Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRachel Pais Alterado mais de 10 anos atrás
1
Mayara Reinert Gelamo email Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
“CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE”. Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
2
CTS Objetivo Justificativa Metodologia Resultados e Discussão
3
Ciência Tecnologia e Sociedade
Ciência – Conjunto organizado de conhecimentos relativos a determinado objeto utilizando-se um método; Tecnologia – Conjunto de conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividades Sociedade - “associação amistosa com outros”. Um grupo de pessoas com interesses mútuos que habitam um mesmo espaço e se organizam dentro dum conjunto de normas.
4
CTS CTS – Caracteriza-se como um sistema de conhecimentos que abrangem técnicas, procedimentos, verdades, leis e intencionalidades. Movimento de caráter educativo, político, cultural, ambiental, econômico e filosófico com intenção de promover análises reflexivas e transdisciplinares da Ciência e da Tecnologia no entorno social;
5
Na Educação A educação em CTS tem o objetivo de formar um indivíduo cidadão, crítico e consciente de que seu papel é fazer a história do seu tempo, construindo novas tecnologias, e conhecimentos científicos, refletindo sobre a sua utilização e analisando as suas repercussões nas relações sociais. Implica na formação de profissionais capacitados a transmitirem conhecimentos tecnológicos que conduzam a melhoria da qualidade de vida do homem e da sociedade.
6
Objetivo Identificar as representações sociais dos professores de Ciências do Ensino Médio quanto às concepções de Ensino/aprendizagem, CTS (Ciência, tecnologia e sociedade) e Prática pedagógica. Verificar quais as influências de CTS na prática pedagógica dos professores na visão dos próprios docentes.
7
Justificativa Observa-se que a sociedade vivencia uma crise, oriunda de diferentes fatores, entre eles os de ordem científica, tecnológica, social, econômica, cultural, política e sobremaneira os de ordem filosófica. Educação como ferramenta de mudança; Tendência pragmática dos profissionais das ciências exatas; Distância entre os conteúdos oferecidos e às necessidades dos educandos; Problemas mais epistemológicos do que metodológicos; A partir destas constatações foi pensado este projeto, sobre as representações sociais dos docentes quanto a CTS, ensino/aprendizagem e prática pedagógica.
8
Metodologia População: Foi aplicado questionário aos professores de Ciências do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Santa Catarina em Joinville. Amostra: professores que Química, Física e Matemática das escolas estaduais e particulares de ensino médio de cada uma das regiões de Joinville Aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para verificar as representações sociais dos professores quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Tratamento dos dados obtidos pela aplicação do questionário. Análise dos dados em termos quantitativo e qualitativo.
9
Resultados e Discussão
10
Resultados e Discussão
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.