A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral Prof. Marise Botti

2 1. Quais conteúdos vocês trabalham/trabalhariam na escola de tempo integral?
2. Por que não/sim Ginástica? 3. O que vocês sabem sobre os conteúdos Ginásticos? 4. Como foi a formação de vocês com os conteúdos Ginásticos?

3

4 Atualmente as modalidades de ginástica vinculadas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) estão classificadas em: Ginástica Acrobática Ginástica Aeróbica Ginástica Artística Ginástica Circense Ginástica para todos Ginástica Rítmica Ginástica Trampolim

5 FUNDAMENTOS DAS GINÁSTICAS
Deslocamentos, saltos, saltitos, giros e rolamentos, ondas, movimentos axiais, equilíbrios e apoios, aterrissagens e balanceamentos

6 GINÁSTICA ACROBÁTICA

7 Ginástica Acrobática e suas características oficiais
Surgimento – práticas circenses; Categorias: duplas femininas, duplas masculinas, duplas mistas, trios femininos e quartetos masculinos;

8 Apresentação de três séries: dinâmica (ativas e com lançamentos de voos do ginasta), de equilíbrio (valorização dos exercícios estáticos) e as duas modalidades juntas; Quadra: 12X12 metros Estrutura da acrobacia – base (sustenta a acrobacia), intermediário e volante (é o membro do grupo que executa os movimentos acrobáticos sobre a base e/ou intermediário);

9 Mas, por que a Ginástica Acrobática DEVE/PODE SER/ESTAR presente na escola?
Estrutura física e material – não demanda equipamentos; CORPO Ginástica democrática/inclusiva – necessita das diferenças; Contato/aproximação com o outro; Descoberta e superação do seu próprio corpo; Respeito e atenção; Diálogo com outras áreas de conhecimento – projeto interdisciplinar na escola – matemática, história, geografia, português.... Princípios – COOPERAÇÃO, CONFIANÇA, COLETIVIDADE E CRIATIVIDADE;

10 L W V T Composição coreográfica
Formações – intercalada, diagonal, fileira, coluna, roda... L W V T

11

12 VÍDEOS

13 Trio feminino; Grupo de crianças; Dupla mista; Dupla masculina; Dupla feminina; Todas;

14 VAMOS PARA A PRÁTICA?!


Carregar ppt "Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google