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FIC – Gestão e Liderança na Administração Pública

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Apresentação em tema: "FIC – Gestão e Liderança na Administração Pública"— Transcrição da apresentação:

1 FIC – Gestão e Liderança na Administração Pública
Prof. Dra. Joelma Kremer IFSC – Campus Lages FIC – Gestão e Liderança na Administração Pública

2 Conteúdo da Seção Liderança
Definir liderança e comparar liderança e administração. Resumir as principais conclusões e contribuições das teorias dos traços. Identificar as premissas e as principais limitações das teorias comportamentais. Identificar as premissas e as principais limitações das teorias contingenciais. Comparar e contrastar liderança carismática e transformacional. Definir liderança autêntica e demonstrar por que líderes eficazes valorizam a ética e a confiança. Demonstrar como o papel exercido pelo mentor ajuda nossa compreensão de liderança. Avaliar se as lideranças carismática e transformacional podem ser generalizadas nas diferentes culturas.

3 Caso Introdutório A “metamorfose“ de um líder
Para abordar o tema, utilize o caso introdutório do livro-texto.

4 O que é liderança? Liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos. No mundo dinâmico de hoje, as organizações precisam de liderança e administração fortes para atingir o nível ótimo de eficácia. Estabelecem direção Desenvolvem visão de futuro Engajam pessoas Comunicam visão Inspiram

5 Teoria dos traços de liderança
Empatia Inteligência emocional Abertura a novas experiências Consciencio-sidade Extroversão Teoria dos traços de liderança Os traços de personalidade podem auxiliar na identificação da liderança. Os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes.

6 Teorias comportamentais
Estrutura de iniciação Consideração Grau em que um líder é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às ideias dos fucionários e atenção ao seus sentimentos Grau em que um líder é capaz de definir e estruturar o próprio papel e o de seus funcionários no alcance dos objetivos Ohio Orientação para a produção Orientação para as pessoas Estilo de liderança que enfatiza os aspectos técnicos e práticos do trabalho Estilo de liderança que enfatiza as relações interpessoais Michigan

7 Teorias contingenciais
O modelo de contingência de Fiedler propõe que os grupos eficazes dependem da adequação entre o estilo do líder na interação com os subordinados e o grau de controle e influência que a situação lhe proporciona. Identificando o estilo de liderança: Questionário do colega de quem menos gosto (LPC) Definindo a situação: Relação líder-liderados: o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm por seu líder. Estrutura da tarefa: o grau de estruturação e formalização dos procedimentos e das tarefas no trabalho. Poder da posição: grau de influência que um líder tem sobre variáveis como o poder de contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumentos salariais. Orientado para a tarefa Orientado para o relacionamento

8 Teorias contingenciais
Adequando os líderes às situações: Deve-se adequar o líder à situação na qual ele tem melhor desempenho. Mudar o líder para se adequar à situação. Modificar a situação para adequá-la ao líder. Orientado para a tarefa Orientado para o relacionamento Bom Desempenho Fraco Favorável Moderado Desfavorável

9 Outras teorias contingenciais
1 2 3 Teoria da liderança situacional Teoria do caminho-meta Modelo de participação e liderança Hersey e Blanchard Teoria contingencial que enfoca o nível de prontidão dos subordinados. Robert House Sustenta que é função do líder ajudar os subordinados no alcance de metas. Victor Vroom e Phillip Yetton Relaciona o comportamento de liderança com a participação dos liderados no processo decisório.

10 Teoria de troca entre líder e liderados (LMX)
Teoria que propõe que os líderes criam grupos “e dentro” e “de for a”, e os liderados do grupo “de dentro” recebem avaliações de desempenho melhores, apresentam rotatividade menor e maior satisfação com o trabalho. Compatibilidade pessoal, competência do subordinado e/ou personalidade extrovertida Líder Relações formais Confiança Fortes interações Subordinado A Subordinado B Subordinado C Subordinado D Subordinado E Subordinado F Grupo de dentro Grupo de fora

11 Liderança carismática
Teoria da liderança carismática defende que os seguidores atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias a seus líderes quando observam determinados comportamentos. Eles têm uma visão que propõe um futuro melhor que o status quo. São capazes de esclarecer a importância da visão em termos compreensíveis para os demais. Visão e articulação Estão dispostos a correr riscos pessoais, assumem os custos de suas atitudes e sacrificam-se para atingir sua visão. Risco pessoal São perceptivos com relação às capacidades dos outros e sensíveis a suas necessidades e sentimentos. Sensibilidade às necessidades dos liderados Apresentam comportamentos vistos como inovadores e que vão contra as normas. Comportamentos não convencionais

12 Liderança transformacional
Líder Transacional Líder Transformacional Líder que conduz ou motiva seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas Líder que inspira seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados Recompensa contingente Administração por exceção (ativa) Administração por exceção (passiva) Laissez-faire Influência idealizada Motivação inspiracional Estímulo intelectual Consideração individualizada

13 Extensão total do modelo de liderança transformacional
Eficaz Influência idealizada Motivação inspiracional Estimulação intelectual Transformacional Consideração individualizada Transacional Recompensa contingente Passiva Ativa Administração por exceção Laissez-faire Não eficaz

14 Liderança autêntica Liderança Autêntica
Os líderes autênticos sabem quem são, no que acreditam e o que valorizam, e agem conforme seus valores e crenças, de forma aberta e honesta. Ética e liderança Liderança carismática socializada é a que transmite valores centrados nos outros versus centrados em si mesmos por líderes que são modelos de conduta ética. Liderança Autêntica Ética Confiança

15 Confiança e liderança A confiança é um estado psicológico que existe quando você concorda em se tornar vulnerável ao outro porque possui expectativas com relação ao modo como a situação vai se desenrolar. É uma expectativa positiva de que o outro não agirá de maneira oportuna. A confiança não está relacionada apenas ao líder; as características dos liderados também influenciam o desenvolvimento da confiança. Refere-se à honestidade e à sinceridade. Significa ter consistência entre o que se faz e o que se fala. Integridade Significa que uma pessoa de confiança considera os interesses dos outros, mesmo não alinhados com os seus. Benevolência Conhecimentos e habilidades técnicos e interpessoais de um indivíduo. Capacidade

16 Confiança como processo
A propensão à confiança refere-se à predisposição que determinado indivíduo tem para confiar em outras pessoas. A natureza da confiança. Confiabilidade do líder Assumir riscos Compartilhamento de informações Eficácia do grupo Produtividade Integridade Benevolência Confiança Capacidade Propensão à confiança

17 Quais as consequências da confiança?
A confiança entre supervisores e funcionários está relacionada a vários resultados positivos no trabalho. Confiança A confiança encoraja a assumir riscos. A confiança facilita o compartilhamento de informações. Grupos confiáveis são mais eficazes. A confiança melhora a produtividade.

18 Liderando para o futuro: mentoring
Pressiona a organização para conseguir tarefas desafiantes para seu protegido. Prepara o protegido para desenvolver habilidades e atingir seus objetivos. Dá assistência ao protegido ao fornecer-lhe exposição a pessoas influentes. Defende o protegido de possíveis riscos a sua reputação. Patrocina o protegido ao indicá-lo para possíveis contatos ou promoções. Age como um propagador das ideias que o protegido hesita em compartilhar com seu supervisor direto. Mentor Funcionário sênior que patrocina um funcionário menos experiente, chamado “protegido”

19 Funções psicossociais da relação de mentoring
Aconselha o protegido a respeito de ansiedades ou incertezas para ajudar a melhorar sua autoconfiança. Age como modelo de conduta. Oferece amizade e aceitação. Compartilha experiências pessoais com o protegido.

20 Desafios ao construto liderança
Teoria da atribuição da liderança: a liderança é simplesmente uma atribuição que as pessoas concedem a outros indivíduos. É mais importante passar a aparência de líder eficaz do que realizar conquistas propriamente ditas. Teoria dos substitutos ou neutralizadores da liderança. Substitutos Atributos que podem substituir a necessidade de liderança (ex. experiência e treinamento) Neutralizadores Atributos que impossibilitam que o comportamento do líder faça qualquer diferença para seus subordinados

21 Substitutos e neutralizadores da liderança
Características definidoras Liderança orientada para o relacionamento Liderança orientada para a tarefa Indivíduo Experiência/treinamento Sem efeito Substituto Profissionalismo Indiferença em relação a recompensas Neutralizador Trabalho Tarefas altamente estruturadas Oferece o próprio feedback Intrinsecamente satisfatório Organização Metas formalizadas explicitamente Regras e procedimentos rígidos Grupos de trabalho coesos

22 Encontrar e desenvolver líderes eficazes
Seleção Análise de conhecimentos, habilidades e capacidades Testes de personalidade Automonitoramento Entrevistas Treinamento Treinadores de executivos (coaching) para melhorar as habilidades de liderança Programas trainee e executivos LÍDERES EFICAZES

23 Bibliografia Básica Robbins, S.; Judge, T.; Sobral, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Capítulo 12. Material elaborado por Filipe Sobral


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