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“O trabalho é a mágica que faz os homens se transformarem em seres inteligentes, capazes de criar de um ovo, uma omelete, de um tecido, uma fantasia, de.

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2 “O trabalho é a mágica que faz os homens se transformarem em seres inteligentes, capazes de criar de um ovo, uma omelete, de um tecido, uma fantasia, de um barulho, uma música”. (Henfil, 1986)

3 Higiene, Medicina, Segurança e Engenharia do Trabalho.

4 Conceitos: Assim é que eu estou !! Saúde: “Completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. ”Organização Mundial de Saúde”

5 Doença é um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo que está associado a sintomas específicos. Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por disfunções ou mal funções internas. Doença profissional é aquela que resulta diretamente das condições de trabalho e causa incapacidade para o exercício da profissão ou morte. "doença" implica incapacidade

6 Conceitos e Função •Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho
È a área que responde pela segurança industrial, pela higiene e medicina do trabalho relativamente aos empregados da empresa. Sua função é atuar tanto na área de prevenção quanto na de correção, em estudos e ações constantes que envolvam acidentes no trabalho e a saúde do trabalhador. (Marras, cap. 13, pag. 199)

7 Saúde Ocupacional e Doença Ocupacional.
Saúde ocupacional: Estudos sistemáticos em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, visando promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no local de trabalho. Doença Ocupacional: é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.

8 As doenças ocupacionais se dividem em : Doenças profissionais e Doenças do trabalho.
Uma doença profissional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. As principais vias de absorção de agentes nocivos são a pele e os pulmões Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Doença do trabalho: é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

9 O QUE É A SEGURANÇA, HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO?
Higiene no Trabalho Prevenção de riscos associados ao Ambiente de Trabalho. Medicina no trabalho especialidade medica que se ocupa da Preservação da saúde do trabalhador. Segurança do Trabalho Prevenção dos riscos associados aos Acidentes de Trabalho.

10 O que é Higiene do Trabalho?
Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. (Chiavenato, 1999).

11 A higiene do trabalho tem caráter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador. Os principais objetivos são: 1 - Eliminação das causas das doenças profissionais 2 - Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos. 3 - Prevenção de agravamento de doenças e de lesões 4 - Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho

12 O programa de Higiene no trabalho envolve:
1-Ambiente físico de trabalho: Todo o ambiente que circunda as atividades diárias. 2-Ambiente psicológico: os relacionamentos humanos agradáveis, tipos de atividade agradável e motivadora, estilo de gerência democrático e participativo e eliminação de possíveis fontes de estresse 3-Aplicação de princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas, mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas e ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano 4-Saúde ocupacional: ausência de doenças por meio da assistência médica preventiva.

13 É necessário a empresa ter um programa de saúde ocupacional?
A Lei Nº 24/94 instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Através do PCMSO é exigido o exame médico pré admissional e os exames médico periódicos. Estes exames também são exigidos quando houver retorno ao trabalho, no caso de afastamento superior a 30 dias, e quando ocorrer a mudança efetiva de função (deve ser feito antes de ocorrer a transferência). No caso de afastamento definitivo da empresa, deve-se exigir o exame médico demissional, nos 15 dias que antecedem o desligamento do funcionário.

14 Plano de Higiene do trabalho
1- Plano organizado Plantão de médicos, enfermeiros e auxiliares. (Para as empresa que se enquadram no padrão obrigatório) 2- Serviços Adequados Exames admissionais; Primeiros socorros; Registros médicos; Controle de áreas insalubres; Exames periódicos; Atenção às doenças ocupacionais.

15 3-Prevenção de riscos à saúde
Químicos (intoxicações, dermatoses, alergias,etc.); Físicos (ruídos, temperaturas extremas, esforços excessivos; Biológicos (microorganismos, contaminações, contágios,etc.) 4- Serviços adicionais Palestras de higiene e saúde; Convênio com entidades locais; Benefícios médicos para aposentados; Cobertura financeira por doença ou acidente; Comunicações de mudanças de trabalho, de setor ou horário. Condições que influenciam a higiene do trabalho Tempo (Horas extras, tipo de jornada,etc.); Ambiente de trabalho (físico e psicológico); Sociais (status). PCMSO Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional - Lei nº 24/94.

16 Medicina no trabalho, especialidade medica que se ocupa da Preservação da saúde do trabalhador. Estuda as causas das doenças ocupacionais objetivando a prevenção das mesmas.

17 PCMSO Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional - Lei nº 24/94.
1)Ambiente físico de trabalho Iluminação suficiente, constante e uniformemente distribuída Ventilação- circulação de ar, ausência de gases, Temperatura umidade, altas e baixas Ruídos contínuos, intermitentes ou variáveis. Limite 85 decibéis. 2) Ambiente psicológico de trabalho Relacionamentos agradáveis; Atividade laboral motivadora; Gerência participativa e democrática; Eliminação de stress. PCMSO

18 3) Aplicação do princípios de ergonomia.
Máquinas e equipamentos adequados; Mesas e instalações ajustadas; Ferramentas que reduzam o esforço físico. 4) Sua ausência causa: aumento nas indenizações; afastamentos por doenças; aumento dos custos de seguro; elevação do absenteísmo e rotatividade de pessoal; baixa produtividade e qualidade; pressões sindicais.

19 Segurança no Trabalho Prevenção dos riscos associados aos Acidentes de Trabalho.

20 O que é Segurança do trabalho?
Conjunto de normas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas usadas para prevenir acidentes, seja instruindo/convencendo pessoas da implementação de práticas preventivas (Chiavenato,1999). Líder responde pela segurança de sua área. Setor de segurança assessora os líderes e aponta soluções. CIPA Comissão interna de prevenção de acidentes Imposição legal da CLT NR 05; Representantes do empregado e empregador; Aponta condições e atos inseguros;

21 A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança:
Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho,

22 O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por: Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e , Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

23 Já os empregados da empresa constituem a CIPA -
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, o resultado da discussão será encaminhando aos SESMT

24 A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis:
É regida pela própria CLT que no artigo 163 dispõe: “Art. 163, será obrigada a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes -CIPA. E a regulamentação citada no caput do artigo 163 está consubstanciada no conjunto de normas conhecido como Normas Regulamentadoras (NRs). Totalizando 29 normas que representam a legislação complementar que rege todas as ações no campo da higiene e segurança e medicina do trabalho (HSMT)

25  Porque as empresas precisam constituir equipe de Segurança do Trabalho?
Primeiramente é exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

26 O Que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Equiparam-se aos acidentes de trabalho: 1-o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho 2-o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa 3-o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa. 4-doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho). 5-doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).

27 Acidente que se verifica: No local No tempo do trabalho
Acidentes (art.6ºda Lei n.º100/97, 13 de Setembro) Acidente que se verifica: No local No tempo do trabalho Produz direta ou indiretamente: Lesão corporal Perturbação funcional Doença Resulta em: Redução na capacidade de trabalho Redução na capacidade de ganho Morte

28 OS ACIDENTES DE TRABALHO, NÃO ACONTECEM POR ACASO

29 1. Ato inseguro: É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.

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31 2. Condição Insegura é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.

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33 Acidentes de Trabalho: ( Conseqüência para o Pais)
PLANO HUMANO - Baixa do potencial humano PLANO MATERIAL Perda de produção Recuperação do acidentado Reformas antecipadas Despesas de reeducação Diminuição do poder de compra

34 Acidentes de Trabalho: (conseqüências para a empresa)
PLANO HUMANO Desmotivação/receio de colaboradores Má reputação/ publicidade negativa PLANO MATERIAL Estragos/Paragem da máquina ou instalação Atrasos/Perda de produção Perda Qualidade/rendimento Seleção/Formação de substitutos Perdas comerciais Degradação imagem externa Prêmios de seguro maior Indenizações/Gastos assistência médica

35 Noção de Risco Profissional!
É qualquer situação capaz de provocar uma lesão ou um atentado contra a saúde. Noção de Perigo! É a capacidade intrínseca de uma coisa potencialmente causadora de danos (materiais, equipamentos, métodos de trabalho).

36 Acidentes de trabalho (Riscos)
Riscos associados ao Ambiente de Trabalho QUÍMICOS INCÊNDIO ILUMINAÇÃO AMBIENTE TÉRMICO RUÍDO VIBRAÇÕES RADIAÇÕES QUEDAS EM ALTURA / AO MESMO NÍVEL ESCORREGADELAS CORTES / GOLPES / CHOQUES ENTALAMENTOS / AMPUTAÇÕES ELECTRICIDADE INCÊNDIO / EXPLOSÕES POSTURAS E CARGAS INUNDAÇÕES / DERRAMES

37 ENTÃO COMO EVITAR OS ACIDENTES DE TRABALHO ?
PREVENÇÃO “ Ação de evitar ou minimizar os riscos profissionais através da criação de condições de trabalho que permitam o desenvolvimento em segurança das atividades do trabalhador.

38 Acidentes de Trabalhos (Prevenção- Empresa)
Dos riscos presentes nos locais de trabalho Identificação dos perigos Avaliação dos riscos Controlo dos riscos Alteração dos postos de trabalho Adaptação das pessoas aos PT’s Normas Internas / Instruções de trabalho Avaliação da eficácia das medidas Listas de verificação

39 Acidentes de trabalho (Prevenção - Trabalhador)
Cumprir as normas de Higiene e Segurança no seu local de Trabalho. Informar-se sobre os riscos do seu PT. Seguir as indicações da sinalização de segurança. Utilizar os equipamentos de segurança e mantê-los em bom estado.

40 Cuidar da Higiene, limpeza e arrumação do seu local de trabalho
Cuidar da Higiene, limpeza e arrumação do seu local de trabalho. •Informar a chefia de qualquer anomalia verificada

41 OBRIGAÇÕES

42 Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; Instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho e doenças ocupacionais; Adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelos órgãos competentes; Facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

43 Empregados Conforme o Art. 158 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe aos empregados: Observar as normas de segurança e medicina do trabalho, bem como as instruções dadas pelo empregador; Colaborar com a empresa na aplicação das leis sobre segurança e medicina do trabalho; Usar corretamente o EPI quando necessário.

44 Insalubridade: são consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condição ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos (art. 189 da CLT); o exercício do trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador o direito ao adicional de insalubridade, que será de 40, 20 ou 10%, do salário mínimo regional. Periculosidade: são consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos, em condições de risco acentuado (art. 193 da CLT); o trabalho nessas condições dá o empregado o direito ao adicional de periculosidade, cujo valor é de 30% sobre seu salário contratual.

45 Cadastro da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT
A Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97. A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão. Cabe ressaltar a importância da comunicação, principalmente o completo e exato preenchimento do formulário, tendo em vista as informações nele contidas, não apenas do ponto de vista previdenciário, estatístico e epidemiológico, mas também trabalhista e social. Legislação Especifica: PORTARIA Nº 5.051, de 26 de fevereiro de 1.999 Pode se via internet

46 CAT- Comunicação de Acidente de Trabalho
                                        Recomendações gerais Em face dos aspectos legais envolvidos, recomenda-se que sejam tomadas algumas precauções para o preenchimento da CAT, dentre elas: 1.   não assinar a CAT em branco; 2.   ao assinar a CAT, verificar se todos os itens de identificação foram devida e corretamente preenchidos; 3.   o atestado médico da CAT é de competência única e exclusiva do médico; 4.   o preenchimento deverá ser feito a máquina ou em letra de forma, de preferência com caneta esferográfica; 5.    não conter emendas ou rasuras; 6.    evitar deixar campos em branco; 7.   apresentar a CAT, impressa em papel, em duas vias ao INSS, que reterá a primeira via, observada a destinação das demais    vias; 8.   o formulário "Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT" poderá ser substituído por impresso da própria empresa, desde que esta possua sistema de informação de pessoal mediante processamento eletrônico, cabendo observar que o formulário substituído deverá ser emitido por computador e conter todas as informações exigidas pelo INSS

47 Tipos de ocorrência: A) Acidente do trabalho, típico ou de trajeto, ou doença profissional ou do trabalho; CAT inicial; b) Reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença profissional ou do trabalho, já comunicado anteriormente ao INSS; CAT reabertura; c) Falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, ocorrido após a emissão da CAT inicial. CAT comunicação de óbito.

48 Antes de iniciar o trabalho.
A SEGURANÇA , DEVERÁ SER PARTE INTEGRANTE DE TODOS OS TRABALHOS, SENDO DE RESPONSABILIDADES DE TODOS. Use todos os Equipamentos de proteção individual durante toda a jornada de trabalho. Antes de iniciar o trabalho. Verifique as ferramentas,equipamentos e a maquina, comunique qualquer situação anormal que possa causar acidentes .


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