A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE
O atletismo faz parte da própria história do homem, inclusive é chamado de esporte – base, porque sua prática corresponde aos movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Inicialmente estes movimentos eram utilizados com vistas à sobrevivência. Com o tempo o componente lúdico foi tomando força e algumas sociedades primitivas passaram a organizar atividades nas quais comparavam seus desempenhos na corrida, no salto e no arremesso.

2 O ATLETISMO NA GRÉCIA ANTIGA
A história do Atletismo na Grécia Antiga se confunde com a própria história dos Jogos Olímpicos Gregos. A primeira competição esportiva de que se tem notícia foi um corrida, nos Jogos de 776 A.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem as próprias Olimpíadas. A única prova que compôs esta primeira edição foi a prova do “stadium”, que tinha cerca de 192 metros. Seu vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.

3 O ATLETISMO NA GRÉCIA ANTIGA
Provas dos antigos Jogos Olímpicos: Stádion: 1 volta no estádio Díaulos: 2 voltas Dólikho: 7 a 24 estádios, podendo somar, portanto, mais de 4 km. Hoplitodromía: corrida com armas, tendo como percurso dois ou quatro estádios Lampadedromía: corrida com tocha em revezamento Lançamento de pedra Lançamento de disco Lançamento de dardo Salto em distância Pentatlo Com o fim dos jogos olímpicos em 334 D.C. o Atletismo entra em decadência.

4 O ATLETISMO MODERNO Após séculos de esquecimento, com apenas alguns registro históricos de organização de eventos simples que envolvessem corridas, saltos arremessos, em outras sociedades, o Atletismo ressurge com força na Inglaterra, através de educadores vitorianos que viam nele uma ótima oportunidade educacional. Várias competições passaram a ser organizadas, sendo que a principal delas envolveu um disputa entre as universidades de Cambridge e Oxford. O Atletismo ressurge na Inglaterra no mesmo período que outras modalidades como o rúgbi, o futebol e o remo, caracterizando o surgimento do esporte moderno.

5 O ATLETISMO MODERNO Com o renascimento dos Jogos Olímpicos em 1896, o Atletismo passa a ter cada vez mais destaque. O formato e as provas do atletismo atual foram basicamente definidas neste período.

6 O ATLETISMO NO BRASIL O interesse pelo Atletismo, no Brasil, data do princípio dos século XX, sendo praticado, esporadicamente, por estrangeiros radicados no país, mais precisamente em São Paulo. Em 1914, o jornal O Estado de São Paulo promoveu o “Campeonato do Atleta Completo”, constante de doze provas. Deflagrada a I Grande Guerra, a prática do atletismo foi paralisada, reiniciando-se em 1918, quando o mesmo jornal promoveu um corrida de 24 km. em volta da cidade, denominada “Estadinho”.

7 O ATLETISMO NO BRASIL A prática do Atletismo permaneceu circunscrita a São Paulo até 1921, quando atletas cariocas começaram a competir com paulista. Em 1924, o Atletismo brasileiro participava da sua primeira Olimpíada, em Paris (FRA). O primeiro resultado importante em Jogos Olímpicos veio em Los Angeles, Estados Unidos, nos Jogos de 1932, com o 6º lugar de Lúcio de Castro no salto com vara.


Carregar ppt "O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google