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Estratégia Internacional

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Apresentação em tema: "Estratégia Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Internacional
Capítulo 8 Estratégia Internacional Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Prof Carlos César Henriques

2 Strategy Implementation
Processo de Administração Estratégica Chapter 2 The External Environment Strategic Intent Strategic Mission Strategic Inputs Chapter 3 The Internal Environment Strategy Formulation Strategy Implementation Chapter 4 Business-Level Strategy Chapter 5 Competitive Rivalry and Competitive Dynamics Chapter 6 Corporate- Level Strategy Chapter 10 Corporate Governance Chapter 11 Organizational Structure and Controls Strategic Actions Chapter 7 Acquisition and Restructuring Strategies Capítulo 8 Estratégia Internacional Chapter 12 Strategic Leadership Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Strategic Competitiveness Above-Average Returns Strategic Outcomes Feedback

3 Oportunidades e resultados da estratégia internacional
Identificar Oportunidades Internacionais Explorar recursos e potencialidades Usar Competência essencial Estratégias Internacionais Modalidades de entrada Maior tamanho de mercado Retorno do investimento Economias de escala e aprendizagem Vantagem na localização Estratégia internacional de nível de negócio Estratégia Multidoméstica Estratégia global Estratégia transnacional Exportação Licenciamento Aquisições Alianças estratégicas Estabelecimento de uma subsidiária nova

4 Oportunidades e resultados da estratégia internacional :
Usar Competência essencial Resultados da Competitividade Estratégica Modalidades de entrada Gerência de problemas e riscos Melhor Desempenho Exportação Licenciamento Aquisições Alianças estratégicas Estabelecimento de uma subsidiária nova Inovação

5 Ciclo De Vida Da Estratégia Internacional
Desenvolve a demanda do produto e exporta produtos Competição estrangeira Começa A Produção Vendendo produtos ou serviços Fora do mercado doméstico de uma firma A firma introduz a inovação no mercado doméstico A Firma Começa A Produção No exterior A produção torna-se padronizada e desloca-se aos países de custo baixo

6 Estratégia Internacional
Refere-se à venda de produtos em mercados fora do mercado doméstico de uma empresa. Razões Garantia de recursos naturais Novas oportunidades Acesso a fatores de produção de baixo custo

7 Benefícios Maior tamanho de mercado Maiores retornos
Economia de escala, escopo ou aprendizagem Vantagem competitiva

8 Motivações para a expansão internacional
Aumento da participação de Mercado o mercado doméstico pode não suportar o crescimento necessário. Retorno sobre o investimento - os projetos de grande investimento podem requerer mercados globais para justificar os desembolsos importantes a proteção fraca da patente em alguns países implica que as firmas devem expandir rapidamente a fim ocupar espaço, antes dos imitadores

9 Motivações para a expansão internacional
Economias de escala ou de aprendizagem o tamanho ou o escopo de expansão dos mercados ajudam conseguir economias de escala na manufatura como no marketing, em P & D ou na distribuição pode distribuir os custos sobre vendas maiores aumenta o lucro por a unidade Vantagens da Localização os mercados de custo baixo podem ajudar a desenvolver vantagem competitiva pode conseguir o acesso melhor a: Matérias primas Trabalho de custo mais baixo Clientes chaves Energia

10 Estratégia Internacional no Nível de Negócio: Determinantes da vantagem nacional
Fatores de produção Estratégia, estrutura e rivalidade Condições da Demanda Indústrias relacionadas e De apoio

11 Estratégia Internacional no Nível de Negócio: Determinantes da vantagem nacional
Fatores de produção: as entradas necessárias para competir em qualquer indústria mão-de-obra terra recursos naturais capital infra-estrutura Os fatores básicos incluem recursos naturais e mão de obra Os fatores avançados incluem sistemas de comunicação digital e força de trabalho qualificada

12 Estratégia Internacional no Nível de Negócio: Determinantes da vantagem nacional
Condições da demanda: os compradores no mercado doméstico, para os bens e serviços da indústria, é caracterizada pela natureza e tamanho de necessidades. O tamanho do segmento de mercado pode conduzir a facilidades de escala eficientes a eficiência pode conduzir a dominação da indústria em outros países a demanda especializada pode criar oportunidades além dos limites nacionais

13 Estratégia Internacional no Nível de Negócio: Determinantes da vantagem nacional
Indústrias relacionadas e de apoio: serviços de apoio, facilidades, fornecedores e assim por diante sustentação no projeto sustentação na distribuição indústrias relacionadas como fornecedores e compradores

14 Estratégia Internacional no Nível de Negócio: Determinantes da vantagem nacional
Estratégia, estrutura, e rivalidade: o padrão da estratégia, da estrutura e da rivalidade entre firmas Treinamento técnico comum Aprimoramento Metodológicos de produtos e melhoria de processos sistemas cooperativos e de competição

15 Estratégia de Liderança em Custos Internacional
Em um país com grande demanda. Operações centralizadas na matriz. Produtos são exportados

16 Estratégia Internacional de Diferenciação
Empresas com fatores avançados e especializados. Diferenciação física – atributos. Diferenciação na mente – marca.

17 Estratégia Internacional de Foco
Algumas empresas permanecem em pequenos nichos. Foco na melhoria do produto,, estética e produtividade.

18 Estratégia Internacional de liderança em custo/ Diferenciação Integrada
Manufatura flexível Redes de informação de qualidade Sistemas de administração da qualidade total Exigência de uma administração sofisticada e eficaz

19 Estratégia Internacional De Nível Corporativo
Global Estratégia Transnacional Elevado Estratégia multidoméstica Necessidade de integração global Baixo Baixo Elevado Necessidade de responsividade local

20 Estratégia Internacional De Nível Corporativo
O tipo de estratégia corporativa selecionada terá um impacto na seleção e na execução das estratégias no nível de negócio Algumas estratégias corporativas dão às unidades nacionais a flexibilidade de escolher suas próprias estratégias Outras ditam estratégias no nível de negócio, da matriz,para padronização do produto e o compartilhar recursos entre as unidades

21 Estratégia Internacional Do Nível Corporativo : Estratégia Multidoméstica
As decisões estratégicas e operacionais são descentralizadas para as unidades de negócio estratégico em cada país Os produtos e os serviços são adaptados aos mercados locais As unidades de negócio em um país são independentes Supõe que os mercados diferem pelo país ou pelas regiões Foco na competição em cada mercado Estratégia proeminente entre as firmas européias devido à variedade das culturas e dos mercados

22 Estratégia Internacional Do Nível Corporativo : Estratégia Global
Os produtos são padronizados através dos mercados nacionais As decisões estratégicas no nível de negócio são centralizadas na matriz As unidades de negócio estratégico são interdependentes A estratégia competitiva é decisão local Ênfase nas economias de escala Falta freqüentemente responsividade aos mercados locais Requer compartilhar e coordenar recursos através das fronteiras (que também é difícil de controlar)

23 Estratégia Internacional Do Nível Corporativo : Estratégia Transnacional
Buscas para conseguir a eficiência global e a responsividade local Difícil de conseguir por causa das exigências simultâneas controle e coordenação centrais para conseguir a eficiência descentralização para conseguir a responsividade local do mercado Deve perseguir a aprendizagem organizacional para conseguir a vantagem competitiva

24 Entrada Global no Mercado: Escolha da modalidade da entrada
Tipo de entrada Características Exportação Custo elevado, controle baixo Licenciamento Custo baixo, risco baixo, pouco controle, retornos baixos Alianças estratégicas Custos compartilhados, recursos compartilhados, riscos compartilhados, problemas da integração Aquisição Acesso rápido ao mercado novo, custo elevado, negociações complexas, problemas de fundir com as operações domésticas Nova Subsidiária totalmente própria Complexo, freqüentemente caro, tempo que consome, risco elevado, controle máximo, retornos potenciais acima da média

25 Resultados da Competitividade Estratégica : Retornos
Diversificação internacional e retornos : a firma expande as vendas de seus bens ou serviços através das regiões e países globais, em diferentes localizações geográficas ou mercados. aumentar retornos de uma firma tais firmas conseguem geralmente os retornos os mais positivos de suas ações (ativos) a firma pode conseguir economias de escala e experiência, as vantagens da posição, tamanho de mercado aumentado e a oportunidade de estabilizar retornos

26 Resultados da Competitividade Estratégica : Inovação
Diversificação internacional e inovação : a firma expande as vendas de seus bens ou serviços através das regiões globais e países em posições ou em mercados geográficos diferentes retornos potencial maiores em inovações (mercados maiores) Geração de recursos adicionais para o investimento na inovação exposto aos produtos novos e aos processos em mercados internacionais, gera o conhecimento adicional que conduz às inovações

27 Riscos em um ambiente internacional
Riscos Políticos Riscos Econômicos Os riscos políticos incluem instabilidade em governos nacionais Guerra civil e internacional nacionalização potencial de recursos da firma

28 Riscos em um ambiente internacional
Riscos Políticos Riscos Econômicos Os riscos econômicos são interdependentes com riscos políticos e incluem diferenças e flutuações no valor de moedas correntes diferentes diferenças em salário dificuldades em direitos de propriedade desemprego

29 Limites à expansão internacional: Problemas De Gerência
Custo de coordenação entre as unidades de negócio geográficas diversas Barreiras institucional e cultural Compreensão da estratégica dos concorrentes A complexidade total da competição


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