A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Aprendizagem
Profª Ilana Andretta

2 Componentes da AP Diferentes situações de aprendizagem:
Implícita ou Explícita Espontânea ou Induzida através de instrução A despeito da definição considerada, pode-se analisar a situação da aprendizagem a partir de três componentes básicos: 1.Resultados 2.Processos 3.Condições

3 1.Resultados ou conteúdos
Consistem no que se aprende O que muda com a AP Exemplos: O que é um triângulo isósceles (AP Explícita) Quais as emoções associadas ao cheiro da chuva (AP Implícita)

4 2.Processos Ou como são produzidas as mudanças,
Ou quais mecanismos cognitivos são ativados durante a aprendizagem Referem-se à atividade mental de quem aprende Exemplos: Atenção às características dos triângulos Associação entre o cheiro e as experiências vividas na sua presença

5 3.Condições Ou tipo de prática para pôr em marcha os processos de aprendizagem Exemplos: Ensino explícito das diferenças entre os triângulos mediante exposição aos modelos disponíveis Ocorrência repetida de uma atividade, na presença de um determinado estímulo (como: cama, cobertor e chuva lá fora)

6 Componentes da AP Cada um dos componentes é muito variado. Há diferentes tipos de resultados, processos e condições: Dirigir um carro e consertá-lo Escrever no computador e programá-lo Pintar uma parede e criar um quadro Ponto comum entre os componentes: Tratam-se de processos internos ao aprendiz e, portanto, só são observáveis mediante suas conseqüências

7 Em síntese ANÁLISE INTERVENÇÃO RESULTADOS ou CONTEÚDOS O QUÊ PROCESSOS
Aprendemos ou queremos que alguém aprenda O QUÊ PROCESSOS ANÁLISE COMO Aprende-se esse(s) resultado(s) desejado(s) INTERVENÇÃO QUANDO QUANTO ONDE COM QUEM Deve se organizar a prática para ativar esses processos, quais requisitos essa prática deve reunir CONDIÇÕES

8 Combinações As interações entre os três componentes proporcionam diferentes situações de aprendizagem, logo, diferentes problemas para aprender. Assim, vejamos cada um destes componentes em maiores detalhes...

9 1. Resultados da Aprendizagem
A variedade de comportamentos aprendidos é imensa, e dificilmente poderia ser dicotomizada, como no caso dos relevantes conceitos de: Conhecimento explícito e implícito Conhecimento declarativo ( o que dizemos) e procedural (o que fazemos) Memória semântica (rede de conceitos) e episódica (fatos, lugares, tempos)l Comportamentos inatos Exemplos? Comportamentos aprendidos

10 Para facilitar Categorização dos resultados principais da aprendizagem: A) Aprendizagem de Fatos e Comportamentos B) Aprendizagem Social C) Aprendizagem Verbal D) Aprendizagem Procedural (procedimental)

11 A) AP fatos e comportamentos
AP de fatos ou aquisição de informações sobre as relações entre acontecimentos (estímulos) AP de comportamentos ou aquisição de respostas eficientes (evitar R desagradáveis) AP de teorias implícitas sobre as relações entre objetos e pessoas

12 Implícita aprendizagem associativa aprendizagem construtiva Explícita
Fatos Comportamentos Teorias implícitas Cptais. Habilidades sociais Atitudes Representações sociais Sociais Informação verbal Conceitos Mudança conceitual Verbais Técnicas Estratégias Estratégias de aprendizagem Proced. Explícita

13 Níveis de análise Conexão entre unidades de informação (conexionismo)
Aquisição e mudança de representações (PI) Cc reflexiva como processo de AP (reestruturação cognitiva – metacognição) Construção social do conhecimento - socioconstrutivismo

14 Níveis de análise Explicam através de diferentes teorias o processo de AP Cada nível propriedades diferentes dos outros formando o mapa multidimensional da mente humana Funcionamento único para cada tarefa e os outros auxiliam o processo

15 Mente – sistema de AP Metáfora computacional - Semelhança
AP eficiente = ótima capacidade de MT (atenção, automatização e recuperação) - Diferença Recuperação da informação “reconstruída”

16 Então... A AP depende de certos processos que otimizam ou minimizam a eficiência dos processos de AP em si: - Motivação - Atenção - Recuperação e transferência - Consciência

17 O ideal é fazer com que o próprio aluno, de maneira progressiva, acabe fazendo o controle de seus próprios processos, para que ele alcance seus objetivos e das condições mais adequadas para tal.

18 Os efeitos da prática Quantidade da prática: AP diretamente proporcional a quantidade de exposição Distribuição temporal: A prática distribuída é mais eficaz que a prática intensiva concentrada no tempo  Uma prática repetitiva fomenta uma AP associativa enquanto uma prática reflexiva fomentará uma AP significativa.

19 AP como atividade social
Professor deve motivar o aprendiz mas não pode prestar atenção nem recuperar a informação por ele. O professor fixa metas e mostra os meios para alcançá-la. Esse ator deve ser capaz de mesclar os diversos papéis no curso da “novela”...

20 Papéis Provedor: dá as respostas necessárias Modelo: espelho
Treinador: fixa o tratamento Tutor: pergunta ao invés de dar a resposta Assessor: orientador de pesquisa


Carregar ppt "Sistemas de Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google