A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional
- Aula 1 - Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.

2 A menina e as maçãs Essa é a mais doce Moral da estória: Pouco importa quem você é, que você tenha experiência, seja competente ou sábio. Retarde o seu julgamento. Dê aos outros o privilégio de poder explicar. Mesmo se a ação parecer errada, o motivo pode ser bom.

3 - orientações iniciais – semestre 2015.2
Bem-vindos! - orientações iniciais – semestre

4 Unidade 0 Apresentação Professora Alunos Disciplina Metodologia de ensino aprendizagem, Critérios de avaliação e do EO (Estudo Orientado) Frequência Visão geral do conteúdo Relações docente e discentes

5 Integração Professora Disciplina Alunos Expectativas

6 expectativas x mundo real - atitude empreendedora: 75 milhões de jovens no mundo (globo News fev2014) - negócios mais promissores: serviços, principalmente alimentos e entretenimento, cuidadores. A tecnologia traz autonomia, flexibilidade e reduz as operações meramente braçais atitude sustentável: a preservação da biodiversidade é uma questão de sobrevivência. Somos todos responsáveis. - valorização da experiência: aumentam as oportunidades para maiores de 65 anos. - aumentam expressivo de mulheres no mercado e em postos de gestão. - geração neném: cerca de 20% de jovens nem trabalham nem estudam. Quanto mais preparo mais possibilidade de sobrevivência em ambientes de incerteza

7 ESGTFG009 - Comportamento Organizacional Código da Turma:
Nome da disciplina: ESGTFG009 - Comportamento Organizacional Código da Turma: READTEC Horário: 3ª feira das 10h30min às 12h10min Nome dos Cursos: Curso de Administração Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Processos (Gestão Empresarial) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso Superior de Tecnologia em Logística Nome do Professor: prof.ª. Vilma Tupinambá, MsC

8 Avaliação do Rendimento Escolar CEPE 31dez2013: - composição
A1- Nota da 1º avaliação A2- Nota da 2º avaliação A1 e A2 = 2 pontos EO + 8 pontos prova A3- nota substituta de uma das avaliações, ou seja, de A1 ou A2 A3 = 10 pontos

9 * O sistema selecionará as duas maiores notas
Avaliação do Rendimento Escolar CEPE 31dez2013: - aprovação/ reprovação Aprovação: (A1 + A2) ou 75% frequência + 12 pontos: (A1 + A3) ou (A2 + A3) ou (A1 + A2 + A3)* desde que A1 + A2 ≥ 8 pontos * O sistema selecionará as duas maiores notas Reprovação: < 75% frequência, independentemente da nota < 8,0 (oito) pontos (A1 + A2) <12 (doze) pontos: (A1+A3) ou (A2+A3) ou (A1 + A2 + A3) Obs.: ausências por motivo de doença e acima de 15 dias: RDE. As avaliações são realizadas após retorno.

10 + A3 Outra possibilidade Melhoria do Coeficiente de Rendimento
alunos aprovados: A1+A2 + A3

11 ESGT Critério de marcação das datas das avaliações
As avaliações de A1 e A2 ocorrem em duas semanas, sendo que: As disciplinas pertencentes ao primeiro tempo: - pela manhã, das 8 às 10:30min e a noite, das 18 às 20h – realizarão as avaliações na primeiras semana, do período de avaliação. As disciplinas pertencentes ao segundo tempo: - pela manhã, das 10:30 às 13h e a noite, das 20 às 22h– realizarão as avaliações na segunda semana, do período de avaliação.

12 Datas importantes Abertura do semestre: 11Ago2015
A1 = 29Set (+entrega do EO) A2 = 24Nov (+entrega do EO) A3 = 08Dez Fechamento do semestre: 19Dez2015 Importante: todas as avalições (A1, A2 e A3) incluirão uma questão sobre assuntos gerais e atuais, valendo 0,5 ponto.

13 EO: estudo orientado De A1: Escolha dois poemas (um clássico e outro moderno) e descreva suas impressões sobre ambos. De A2: A definir Regras: A atividade de EO deverá ser entregue no dia da avaliação a que estiver vinculado. Deverá conter: a fonte de onde foi extraído, nome e matrícula do aluno. Composição da pontuação (= até dois pontos) 1 = atendimento a solicitação (= 0,5 realização da tarefa + 0,5 Apresentação, no dia subsequente a avaliação) 0,5 = registro das Referências utilizadas no padrão ABNT 0,5 = entrega dentro do prazo

14 EMENTA O comportamento humano nas organizações, a interação entre esse comportamento e a organização e da própria organização e, como isso se dá na atualidade, sobretudo face a globalização. OBJETIVO Fornecer o suporte teórico-prático que permita aos alunos aprimorar a compreensão do comportamento humano em ambientes organizacionais.

15 Conteúdo Programático
Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional 1.1 O que é Comportamento Organizacional 1.2 Bases históricas 1.3Tendências nas Organizações Unidade II: O Contexto Gerencial do Comportamento Organizacional 2.1 Desenvolvimento de Equipes. 2.2.1 Equipes e Grupos de trabalho. 2.2.2 O Líder como Agente de Transformação 2.2.3 O processo motivacional

16 Conteúdo Programático (cont...)
2.2 Os aspectos organizacionais do comportamento organizacional 2.2.1 O processo de comunicação: comunicação eficaz, eficiente e efetiva Conflito e negociação: temperamentos, relacionamentos e sinergia 2.2.3 As mudanças e a cultura organizacional: diversidade da força de trabalho Unidade III: Novos Fundamentos do Comportamento Organizacional 3.1 Desenvolvimento Humano 3.2 Criatividade e inovação 3.3 Inteligência emocional 4.4 Feedback

17 Recomendações para um aprendizado efetivo
1º. Participe das aulas ativamente: ouça com atenção seu professor, seu colega, aguardando sua vez de falar. 2º Realize as tarefas solicitadas. Elas ajudarão no aprendizado ritmado, contínuo e crescente. 3º Acompanhe o Plano de Ensino, fazendo uma leitura prévia dos conteúdos que serão abordados. 4º Vá a Biblioteca. Acesse a Biblioteca virtual. 5º. Acompanhe os noticiários. Leia sempre. Seja o condutor de seu próprio destino. Ele é resultado de suas próprias escolhas. Errou... Tente de novo. Desistir jamais. Recuar apenas para ganhar impulso e seguir em frente.


Carregar ppt "Comportamento Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google