A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor 1.4. O método fenomenológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor 1.4. O método fenomenológico"— Transcrição da apresentação:

1 1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor 1.4. O método fenomenológico
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V UNIDADE I 1.1. A expressão 1.2. Surgimento 1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor 1.4. O método fenomenológico

2 Discurso esclarecedor a respeito daquilo que se mostra por si mesmo.
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V UNIDADE I 1.1. A expressão Do grego Phainomenon: aquilo que se mostra por si mesmo. Logos: discurso esclarecedor. Fenomenologia Discurso esclarecedor a respeito daquilo que se mostra por si mesmo.

3 FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V
1.2. Surgimento Originariamente: Sentido objetivo e realista Ex. Fenômenos físicos Na filosofia: sentido subjetivo Husserl ” A própria coisa simplesmente, enquanto revelada à consciência”. FENOMENOLOGIA Passa-se ao entendimento de Fenomenologia como ciência rigorosa (descrição do mundo como aparece na consciência).

4 1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V 1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor Preocupação incial de Husserl: Estudos matemáticos, física e astronomia. Interesse de Husserl pela Filosofia: aulas do Profº Franz Brentano em Viena ( ). Ideal Husserliano: Dar consistência à Filosofia e através desta às demais ciências. Proposta: Orientar-se para as próprias coisas, para o dado em si mesmo.

5 Sentimento de insatisfação
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V Sentimento de insatisfação “ Agora que cheguei ao fim e tudo se acabou, exlamava na última doença: vejo que preciso começar tudo de novo”.

6 1.4. O Método Fenomenológico A Fenomenologia como ciência do vivido
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V 1.4. O Método Fenomenológico A Fenomenologia como ciência do vivido Surge num contexto de busca de alternativas ao paradigma do positivismo, face às suas limitações em explicar as situações vivdas, as transformações sociais e a atuação dos sujeitos nestas transformações.

7 1.4. O Método Fenomenológico Compreensão do sujeito social
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V 1.4. O Método Fenomenológico Compreensão do sujeito social O Homem em sua totalidade Compreensão reflexiva Saber Pré-reflexivo MÉTODO FENOMENOLÓGICO

8 MÉTODO FENOMENOLÓGICO ( Estrutura da consciência)
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V MÉTODO FENOMENOLÓGICO ( Estrutura da consciência) A consciência é um ato e está sempre voltada para o mundo.

9 Intencionalidade da consciência
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V Intencionalidade da consciência Duplo movimento através do qual a cosnciência se volta intencionalmente para o mundo e reflui sobre si mesma.

10 Análise intencional SUJEITO OBJETO OBJETO SUJEITO
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V Análise intencional SUJEITO OBJETO NOESIS OBJETO SUJEITO NOEMA

11 FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V
Análise intencional A Fenomenologia se orienta para os obetos enquanto intencionados pela consciência, procurando neles discernir sua essência ou estrutura invariante.

12 MÉTODO FENOMENOLÓGICO
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL V MÉTODO FENOMENOLÓGICO Volta às coisas nelas mesmas, para chegar às coisas livre de preconceitos ou pressupostos interpretativos. Colocação entre parenteses ou suspensão dos juízos DESCRIÇÃO REDUÇÃO


Carregar ppt "1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor 1.4. O método fenomenológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google