemente analfabetos), ele próprio com uma passagem curta e não sistemática pela escola e trabalhando em ocupações urbanas não qualificadas, após experiência no trabalho rural na infância e na adolescência, que busca a escola tardiamente para alfabetizar- se ou cursar algumas séries do ensino supletivo. E o jovem, incorporado ao território da antiga educação de adultos relativamente há pouco tempo, não é aquele com uma história de escolaridade regular, o vestibulando ou o aluno de cursos extracurriculares em busca de enriquecimento pessoal. Não é também o adolescente no sentido naturalizado de pertinência a uma etapa bio-psico- lógica da vida. Como o adulto anteriormente descrito, ele é também um excluído da escola, porém geralmente incorporado aos cursos supletivos em fases mais adiantadas da escolaridade, com maiores chances, portanto, de concluir o ensino fundamental ou mesmo o ensino médio. É bem mais ligado ao mundo urbano, envolvido em atividades de trabalho e lazer mais relacionadas com a sociedade letrada, escolarizada e urbana.” Nossa pesquisa teve enfoque nas características dos alunos jovens e adultos conforme as concepções de seus educadores. Foram entrevistados cinco professores que trabalham com turmas de EJA buscando informações sobre características relacionadas a identidade, linguagem e pensamento dos alunos jovens e adultos. Com base em nossa pesquisa apresentamos os seguintes gráficos: Referente a alunos Jovens Referente a alunos adultos Embora não existam grandes estudos sobre a psicologia adulta, sabe-se que o adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente; tem uma história de vida mais longa e com mais experiências, conhecimentos e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. Toda esta bagagem, Com relação à inserção em situações de aprendizagem, essas peculiaridades faz com que possua diferentes habilidades e dificuldades (em comparação com a criança) e, provavelmente, maior capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre seus próprios processos de aprendizagem. A nosso ver, ter ciência destas diferenças na educação de jovens e adultos, é fundamental, na medida em que o profissional primeiramente verá seu aluno como alguém que tem muito a dizer, valorizando seus conhecimentos, sua cultura, sua lógica de pensamento. Segundo, porque ao perceber seu aluno como um adulto que está ingressando no universo escolar, o professor sabe que embora possua grande capacidade de enriquecer o processo, existe um déficit de conhecimento da estrutura, da organização e da linguagem específica do ambiente escolar, o qual o aluno deve ser inserido com total respeito a sua condição de alguém que está ali para aprender. Da mesma forma que os jovens desta modalidade de ensino precisam receber a atenção de um educador que perceba a interferência além das de exclusão escolar, dos conflitos próprios a idade e cobranças sociais( tais como responsabilidades com trabalho, família, etc), os conflitos de gerações que poderão se formar neste espaço educacional integrado. Referências: OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Out./Nove./Dez. 1999, n. 12, p. 59-73. COMERLATO, Denise Maria. Escrita, representações e cognição. Educação e realidade, 29 (2), 1143-161, jul./dez. 2004. HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google