A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepções em Educação Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepções em Educação Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Concepções em Educação Matemática
Profa. Ma.Margarete Farias Medeiros Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio

2 O professor de matemática
O matemático; O educador matemático.

3 A Educação Matemática Qual é a identidade da EM?
Quais são os domínios e fronteiras da EM? O que é ser um educador matemático? Há necessidade de investigação em EM? Quais são os objetivos da pesquisa em EM? Quais são os principais campos da pesquisa em EM? Onde institucionalmente se devem desenvolver as pesquisas em EM? Como pesquisar em EM?

4 Educação Matemática Nascida há pouco mais de 40 anos;
Área do conhecimento das ciências sociais ou humanas, que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática; Caracteriza-se como uma práxis que envolve o domínio do conteúdo específico (a matemática) e o domínio de ideias e processos pedagógicos relativos à transmissão/assimilação e/ou à apropriação /construção do saber matemático escolar; Está diretamente relacionada com a filosofia, a matemática, a psicologia e sociologia. A história, a antropologia, a semiótica, a economia e a epistemologia têm também prestado sua colaboração.

5 O surgimento da EM enquanto campo Profissional e Científico
Preocupação sobre a qualidade da divulgação e socialização das ideias matemáticas às novas gerações; Iniciativa das universidades européias (final século XIX) em promover formalmente a formação de professores universitários; Estudos experimentais realizados por psicólogos americanos e europeus sobre o modo como as crianças aprendiam matemática.

6 O objeto e os objetivos da pesquisa em EM
Envolve as múltiplas relações e determinações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sociocultural específico; Podemos estabelecer dois objetivos básicos: De natureza pragmática, que tem em vista a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática; De cunho científico, que tem em vista o desenvolvimento da EM como campo de investigação e de produção de conhecimento.

7 Algumas questões da investigação em EM
Surgem diretamente da prática de ensino, ou melhor, da reflexão do professor-investigação sobre sua própria prática e sobre a prática de outros; Geradas a partir de investigações ou estudos precedentes ou da própria literatura.

8 A EM como campo profissional e científico
Podemos afirmar que a EM não é apenas um campo profissional, mas também uma área do conhecimento; A EM é tanto uma área da pesquisa teórica quanto uma área de atuação prática, além de ser, ao mesmo tempo, ciência, arte e prática social.

9 Tendências Temáticas e Metodológicas da Pesquisa em EM
Processo ensino-aprendizagem da matemática; Mudanças curriculares; Emprego de tecnologias no Ensino da Matemática; Prática docente; Desenvolvimento profissional (de professores); Práticas de avaliação; Contexto sociocultural e político do ensino-aprendizagem da matemática.

10 Referências FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Editores Associados, 2006. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2005.


Carregar ppt "Concepções em Educação Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google