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Administração de Recursos Humanos II

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Apresentação em tema: "Administração de Recursos Humanos II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Evolução da função de Recursos Humanos: Modelo industrial; Modelo de investimento; Modelo de envolvimento; Modelo de alta flexibilidade. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Modelo industrial Enfoque nas regras do trabalho, planos de carreira claros, recompensa por antiguidade e administração de relações contratuais de emprego frequentemente complexas. Os sistemas de avaliação de desempenho, o julgamento de méritos e outras regras burocráticas especializadas geraram uma forte demanda por especialistas de recursos humanos. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

3 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Modelo de investimento O modelo de investimento surgiu baseado na autonomia do empregado, enriquecimento de funções, emprego vitalício e altos investimentos na socialização dos empregados e relações de remuneração de longo prazo. A área de recursos humanos passou a ser aceita como um conjunto integrado de atividades projetadas para ajudar os empregados e a organização a atingirem seus objetivos. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

4 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Modelo de envolvimento Crescente envolvimento dos empregados por meio do enriquecimento de funções, trabalho em equipes, confiabilidade e objetivos mútuos. Processo cuidadoso de seleção, emprego estável, comprometimento com a oferta de oportunidades de desenvolvimento, incentivos salariais, benefícios flexíveis e comunicação extensiva. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

5 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Modelo de alta flexibilidade A organização passa a ser uma rede solta de alianças. O uso de computadores e consultores externos pode auxiliar este novo modelo. A função de RH mais descentralizada e flexível está evoluindo em direção a um contingente bem menor de pessoas, formando uma equipe de elite, com líderes com ampla experiência e conhecimentos sobre o negócio e suas unidades. Os administradores de RH funcionam como consultores internos para as unidades de negócios, criando políticas sob medida para atender às necessidades negociais. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

6 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Os elementos da construção do RH Os profissionais de recursos humanos precisam de três competências básicas: Conhecimento do negócio – que inclui o entendimento dos aspectos financeiros, estratégicos, tecnológicos e organizacionais; Fornecimento das práticas de RH – que inclui a capacidade de criar e implementar adequadamente atividades de RH, tais como recrutamento e seleção, remuneração, treinamento, estruturação organizacional, relações com os empregados e comunicação. Administração da mudança – que reflete a capacidade de fazer acontecer a mudança (construir relacionamentos, gerenciar dados, conduzir e influenciar), e entender quais são as mudanças necessárias (inovação e criatividade). MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

7 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Exemplo de papéis e competências de recursos humanos Profissional em competência de recursos humanos: Orientação para o objetivo – capacidade de entrar e agir nas situações com objetivos específicos em mente; Pensamento antecipador – compreensão das consequências ou implicações prováveis das ações ou eventos; Planejamento e organização – habilidade para identificar ações e estabelecer cursos de ação, objetivos, métodos e recursos, para si e para os demais; Analítica – capacidade de fazer uma abordagem sistemática e racional das tarefas, situações ou problemas; Flexibilidade – capacidade de adaptação positiva às mudanças. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

8 Administração de Recursos Humanos II
Evolução da profissão de administrador de Recursos Humanos Exemplo de papéis e competências de recursos humanos Líder em iniciativa de recursos humanos: Administração de projetos – habilidade para liderar, planejar, organizar, priorizar e monitorar projetos de trabalho; Liderança – uso de estilos e métodos interpessoais adequados para guiar e inspirar indivíduos ou grupos em direção à realização de tarefas e objetivos; Planejamento e organização – habilidade para identificar opções e estabelecer cursos de ação, objetivos, métodos e recursos, para si e para os demais; Persistência – capacidade de repetir esforços para superar os obstáculos; Orientação para o objetivo – capacidade de entregar e agir nas situações com objetivos específicos em mente; Apresentação – habilidade de apresentar eficazmente as informações nas diferentes circunstâncias; Processo de grupo – conhecimento de dinâmica de grupo e habilidade para facilitar os processos no grupo. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.


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