A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos."— Transcrição da apresentação:

1 Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos de investimentos que são uma maneira simples de acessar os mercados. O que um Fundo de Investimento?

2 Fundo de Investimento É uma comunhão de recursos financeiros, constituída sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em títulos e valores imobiliários, bem como em quaisquer outros ativos financeiros disponíveis no mercado financeiro de capitais.

3 Fundo de Investimento  Caracteriza-se por ser uma prestação de serviço em regime de melhores esforços.  O investimento não é garantido pelo administrador, gestor, FGC ou qualquer outro mecanismo de proteção.

4 Tipos de Fundos  Fundo Aberto  Não tem vencimento.  Admite aquisição e resgate de cotas a qualquer momento.  Adequado para que tipo de investidores?

5 Fundos de Investimentos  Fundo aberto é adequado para investidores que necessitam de liquidez.

6 Tipos de Fundos  Fundo Fechado  Pode ter vencimento ou não.  Aquisição de cotas deve ser feito somente durante o prazo de aquisição de cotas.  Resgate apenas no vencimento.  Se quiser resgatar antes do vencimento o investidor deverá vender suas cotas no mercado secundário.  Não é recomendado para investidores com necessidade de liquidez.

7 Tipos de Fundos  Fundo com Carência  Prazo mínimo de permanência para que o cotista tenha direito a receber os rendimentos proporcionados pelo fundo.  Admite que o resgate seja feito antes, nesse caso, o cotista não terá direito a receber os rendimentos.

8 Tipos de Fundos  Fundo Exclusivo  Pertence a um único cotista que será, necessariamente, investidor qualificado. Nesse caso, as regras de aplicação e resgates assim como os aspectos de carência serão definidos entre o administrador e o cotista.  O que é o investidor qualificado?

9 Definições Legais  Condomínio Todos os participantes – denominados cotistas – têm direitos e obrigações iguais. Aplica-se o conceito de equidade. Cota Corresponde a fração ideal do patrimônio líquido do fundo, devendo ser nominativa e escriturada em nome de seu titular. É o valor monetário, portanto, são fiscalizados pela CVM. O valor da cota é apurado através da divisão do PL pela quantidade de cotas do fundo.

10 $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ Quem manda em um fundo de investimento? Porque?

11 Os cotistas é que mandam no fundo!!!  A assembléia geral de cotistas é a instância máxima do fundo (é um condomínio lembra?) e somente ela tem poderes para aprovar certos assuntos.  Demonstrações contábeis.  Substituição do administrador.  Fusão, incorporação, cisão ou liquidação.  Aumento da taxa de administração.  Alteração de política de investimentos.  Alteração de regulamento.

12 Funções e Responsabilidades  Administrador  Compreende o conjunto de serviços relacionados direta ou indiretamente ao funcionamento e manutenção do fundo, que podem ser prestados pelo próprio administrador ou por terceiros por ele contratados.  Contratação de auditoria independente.  Consultoria de investimentos.  Atividades de tesouraria.  Classificação de risco por agência especializada.

13 Funções e Responsabilidades  Gestor  Sua principal atribuição é escolher os ativos que irão compor a carteira do fundo. O Gestor pode ser a mesma instituição responsável pela administração ou uma empresa especializada.

14 Funções e Responsabilidades  Distribuidor  É o responsável por colocar ou vender as cotas do Fundo de Investimento aos investidores. O administrador pode ser o próprio distribuidor ou contratar uma empresa especializada.

15 Funções e Responsabilidades  Custodiante  Compreende a liquidação física e financeira dos ativos, sua guarda, bem como a administração e informação de proventos associados a estes ativos.  A custódia permite a segregação de funções (decisão de investimento, liquidação e guarda).

16 Funções e Responsabilidades  Auditor Independente  As demonstrações contábeis dos fundos devem ser auditadas anualmente por auditor independente registrado na CVM.

17 Gestão!!!!!  Fundo com Gestão Ativa???  Fundo com Gestão Passiva???  Superar ou Acompanhar????

18 Fundo de Gestão Passiva  Tem como objetivo acompanhar um benchmark. O exemplo mais comum de um fundo indexado ou passivo é o Fundo Referenciado DI que procura acompanhar a variação da taxa de juros de curto prazo do mercado (CDI/CELIC).

19 Fundo de Gestão Ativa  Estratégia que precisa superar um benchmark. Para atingir os objetivos do fundo ele precisa assumir mais risco em busca de maior retorno.

20 Carteiras de Curto Prazo e Longo Prazo Fundo de Curto Prazo Prazo médio da carteira inferior a 365 dias Fundo de Longo Prazo Prazo médio da carteira superior a 365 dias

21 Imposto de Renda PrazoCurto PrazoLongo Prazo Até 6 meses22,5% 6 meses - 1 ano 20% 1 ano – 2 anos20%17,5% Acima de 2 anos 20%15% Maio e Novembro 15% IndependenteFundo de ações 15%


Carregar ppt "Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google