A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS 04.08.2015

2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
1. Para percorrer 352 quilômetros, um carro consumiu 32 litros de gasolina. Viajando nas mesmas condições, quantos litros esse carro vai gastar para percorrer 451 quilômetros? 352∶32=11 451∶11=41 Letra D

3 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
2. Observe o relógio: Quantos graus têm o maior ângulo formados pelos ponteiros dos relógio? Como uma volta completa é igual a 360°, logo para o ponteiro dar uma volta completa ele leva 12 hs.   360°∶12=30° 7× 30°= 210° Letra C

4 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
7 . Jose quer revestir o piso da cozinha de sua casa. A forma desse cômodo é bastante irregular: veja, abaixo, a planta da cozinha. Ele precisa saber quanto mede a área total da cozinha para comprar o piso. Essa área é igual a: Área =b x h Área = l x l Área= 𝑏×ℎ 2 𝐴 𝑅 =2×3=6 𝑚 2 𝐴 𝑄 =2×2=4 𝑚 2 𝐴 𝑇 = 1×2 2 =1 𝑚 2 Somando os resultados das áreas: 6m2 + 4m2 +1m2 =11m2 Letra D

5 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
3. Observe o gráfico a seguir e responda: (A) Sexta feira (B) Segunda feira (C) (D) 25% Quant % 𝑥  Simplificamos por 782. 3128 : :782 = 4 1 4 1 = 100 𝑥 4𝑥=100 𝑥= =25%

6 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
4. Para construir uma caixa em forma de paralelepípedo, parecida com uma embalagem de pasta dental, o molde a ser utilizado deve ser:

7 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
5º O técnico de um time de futebol apresentou aos jogadores o quadro a seguir, que indica os resultados do time após seis partidas. Sabendo que o técnico tem por hábito usar o sinal de + para gols feitos e o sinal de – para gols sofridos, então o saldo de gols da equipe após as seis partidas é: Somamos os números positivos: =+11 Somamos os números negativos: −4 + −2 + −3 + − −2 =−12 Sinais diferentes, subtrai os valores e repete o sinal do maior módulo: = -1 Letra C

8 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
6 Quanto vale a soma das medidas dos ângulos internos do polígono ao lado? Traçamos diagonais de um dos vértices para outros vértices não consecutivos, formando quatro triângulos. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°. Temos: ×180° =720° Assim a soma dos ângulos internos do hexágono é igual a 720°.

9 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
8. Numa classe há 33 alunos e a diferença entre o dobro do número de meninas e o número de meninos é 12. Quantas são as meninas? Fazendo meninos (y) e meninas (x), montamos o sistema: 𝑥+𝑦=33 2𝑥−𝑦=12 3𝑥=45 x= 45 3 =15 Letra C

10 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
9. Certa loja realizou uma promoção na qual os clientes ganhariam descontos caso comprassem kits com uma camiseta, uma bermuda e um boné a serem escolhidos entre os quais 4 modelos de camiseta, 4 modelos de bermudas e 5 modelos de boné. Quantas possibilidades de kits podem ser formadas? Usando o princípio multiplicativo, temos: Camisetas X Bermudas X Bonés 4 x 4 x 5 = 80 possibilidades. Letra B

11 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
10. Determine o valor da expressão: − − − 1 6 : + 2 3 Obedecendo a ordem de resolução das expressões, neste caso, multiplicações ou divisão e em seguida adição ou subtração. − 𝟒𝟎 𝟒 − − 𝟑 𝟏𝟐 = −𝟏𝟎+ 𝟏 𝟒 = −𝟒𝟎+𝟏 𝟒 = −𝟑𝟗 𝟒

12 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
11. O valor numérico de 42 – [(3 x 2 – 20) : ( °) + 4 ] é: Obedecendo a ordem das operações: 1º potência ou raiz; 2º multiplicação ou divisão e por fim 3º adição ou subtração. 1º ( ) 2º [ ] 3º { } 4 2 − 3×2− 2 0 : = 16 − 3×2−1 : = 16− 6−1 : 5 +4 = 16− 5 :5+4 = 16− 1+4 = 16−5=11 Letra C

13 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
12. Se você pudesse enfileirar átomos de hidrogênio, seriam necessários cerca de 20 bilhões de átomos para formar uma fila de 2 metros. O número 20 bilhões expresso em notação científica é igual a: =2× letra C

14 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
 13. (UFJF-MG) Um topógrafo foi chamado para obter a altura de um edifício. Para fazer isto, ele colocou um teodolito (instrumento ótico para medir ângulos) a 200 metros do edifício e mediu um ângulo de 30º, como indicado na figura abaixo. Sabendo que a luneta do teodolito está a 1,5 metros do solo, determine a altura do edifício, em metros. tg 30°= 𝑥 200 = 0,577= 𝑥 𝑥=200 ×0,577=115,4 115,4 + 1,5=116,9

15 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
 14. Uma galeria vai organizar um concurso de pintura e faz as seguintes exigências: 1°) A área de cada quadro deve ser 600cm² 2°) Os quadros precisam ser retangulares e a largura de cada um deve ter 10 cm a mais que a altura. Qual deve ser a altura dos quadros? x   x+10 Usando a fatoração e completando os quadrados para resolver o problema. &𝑥 . 𝑥+10 =600 & 𝑥 2 +10𝑥=600 & 𝑥 2 +10𝑥+25= & 𝑥+5 2 =625 &𝑥+5= &𝑥+5= − &𝑥= +25−5→𝑥= +20 &𝑥=−25−5 →𝑥= −30 Letra C

16 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
15. (UEPG-PR) Os dois maiores lados de um triângulo retângulo medem 12 dm e 13 dm. O perímetro desse triângulo é: x Usando o teorema de Pitágoras. 𝑥 = 13 2 𝑥 =169 𝑥 2 =169−144 𝑥 2 =25 x= →𝑥= − + 5 Logo o perímetro: = 30 dm Letra D

17 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
16. O piso de entrada de um prédio está sendo reformado. Serão feitas duas jardineiras nas laterais, conforme indicado na figura, e o piso restante será revestido em cerâmica. Calculando a área do trapézio encontramos o resultado: 𝐴 𝑡 = 𝐵+𝑏 .ℎ 2 𝐴 𝑡 = 𝐴 𝑡 = 𝐴 𝑡 = 18 2 =9 𝑚 Letra C

18 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
17. Dona Luzia vai cercar um pedaço retangular do seu quintal para lá plantar salsinha e outros temperos. Calculando a área do retângulo 𝐴 𝑅 =𝑏 ×ℎ 𝐴 𝑅 =23 ×17=391 𝑚 2 Letra A

19 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
18. Rafael pediu à sua mãe que fizesse um bolo para comemorar seu aniversário com seus amigos. O bolo tinha medidas indicadas na figura: No dia do aniversário, o bolo foi dividido igualmente entre as pessoas presentes na casa de Rafael; os 23 amigos e o aniversariante. Quantos centímetros cúbicos de bolo couberam a cada um? Calculando o volume total do bolo e depois dividimos por 24 (o aniversariante e os convidados. V=C×L×H V= 48𝑐𝑚×30𝑐𝑚×8𝑐𝑚=11520 𝑐𝑚 3 11520∶24=480 𝑐𝑚 3 Letra B

20 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
19. Marcelo brincando com seu jogo de montagem construíram os blocos abaixo. Considerando cada cubo como 1cm³, o volume da figura 1 e 2, respectivamente, é: F1 = 14 e F2 = 15 Letra A

21 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL
20. Carlinhos fez uma figura formada por vários triângulos e coloriram alguns. Em qual das figuras abaixo o número de triângulos coloridos representa do total de triângulos: Simplificando a fração, temos: 3 9 = 1 3 Letra C


Carregar ppt "ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google