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ANÁLISE DE DADOS PASSO A PASSO Elizabeth Teixeira.

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Apresentação em tema: "ANÁLISE DE DADOS PASSO A PASSO Elizabeth Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE DADOS PASSO A PASSO Elizabeth Teixeira

2 RESULTADOS (estilo 3) MÉTODOS QUALITATIVOS:
UM TEXTO ATRAVESSADO PELAS FALAS DOS SUJEITOS.... ORGANIZADO SEGUNDO:categorias...unidades de significado....dimensões...temas... DISCUSSÃO À LUZ DO REFERENCIAL... DISCUSSÃO DO INVESTIGADOR.... SEM ÊNFASE EM TABELAS..GRÁFICOS..QUADROS.. DESCRITIVOS...INTERPRETATIVOS..REFLEXIVOS

3 Não há uma só forma, mas diferentes formas de análise de dados em IQL.
É importante desvelar as propostas de análise de dados para nortear uma escolha. Após a escolha (ainda preliminar), o pesquisador deve aprofundar seu estudo na fonte original. Se a adequação ao objeto de estudo e marco teórico for vislumbrada, caberá ao pesquisador a escolha definitiva. Não há uma só forma, mas diferentes formas de análise de dados em IQL. Nosso objetivo é apenas “desvelar” diferentes propostas de análise.

4 ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC) Análise dos ATOS DA FALA
ANÁLISE HERMENÊUTICA Análise dos Conflitos ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC) Análise dos ATOS DA FALA ANÁLISE DO DISCURSO (AD) Análise do enunciado ANÁLISE DE CONVERSAÇÃO Análise do Processo Interacional ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO (ACD) Análise Crítica do Enunciado

5 ANÁLISE DE CONTEÚDO RECORRÊNCIA E REPETIÇÃO DE PALAVRAS-TEMAS
CONTEXTO DO IMEDIATO DO TEXTO AO CONTEXTO FOCO NAS PALAVRAS E HOMOGENEIDADE COM ÊNFASE NO EXPLÍCITO BASE FENOMENOLÓGICA E PSICODINÂMICA RECORRÊNCIA E REPETIÇÃO DE PALAVRAS-TEMAS CRITÉRIOS OBJETIVOS E DE EXAUSTÃO COM ANÁLISE HORIZONTAL APÓS A COLETA EU ANALISO E EU TRAGO A UR PARA ILUSTRAR...EU ILUSTRO MEU PENSAR O CONTEÚDO E O SIGNIFICADO DO TODO AS PARTES

6 Análise Categorial-Temática e outras modalidades
AC Análise de Conteúdo conectada ao micro-contexto Turato Análise Categorial-Temática e outras modalidades Bardin Análise Etnográfica Spradley Análise de Conteúdo conectada ao macro-contexto e análise hermenêutica Minayo Análise Ídeo-Central Teixeira Discurso do Sujeito Coletivo Lefevre&Lefevre

7 Ponto de Partida para Análise Categorial-Temática
ROTEIRO DE ENTREVISTA PARTE 1 – PERFIL DOS SUJEITOS Idade Gênero Escolaridade Etc. PARTE 2 – QUESTÕES ESPECÍFICAS O que é saúde para o Sr./Sra.? O que o Sr./Sr.ª faz para ter saúde? O que o Sr./Sra. faz quando tem algum problema de saúde? E quando alguém da sua família adoece, o que o Sr./Sra. faz?

8 EIXO 1 - O que é saúde Tema 1 – xxxxxxx Tema 2 - xxxxxxxx EIXO 2 - O que faz para ter saúde Tema 1 – Cuidado de Si Tema 2 – Cuidado da Casa EIXO 3 - O que faz quando tem algum problema de saúde EIXO 4 – O que faz quando alguém da família adoece

9 EIXO 2: O QUE FAZ PARA TER SAÚDE
TEMA 1 - Limpeza pessoal, alimentação e água: Cuidado de si Tomo banho a tarde ou de noite, porque de manhã não dá tempo. Cuido da minha alimentação, da água que eu bebo, eu aparo da chuva, porque a água que vem de Belém me dá uma dor no estômago. (M3 e M12) TEMA 2 - Limpeza dos alimentos e da casa de um modo geral: Cuidado da casa Me alimento bem, na hora certa, tenho cuidado com os alimentos lavando bem, limpo bem a casa e as coisas muito bem lavadas, cuido da água que é bem conservada, lavo bem as frutas, faço as crianças lavaram as mãos, lavo bem as verduras. (M4 ) Na acepção de Leloup (1997), cuidar do ser é cuidar do corpo, das imagens que habitam em sua alma, dos deuses e dos logoi (palavras) que os deuses dizem a sua alma.

10 CAPÍTULO 4- AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ACS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EIXO 1- COMO SABEM TEMA 1 – A DESCOBERTA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: emerge um (novo) conceito TEMA 2 – A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EIXO 2 - O QUE SABEM TEMA 3 – EDUCAÇÃO EM SAÚDE É ATO E TEM LUGAR TEMA 4 – EDUCAÇÃO EM SAÚDE É ATO DE CUIDAR PARA O CUIDAR DE SI TEMA 5 – EDUCAÇÃO EM SAÚDE É ATO ENTRE PESSOAS EIXO 3 - O QUE FAZEM E COMO FAZEM TEMA 6 – EDUCAÇÃO EM SAÚDE É ATO DE QUEM SABE E “RITUAL” DE PASSAGEM SUBTEMA 1 –É ATO AO ORIENTAR PARA A PREVENÇÃO E O CUIDADO DE SI SUBTEMA 2 – É ATO ÉTICO E RESPONSÁVEL SUBTEMA 3 – É ATO INACABADO QUE SE RENOVA A CADA DIA SUBTEMA 4 – É ATO INTERESSADO E POLÍTICO TEMA 7 – EDUCAÇÃO EM SAÚDE É ATO QUE TEM CONTEÚDO EIXO 4 – O QUE PENSAM SOBRE O QUE FAZEM TEMA 8 – EU-EDUCADOR SUBTEMA 1- O AMOR CURA E ENSINA A CUIDAR SUBTEMA 2 - TRABALHAR E EDUCAR COM AMOR É ESCUTAR SUBTEMA 3 – SER ACS É AJUDAR E SE REALIZAR TEMA 9 – EU ENTRE OS OUTROS TEMA 10 – EU NA COMUNIDADE SUBTEMA 1 – A SAÚDE NA / DA COMUNIDADE SUBTEMA 2 – AS RESPOSTAS E SENTIMENTOS DA / NA COMUNIDADE

11 ANÁLISE ÍDEO-CENTRAL Temos orientado estudantes desde o planejamento até a produção e defesa de trabalhos de conclusão, com mais ênfase nos cursos de enfermagem e pedagogia da UEPA e outros de especialização lato sensu. Ao longo desse período, vimos conduzindo os pesquisadores-juniores, em estudos com abordagens qualitativas. Já há algum tempo, quando orientamos a análise dos dados produzidos, na maioria das vezes obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, temos solicitado que organizem tal análise questão-por-questão, e do conjunto de respostas à referida questão, identifiquem as idéias-chave representativas que signifiquem alguma coisa para o objetivo analítico pretendido. A partir dessas idéias-chave fazem as inferências e discussão convergente com os referenciais balisadores do estudo.

12 A compreensão de idéia é num sentido mais lato e menos filosófico, qual seja, idéia enquanto concepção primeira de uma coisa, de um desígnio, de um pensamento original, como o modo próprio de um sujeito ver as coisas (THINES; LEMPEREUR, 1984). A “análise ídeo-central” é uma modalidade de análise temática que visa evidenciar idéias centrais ou idéias-chave nucleares dos discursos; idéias que emergem das respostas obtidas questão-por-questão. Ao final da análise, poder-se-á reunir as idéias-chave, resignificando-as, reagrupando-as e/ou reorganizando-as em outros núcleos de sentido.

13 4 ANÁLISE DOS DADOS 4.1 - o que sabem sobre o exame o preventivo, para que se faz esse exame e quando se deve fazer. Rosa Menina [...] é pra saber se tem alguma inflamação [...] Gardênia [...] é um exame que se tem que fazer pra ver se tem algum câncer, se está tudo bem, né! [...]. Rosa Vermelha [...] é só pra colher aquela coisa pra saber se tá doente, se tá mal, se tá inflamada Orquídea [...] é pra prevenir do câncer de útero e inflamação [...]. IDÉIA – CHAVE Muitas mulheres sabem da finalidade do exame, mas outras o entendem como um procedimento que vai prevenir e não como estratégia para diagnostico de uma neoplasia em fase inicial.

14 4.5 - Respostas sobre o que deveria motivar as mulheres a realizar o exame
Margarida “[...] através de campanhas, ir nas casas, conversar com elas e incentivar [...]” Hortência “dizer pra elas que o preventivo é muito bom, que leva mais a gente pra uma vida pra frente [...]” Girassol [...] eles devem exigir mais um pouco, porque eles vêm à primeira vez, fala e a pessoa não vai lá, e pronto eles também esquecem de passar de novo [...] IDÉIA – CHAVE Ações educativas

15 MÉTODOS QUANTITATIVOS:
UM TEXTO QUE APRESENTA OS DADOS COLETADOS SEGUNDO NÚMERO E FREQUÊNCIA ORGANIZADO SEGUNDO A SEQÜÊNCIA DAS QUESTÕES FORMULADAS DISCUSSÃO À LUZ DO REFERENCIAL... COM ÊNFASE EM TABELAS..GRÁFICOS..QUADROS.. EXPLICATIVOS...OBJETIVOS...PREDITIVOS

16 Tema 1: Cuidados para ter Saúde
GRÁFICO 1 Na acepção de Leloup (1997), cuidar do ser é cuidar do corpo, das imagens que habitam em sua alma, dos deuses e dos logoi (palavras) que os deuses dizem a sua alma.


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