A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Tucuruí – 2015

2

3 A REGIÃO Nº de municípios: 07 População: habitantes. Área territorial: km². Destaca-se pela importância energética, através da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Potencial produtora de gado do rebanho bovino do estado. 4ª maior taxa de analfabetismo de 15 anos ou mais do Pará. 4ª menor taxa de pobreza do Pará. Possui a menor taxa de mortalidade infantil ente as RI do Estado.

4 POPULAÇÃO A população residente na Região de Integração Lago de Tucuruí, em 2010, correspondia a Aproximadamente um terço desta população encontra-se em área rural, a grande maioria, 68,09%, localizada em áreas urbanas. Em relação a população total residente na Região, os municípios mais populosos são Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Jacundá e Itupiranga.

5 ECONOMIA Com base na estrutura e operacionalização dos órgãos ambientais presentes na região com a finalidade de implementar ações que visem reduzir os impactos ambientais, 28% dos municípios dessa RI possuem alta capacidade de gestão, principalmente, Itupiranga e Tucuruí. Goianésia do Pará e Jacundá possuem média capacidade. Breu Branco e Nova Ipixuna baixa capacidade. O município de Novo Repartimento não possui nenhuma estrutura de gestão ambiental (Perfil da Gestão Ambiental- IDESP/2010). A predominância da estrutura econômica da região é industrial, porém, concentrada no município de Tucuruí, responsável por 70% do PIB. Os municípios de Breu Branco, Novo Repartimento, Jacundá, Itupiranga, Goianésia do Pará e Nova Ipixuna apresentaram contribuição inferior a 10%. A caracterização econômica, mensurada pelo PIB, como industrial, determinada, pela localização na Região da Hidroelétrica de Tucuruí.

6 EDUCAÇÃO Nº de estabelecimentos- Fundamental - 515 Nº de estabelecimentos- Médio - 22 Nº de estabelecimentos – Superior - 1 Nº de matriculas Fundamental (2010) Nº matrículas Médio (2010) Nº de matrículas Superior (2009) Nº docentes com formação – ensino fundamental completo (2006) - 72 Nº docentes com formação – ensino médio completo (2006) Nº docentes com formação – superior (2006) Nota IDEB ,17 Gasto em educação/hab (R$) ,64 Taxa de analfabetismo: 4ª maior taxa do Pará Nº de municípios com o Ensino Fundamental municipalizado: 06

7 Do total de alunos do Estado matriculados no ensino fundamental, 5,2% estudam nos 515 estabelecimentos do ensino fundamental existentes nos municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí. As matrículas efetivadas no ensino médio para Região representam 3,6% do total contabilizado para o Estado. Para atender a demanda por vagas no ensino médio a Região conta com 22 estabelecimentos de ensino, em sua maioria da rede pública estadual de ensino. Os municípios de Tucuruí e Novo Repartimento registraram os maiores contingentes de alunos matriculados no ensino básico: no ensino fundamental (60,2%) e no médio (46,2%).

8 Referência Consultada Secretaria de Integração do Estado do Pará.
Secretaria de Estado de Planejamento/Plano Plurianual 2016 – 2019/Documento de Referência para a Elaboração do PPA 2016 – 2019. Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Lago de Tucuruí. FAPESPA – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará. Acesso em 18/04/2015 Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental/ SEDUC. Contato: (91)


Carregar ppt "O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google