A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia – Aula 3 – 3ª série – Recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo Quais são os recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia – Aula 3 – 3ª série – Recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo Quais são os recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia – Aula 3 – 3ª série – Recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo
Quais são os recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo que estão disponíveis para a utilização e crescimento das sociedades atuais?

2 As primeiras formas de energia
As primeiras formas de energia que o homem utilizou foram: o esforço muscular (humano e de animais domesticados), a energia eólica (vento) e a energia hidráulica, obtida pela corrente dos rios. Na 2ª metade do século XIX, com a invenção do motor a explosão, o petróleo passou a ser o principal recurso energético. Com a 1ª Revolução Industrial, na 2ª metade do séc. XVIII e 1ª metade do séc. XIX, surgem modernas máquinas, que utilizavam como fontes de energia a madeira e o carvão.

3 Fontes renováveis e não renováveis
Atualmente, os recursos energéticos que podem ser utilizados pelo homem são de dois tipos: Não renováveis Renováveis São recursos naturais que, uma vez consumidos, não podem ser substituídos, pelo menos num espaço de tempo razoável. São produtos resultantes de processos extremamente lentos da litosfera, e não são auto-renováveis no esquema humano das coisas. Os recursos são considerados renováveis quando possibilitam a sua utilização sistemática sem risco de se esgotarem. A sua reposição ou regeneração é feita de forma contínua.

4 Fontes de energia não renovável
As fontes não renováveis são finitas e esgotam-se, como, por exemplo, um poço de petróleo (que não pode ser enchido), pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica. As principais fontes não renováveis são: urânio petróleo carvão gás natural

5 Urânio e a energia nuclear
O que é energia nuclear? Os átomos de alguns elementos químicos, como o urânio, apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia. Esse princípio foi demonstrado por Albert Einstein. Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: Fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas; Fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

6 Fonte não renovável : Energia Nuclear
Em apenas 30 anos, a energia nuclear aumentou a sua participação na produção total de energia elétrica, partindo de um valor extremamente pequeno: 0.1%, para um valor substancial de 17%. Para se dar a perspectiva deste desenvolvimento importante, a energia hidrelétrica, cuja tecnologia vem sendo empregada há cerca de um século, participa no balanço elétrico mundial com cerca de 18%, e as perspectivas de um aumento deste valor são limitadas no plano mundial, o que não é o caso da energia nuclear.

7 Fontes não renováveis : Combustíveis fósseis
Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis que foram formados há milhões de anos na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil: o petróleo - o carvão - o gás natural. Petróleo O petróleo é um combustível fóssil de grande importância no nosso dia-a-dia. Existem muitos produtos que derivam do petróleo, como, por exemplo, fertilizantes, roupas, pasta de dentes, garrafas e canetas de plástico. Quase todos os plásticos têm origem no petróleo. O Oriente Médio continua a ser o principal protagonista na indústria petrolífera.

8 O petróleo e seus produtos...
Nas refinarias, o petróleo bruto é separado em vários subprodutos, como mostra o esquema:

9 Carvão: o mais abundante combustível fóssil do mundo.
O carvão é um combustível fóssil sólido, constituído por restos de plantas que cresceram em pântanos enormes e quentes durante o período carbonífero, e foram submetidas a pressões e altas temperaturas. Existem diferentes tipos de carvão: Turfa: possui menor teor de carbono; Linhito e hulha, que são os tipos mais abundantes e mais consumidos no mundo (por volta de 80% do total); Antracito: o mais puro (95% de carbono), mas também o mais raro, representando apenas cerca de 5% do consumo mundial. Os maiores produtores mundiais de carvão são a China, os Estados Unidos, a Rússia, o Cazaquistão, a Índia, a Polônia, a Alemanha, a África do Sul e a Austrália.

10 Gás Natural O gás natural é extraído pelo Homem de jazidas subterrâneas, da maioria das quais se extrai também o petróleo. Este gás é inodoro, incolor, mais leve que o ar, e é constituído majoritariamente por metano, que é um composto químico simples constituído por átomos de carbono e hidrogênio. A sua fórmula química é o CH4.

11 Energias Renováveis As formas de energia renováveis podem ser utilizadas novamente, e são o resultado do aproveitamento de recursos naturais como o Sol, o vento, as marés, as ondas, o calor da Terra e resíduos como restos agrícolas ou lixo orgânico. Além de as matérias-primas dessas fontes serem abundantes, utilizá-las significa não esgotá-las. Os recursos renováveis representam atualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo.

12 Vantagens e desvantagens das energias renováveis

13 O que é biomassa? Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. As fontes orgânicas, que são usadas para produzir energias usando este processo, são chamadas de biomassa. A biomassa é o material que normalmente imaginamos como lixo. Existem três fontes energéticas de origem natural: - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos.

14 Biomassa sólida, biocombustíveis gasosos, biocombustíveis líquidos
Tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e das indústrias conexas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos. Biocombustíveis gasosos: biogás Têm origem nos efluentes agropecuários da agroindústria e urbanos (lamas das estações de tratamento dos efluentes domésticos), e ainda nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Biocombustíveis líquidos Existe uma série de biocombustíveis líquidos com potencial de utilização. - biodiesel: obtido principalmente a partir de óleos de girassol, de mamona, de dendê ou da soja, por um processo químico chamado transesterificação. - etanol: é o mais comum dos álcoois e caracteriza-se por ser um composto orgânico, incolor, volátil, inflamável, solúvel em água, com cheiro e sabor característicos. Produzido a partir da fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose), com origem em culturas como a cana-de-açúcar ou por processos sintéticos. - metanol: os processos de produção mais comuns são de síntese a partir do gás natural, ou ainda a partir da madeira, através de um processo de gaseificação. A biomassa pode ser aproveitada para produzir eletricidade reduzindo a necessidade de recorrer a outras fontes.

15 Vantagens da biomassa Pode ser reutilizada e transformada em outros produtos como papel e fertilizantes; Acumula-se menos lixo nas lixeiras, sendo necessário menos terra para depositar o lixo; Não contribui para o aquecimento global da Terra; Pode ser reduzida, reciclada e reutilizada; Tem baixo custo de aquisição; As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente; Provoca uma menor corrosão dos equipamentos.

16 Energia das Marés Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Atualmente, o aproveitamento da energia do mar é apenas experimental e raro. Quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

17 Energia das Ondas A energia das ondas é definida pela energia total contida em cada onda. Esta energia resulta da força do vento exercida na superfície dos oceanos. Quando a onda se desfaz e a água recua, o ar desloca-se em sentido contrário, passando novamente pela turbina e entrando na câmara por comportas especiais, normalmente fechadas. Desvantagens O fornecimento da energia das ondas não é contínuo; Apresenta baixo rendimento; É fortemente dispendiosa.

18 Energia Hidroelétrica
A energia hidroelétrica é a eletricidade produzida através do movimento da água. Ela usa a energia cinética da água para produzir eletricidade. Normalmente, constroem-se diques que param o curso da água, acumulando-a num reservatório a que denominamos barragem. Noutros casos, existem diques que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar pela turbina, fazendo-a girar de forma a produzir eletricidade.

19 Energia Geotérmica A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra, e térmica significa calor, por isso, geotérmica é a energia calorífica que vem da terra, resultando do fluxo de calor das camadas mais profundas, devido ao magma, e à radioatividade natural das rochas. Este recurso está geralmente associado à áreas de atividade vulcânica, sísmica ou magmática. As altas temperaturas são aproveitadas para a produção de energia elétrica.

20 Energia eólica e solar A energia do vento faz girar turbinas, que por sua vez, geram eletricidade. A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em: - energia mecânica: através de aeromotores; energia elétrica: através de turbinas eólicas ou aerogeradores. A energia solar refere-se à utilização direta dos raios solares na produção de energia. A redução de emissão de gases de estufa conseguida por esta fonte de energia limpa pode chegar a toneladas por ano.


Carregar ppt "Geografia – Aula 3 – 3ª série – Recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo Quais são os recursos energéticos e naturais do mundo contemporâneo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google