A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA

2 POR QUE ESTUDAR ECONOMIA?
A PRIMEIRA RAZÃO PARA ESTUDAR ECONOMIA É o fato de que ela o ajudará a entender o mundo em que vivemos. Os problemas econômicos estão presentes a todo instante em nossas vidas, desde questões rotineiras como assuntos de real complexidade.

3 PROBLEMAS ECONOMICOS Salário; Desemprego; Taxa de Juros; PIB; IDH.

4 INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH
IDH é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população; Saúde; Educação; Renda.

5

6 EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL IBGE 2010

7 .

8 O BRASIL ASPECTOS DEMOGRÁFICOS
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO: 10 VEZES Taxa de crescimento anual de 2,28%; Crescimento da população mundial estimada em 1,36%. Controle NATALIDADE.

9 IBGE

10 TAXA DE ANALFABETISMO

11 Universidades, Centros Universitários e Faculdades
Região Norte 136 ( 5,87%) Região Nordeste 403 (17,37%) Região Sudeste 1.122 (48,83%) Região Sul 399 (17,20%) Região Centro-Oeste 249 (10,37%) Fonte: IPAE- Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – 2005.

12 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL

13 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL
DADOS HISTÓRICO: Formação econômica Brasileira; Inflação; Programas Sociais.

14 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL
Uma família é considerada pobre quando a soma de seus rendimentos é insuficiente para suas necessidades básicas –alimentação, saúde, educação, moradia e transporte, entre outras necessidades fundamentais (Rezende e Tafner, 2005). No Brasil, tal questão é associada ao valor do salário mínimo são consideradas pobres aquelas famílias cuja renda mensal é inferior a meio salário mínimo por pessoa.

15 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL
A ministra de Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou nesta terça-feira (3) que o Brasil tem 16,27 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, o que representa 8,5% da população;

16 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL

17 INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH
De acordo com dados para 2010, o IDH do Brasil é 0,699; MUDANÇAS NO PNUD 2010 No relatório divulgado em 2010, ocorreram mudanças na metodologia, fato que impede a comparação com índices dos anos anteriores.

18 INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH
A principal mudança foi a substituição do PIB (Produto Interno Bruto) pela Renda Nacional no cálculo do índice; Outra mudança foi a substituição do índice de alfabetização da população de um país pelos anos médios de estudo.

19 Colocação no Ranking de IDH de alguns países: (Dados referente ao PNUD de 2010)
. 1º - Noruega 0,938 2º - Austrália 0,937 3º - Nova Zelândia 0,907 4º - Estados Unidos 0,902 5º - Irlanda 0,895 6º - Liechtenstein 0,891 7º - Holanda 0,890 8º - Canadá 0,888 9º - Suécia 0,885 10º - Alemanha 13º - Japão 0,884 73º - Brasil 0,699 MÉDIA MUNDIAL 0,624

20 PROBLEMAS ECONOMICOS Por que a expansão da moeda e a do crédito pode gerar inflação? Por que os padrões de vida são tão baixos em paises africanos?

21 O CONCEITO DE ECONOMIA é uma ciência social e seu objetivo de estudo é a sociedade N. Gregory Mankim é o estudo da humanidade em sua vida rotineira Alfred Marshall

22 O CONCEITO DE ECONOMIA A ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços. Nali de Jesus de Souza

23 OBJETIVO O OBJETIVO DO ESTUDO DA CIÊNCIA ECONÔMICA É ANALISAR OS PROBLEMAS ECONÔMICOS E FORMULAR SOLUÇÕES PARA RESOVÊ-LOS, DE FORMA A MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA.

24 MAPA GEOPOLÍTICO FATORES DE PRODUÇÃO

25 OBJETO DE ESTUDO TERRA - Matéria Prima; TRABALHO - Mão-de-obra;
Os recursos produtivos ou FATORES DE PRODUÇÃO são limitados: TERRA - Matéria Prima; TRABALHO - Mão-de-obra; CAPITAL - Máquinas.

26 OBJETO DE ESTUDO Recursos limitados x Necessidades humanas ilimitadas.
Um problema de ESCASSEZ: Recursos limitados x Necessidades humanas ilimitadas. Questão Central do estudo da Economia: Alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas necessidades da população.

27 ECONOMIA (escassez) O desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponibilidade. Um problema de ESCASSEZ recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. ESCASSEZ RELATIVA – os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos.

28 ECONOMIA (escolha) As pessoas necessitam alimentar-se, vestir-se, receber educação etc EXISTE OS RECURSOS, MAS A RENDA É INSUFICIENTE NA HORA DE CONSEGUIR TODOS OS BENS E SERVIÇOS DESEJADOS PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES.

29 TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES VITAIS OU PRIMÁRIAS
Desta depende a conservação da vida. Exemplo: Os alimentos.

30 TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES CIVILIZADAS OU SECUNDÁRIAS:
São as que tendem a aumentar o bem-estar do individuo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econômico e social em que se desenvolvem os indivíduos. Exemplo: o turismo

31 TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES DO INDIVÍDUO: Natural – comer;
Social – decorrente da vida social. Exemplo: Casamento.

32 NECESSIDADES DA SOCIEDADE
TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES DA SOCIEDADE COLETIVAS – partem do indivíduo e passam a ser da sociedade Exemplo: Transporte. PÚBLICAS – surgem da mesma sociedade. Exemplo: A ordem pública.

33 TIPOS DE NECESSIDADES A sociedade (conjunto de pessoas) tem também necessidades coletivas, tais como estradas, defesa, justiça etc. A ECONOMIA SE OCUPA DAS QUESTÕES RELATIVAS À SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS INDIVÍDUOS E DA SOCIEDADE.


Carregar ppt "ECONOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google