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Estratégia Internacional

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Apresentação em tema: "Estratégia Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Internacional
Capítulo 8 Estratégia Internacional Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson ©2003 Southwestern Publishing Company

2 O Processo de Gestão Estratégica
Capítulo 2 O Contexto Externo Desígnio e Missão Estratégica Inputs Estratégicos Capítulo 3 O Contexto Interno Fromulação Estratégica Strategy Implementation Capítulo 4 Estratégia de Negócio Capítulo 5 Rivalidade e Dinâmica Competitiva Capítulo 6 Estratégia Global Chapter 10 Corporate Governance Chapter 11 Organizational Structure and Controls Acções Estratégicas Capítulo 7 Estratégias de Aquisição e Restruturação Capítulo 8 Estratégia Internacional Chapter 12 Strategic Leadership Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Strategic Competitiveness Above-Average Returns Strategic Outcomes Feedback

3 Oportunidades e Resultados da Estratégia Internacional
Identificar Oportunidades Internacionais Explorar Recursos e Capacidades Usar as Competências Nucleares Estratégias Internacionais Modos de entrada Maior dimensão do mercado Retorno do investimento Economias de escala e aprendizagem Vantagens na localização Estratégia de negócio internacional Estratégia multidoméstica Estratégia global Estratégia transnacional Exportação Licensing Alianças Estratégicas Aquisições Nova subsidiária

4 Oportunidades e Resultados da Estratégia Internacional: (cont.)
Usar as Competências Nucleares Resultados da Competitividade Modos de entrada Gestão de problemas e do risco Melhor desempenho Exportação Licensing Alianças Estratégicas Aquisições Nova subsidiária Inovacão

5 Ciclo de Vida da Estratégia Internacional
2 Estimula a procura do produto e começa a exportar 3 Os concorrentes estrangeiros começam a produzir Venda de produtos ou serviços fora do mercado doméstico 1 A empresa introduz a inovação no mercado interno 4 A empresa inicia a produção no exterior 5 A produção começa a ser padronizada e a empresa deslocaliza-se para países de custos mais baixos

6 Motivações para a Expansão Internacional
Maior Quota de Mercado O mercado doméstico pode não ter a dimensão necessária para suportar um nível de eficiência elevado, suportado em economias de escala Retorno do Investimento Os grandes projectos de investimento podem precisar de mercados mais alargados (globais) para se tornarem viáveis Uma fraca protecção de patentes nalguns países pode fazer com que as empresas se expandam rapidamente para o exterior com o intuito de se anteciparem aos imitadores

7 Motivações para a Expansão Internacional (cont.)
Economias de Escala ou de Aprendizagem Aumentar a dimensão ou os mercados-alvo favorece a obtenção de economias de escala - na produção, no marketing, na I&D ou na distribuição Distribuir os custos por um maior volume de vendas Melhorar o lucro por unidade vendida Vantagens da Deslocalização Mercados de custos baixos podem favorecer o desenvolvimento de vantagens competitivas Podem permitir um melhor acesso a: Matérias primas Menores custos de mão de obra Bons clientes Energia mais barata

8 Estratégia Internacional Corporate: Determinantes de Vantagem Nacional
Factores de Produção Estratégia, Estrutura e Rivalidade empresarial Condições da Procura Indústrias Relacionadas e de suporte

9 Estratégia Internacional Corporate: Determinantes de Vantagem Nacional
Factores de produção: os inputs necessários para competir em qualquer indústria Mão de obra Terra Recursos naturais Capital Infra-estruturas Recursos humanos Factores avançados como comunicação digital e força de trabalho especializada

10 Estratégia Internacional Corporate: Determinantes de Vantagem Nacional
Condições da procura: caracterizada pela natureza e expressão quantitativa da necessidade que os compradores têm dos bens/serviços da indústria: A dimensão dum segmento de mercado pode produzir a procura necessária para justificar a oferta numa escala eficiente A eficiência pode levar ao dominio da indústria noutros países A procura especializada pode criar oportunidades para além das fronteiras nacionais

11 Estratégia Internacional Corporate: Determinantes de Vantagem Nacional
Indústrias relacionadas e de suporte: serviços de suporte, instalações, fornecedores… Suporte no design Suporte na distribuição Indústrias relacionadas: fornecedoras e clientes

12 Estratégia Internacional Corporate: Determinantes de Vantagem Nacional
Estratégia, estrutura e rivalidade empresarial: o padrão de estratégia, estrutura e rivalidade entre empresas varia consoante: Formação técnica Metodologias para a melhoria dos produtos e dos processos Sistemas competitivos e cooperativos

13 Estratégia Internacional Corporate:
Global Estratégia Transnacional Alta Necessidade de integração global Estratégia Multi-doméstica Baixa Baixa Alta Necessidade de resposta local

14 Estratégia Internacional Corporate:
O tipo de estratégia global escolhida terá um impacto na selecção e implementação das estratégias de negócio Algumas estratégias globais deixam alguma liberdade às suas subsidiárias nacionais para escolher as suas próprias estratégias Outras estratégias globais determinam as estratégias de negócio das suas subsidiárias, coordenando e partilhando os recursos entre unidades de negócio

15 Estratégia Internacional Corporate: Estratégia Multi-doméstica
As decisões estratégicas e operacionais são descentralizadas para as unidades de negócios em cada um dos países Os produtos/serviços são adaptados aos mercados locais As unidades de negócio de cada um dos países são independentes entre si Considera-se que os mercados são diferentes por países ou por regiões A atenção concentra-se na concorrência em cada um dos mercados/países

16 Estratégia Internacional Corporate: Estratégia Global
Os produtos são padronizados nos vários mercados nacionais As decisões ao nível das estratégias de negócio são centralizadas na casa-mãe As unidades estratégicas de negócio são assumidamente inter-dependentes Enfatiza economias de escala Faltam por vezes respostas às necessidades dos mercados locais Exige uma partilha de recursos e a coordenação entre os vários países (o que torna ainda mais dificil a gestão)

17 Estratégia Internacional Corporate: Estratégia Transnacional
Procura obter tanto uma eficiência global como uma resposta ao mercado local É difícil de atingir devido à simultaneidade das exigências de: Forte controlo e coordenação centrais (para alcançar mais eficiência) Descentralização para conseguir responder ao mercado local Deve procurar a aprendizagem organizacional para conseguir obter vantagem competitiva

18 Entrada no Mercado Global: Escolha do modo de entrada
Tipo de entrada Características Exportação Custo elevado, pouco controlo Baixo custo, baixo risco, baixo controlo, baixo retorno Licenciamento Alianças estratégicas Custos, recursos e riscos partilhados; problemas de integração Rápido acesso a novos mercados, custo elevado, negociações complexas, problemas de fusão com operações domésticas Aquisição Complexa, geralmente cara, consumidora de tempo, risco elevado, controlo máximo, retornos potenciais acima da média Nova subsidiária

19 Resultados da Competição Internacional: Receitas
Diversificação internacional e receitas: as empresas que expandem as vendas dos seus produtos/serviços para regiões e países de diferentes áreas geográficas e mercados: Vêem as receitas aumentadas Obtêm habitualmente lucros mais elevados Podem alcançar economias de escala e de experiência, vantagens de localização, maior dimensão de mercado e a oportunidade para estabilizar resultados financeiros

20 Resultados da Competição Internacional: Inovação
Diversificação internacional e inovação: nas empresas que expandem as vendas dos seus produtos/serviços para regiões e países de diferentes áreas geográficas e mercados verifica-se que: Os maiores retornos potenciais dos investimentos são fruto de inovações Geram recursos adicionais para investir em inovação As empresas ficam expostas a novos produtos e processos, permitindo a integração desse conhecimento nas suas relações e inovações

21 Riscos dum Ambiente Internacional
Riscos Políticos Riscos Económicos Os riscos políticos podem ser de vária ordem: Instabilidade nos governos locais Guerra civil ou internacional Terrorismo Possível nacionalização de empresas

22 Riscos dum Ambiente Internacional
Riscos Políticos Riscos Económicos Os riscos económicos são interdependentes dos riscos políticos e podem ser diversos: Diferenças e flutuações no valor das diferentes moedas Diferenças nos custos de mão de obra Dificuldades em fazer valer os direitos de propriedade Desemprego

23 Limites à Expansão Internacional: Problemas de Gestão
Custos de coordenação resultantes da dispersão geográfica das subsidiárias Barreiras culturais e Institucionais Percepção do desígnio estratégico dos concorrentes A complexidade competitiva geral


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