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PSP - Aula 02 Vanilson Burégio.

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Apresentação em tema: "PSP - Aula 02 Vanilson Burégio."— Transcrição da apresentação:

1 PSP - Aula 02 Vanilson Burégio

2 Roteiro Processo de desenvolvimento a ser adotado na disciplina
Estabelecimento das metas semanais

3 Processo de desenvolvimento
Processo de desenvolvimento ágil Foco em resultados produzidos semanalmente O processo adotado será baseado no SCRUM Invented by Jeff Sutherland, Ken Schwaber and Mike Beedle Term “scrum” originally derived from strategy in game of rugby; “getting an out-of-play ball back into the game” with teamwork (Schwaber and Beedle 2002)

4 SCRUM - Visão Geral Ênfase em: Desenvolvimento Iterativo e Incremental
Comunicação Trabalho em equipe Flexibilidade Fornecer software funcionando incrementalmente

5 SCRUM - Principais conceitos
Backlog Equipes Sprints Encontros Scrum Revisões Scrum/Demos

6 SCRUM - Principais conceitos
Backlog Lista das demandas a serem implementadas É gerada incrementalmente Começa pelo básico, o extra aparece com o tempo Pode conter Tarefas diretas, casos de uso e histórias (a la XP) A lista é priorizada pelo dono do projeto Cliente, depto de marketing, ...

7 SCRUM - Principais conceitos
Backlog Inicial Deve conter características que agreguem algum valor de negócio ao produto Novos requisitos aparecem quando o cliente vê o produto A arquitetura do sistema surge enquanto o projeto surge e é refatorado

8 SCRUM - Principais conceitos
Equipe Sem nível hierárquico nem papéis Mas com várias especialidades Estão todos no mesmo barco Geralmente equipes pequenas Comunicação é essencial Encontro Scrum diário

9 SCRUM - Principais conceitos
Sprint Unidades básicas de tempo (até 30 dias) Começa com um encontro Sprint Tarefas do Backlog são priorizadas A equipe seleciona tarefas que podem ser completadas durante o próximo Sprint As mesmas podem ser quebradas para o Backlog do Sprint Cada tarefa recebe um responsável na equipe Não há mudança nas tarefas durante o Sprint

10 SCRUM - Principais conceitos
Encontro SCRUM Pequenos encontros diários da equipe Questões que aparecem devem ser resolvidas durante o dia e não na reunião Os encontros iniciais são geralmente mais longos

11 SCRUM - Principais conceitos
Encontro SCRUM Questões que devem ser respondidas por cada pessoa: 1) O quê você fez desde o último encontro? 2) O quê você vai fazer hoje? 3) Quais os problemas encontrados? Ajuda a manter as promessas Evita: Como um projeto atrasa um ano? Um dia por vez ... Qualquer deslize pode ser corrigido de imediato

12 SCRUM - Principais conceitos
Revisão do Sprint No final de cada Sprint (semana) é feita uma reunião com todos os interessados Geralmente Na forma de demonstração Informal (preparação rápida, sem projetor,..) Deve ser o resultado natural de um Sprint O projeto é comparado com os objetivos iniciais do Sprint

13 SCRUM - Principais conceitos
SCRUM Master Faz com que a equipe viva os valores e práticas de Scrum Protege a equipe de: Riscos e interferências externos Excesso de otimismo Resolve os problemas que aparecerem logísticos de conhecimento/habilidade

14 SCRUM - Principais conceitos
SCRUM Master Mantém o Backlog do Sprint Tarefas completadas Identifica eventuais problemas Mantém um gráfico de “quanto falta”

15 SCRUM - Visão Geral do processo
Encontro scrum diário 24 horas 1) O quê você fez desde o último encontro? 2) O quê você vai fazer hoje? 3) Quais os problemas encontrados? Tarefas do Backlog distribuídas pela equipe 30 dias Estabelecimento do Sprint Demonstração do que está pronto Backlog do Produto Priorizado pelo “Dono do produto”

16 Instanciando o SCRUM para
a nossa realidade...

17 PSP-SCRUM - Conceitos Backlog Equipes
Demanda do projeto a ser desenvolvido Novos requisitos surgirão quando o cliente (professor) vê o produto Backlog inicial: sorteio de problema a ser tratado Equipes no máximo 3 pessoas por equipe!

18 PSP-SCRUM - Conceitos Sprints Encontros Scrum Revisões Scrum/Demos
Duração de 1 semana Algumas metas terão mais ou menos de 1 semana para serem atingidas Metas semanais estabelecidas na 1ª aula da semana Cada equipe deve informar no final da aula 1ª aula da semana os responsáveis por cada atividade, isso deve ficar registrado na página do projeto Encontros Scrum Cada aula corresponderá a um encontro scrum 1) O quê você fez desde o último encontro? 2) O quê você vai fazer hoje? 3) Quais os problemas encontrados? Revisões Scrum/Demos Realizads nas datas de acordo com o cronograma

19 PSP-SCRUM - Processo (exemplo)
Encontro scrum (sexta-feira) Aula 1) O quê você fez desde o último encontro? 2) O quê você vai fazer hoje? 3) Quais os problemas encontrados? Tarefas distribuídas pela equipe na aula Terça-feira:Estabelecimento das metas da semana (Sprint) 1 semana Terça-feira: Demonstração do que está pronto Backlog do Produto Definido previamente pelo Professor

20 Vamos começar?

21 Encontro SCRUM 01 Backlog Inicial Formação das equipes
Sorteio do problema a ser tratado por cada equipe Disponibilizar documento da equipe Especificar proposta inicial do projeto Data da verificação: 12/08/2008 Os modelos serão fornecidos pelo professor


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