A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina:Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina:Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina:Sistemas de Informação
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO – CAMPUS DESCALVADO Curso: ADMINISTRAÇÃO Disciplina:Sistemas de Informação Prof. FABIO RUY

2 Sistemas

3 O que é um sistema ? Um sistema  é um conjunto de elementos que interagem para se atingir metas ou objetivos.Basicamente , um sistema  possui os seguintes elementos : Entrada Processamento Saída

4 Entrada: Envolve captação e reunião  de  elementos  que entram no  sistema para serem processados. Exemplo: nome do cliente, CPF, endereço. São os dados na sua forma “bruta” sem processamento.

5 Processamento: Envolve processos de transformação que converte insumo (entrada) em produto. Ex.: os dados (matéria-prima) da informação, são processados e se tornam o produto informação.

6 Saída: Envolve  a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final. Ex.: um relatório com informações, originadas do processamento.

7 Exemplos de Sistema: Um sistema de produção recebe matérias-primas como entrada  e produz produtos acabados como saída. Um sistemas de informação também é um sistema que recebe recursos ( dados ) como entrada  e os processa em produtos (informação) como saída.

8 Importante destacar que:
O conceito de sistema se torna ainda útil pela inclusão de mais um componente : feedback ou realimentação. A incorporação deste componente a um sistema faz com que este se torne auto-monitorado ou auto-regulado.

9 O que é Feedback ou Realimentação ?
Feedback ou Realimentação é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Assim, os erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada  sejam corrigidos ou que um  processo seja modificado.

10

11 Sub-sistema ou ambiente de sistema:
Um  sistema  sempre funciona em um ambiente que contém  outros sistemas. Se um sistema for um componente de um sistema maior, ele é um sub-sistema. Vários sistemas podem ser conectados entre si por meio um limite compartilhado ou interface.

12 A forma na qual os elementos do sistema estão interligados é chamada configuração.As relações entre os elementos de um  sistema são definidas através de conhecimento. Em muitos casos , saber o objetivo do sistema é o primeiro passo para se definir  a forma como os elementos do sistema são configurados.

13 Classificação dos Sistemas:
Os sistemas podem ser classificados como simples ou complexos, abertos ou fechados , estáveis ou dinâmicos , adaptáveis ou não adaptáveis , permanentes ou temporários.

14 Simples ou Complexo: Um sistema simples é aquele que possui poucos elementos ou componentes e a relação entre componentes ou elementos não é complicada e direta. Já um sistema complexo possui muitos elementos que são altamente relacionados  e inter-conectados. Na realidade a maioria dos sistemas se situa em um estágio contínuo entre simples e complexo.

15 Aberto ou Fechado: Um sistema aberto interage com seu ambiente.Em outras palavras,  há um fluxo de entradas  e saídas por todos os limites do sistema. Um sistema fechado não há qualquer interação com o ambiente.Por isso é que existem poucos sistemas deste tipo.

16 Estável ou Dinâmico: Um sistema estável  é aquele que mudanças no ambiente  resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema. Um  sistema dinâmico  é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido a mudança de seu ambiente.

17 Adaptáveis ou Não-Adaptáveis:
Os conceitos sobre adaptáveis e não adaptáveis estão relacionados a estabilidade e dinâmica. Um sistema adaptável é aquele que responde ao ambiente mutável. Em outras palavras , é aquele que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta a mudança do ambiente. O sistema  não adptável é aquele que não muda com o ambiente mutável.

18 Permanente ou Temporário:
O  sistema permanente é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente 10 anos ou mais. O sistema temporário é aquele que existirá por um curto espaço de tempo.

19 Teoria Geral dos Sistemas - TGS

20 Hierarquia dos Sistemas

21 Hierarquia dos Sistemas:

22 Hierarquia dos Sistemas
Muitas vezes, a saída (output) de um sistema é a entrada (input) de outro sistema; Uma mudança em um sistema pode ter reflexos (reações) nos sistemas relacionados; É necessário o estudo dos sistemas para prever essas reações evitando surpresas. Para manter-se organizado um sistema depende de esforço (energia); Os sistemas tendem a estados com menos energia Na natureza, os sistemas tendem sempre à desorganização, ao caos. Os sistemas tendem a estados de maior entropia*

23 Mas o que é Entropia? Entropia, a priori, equivale a perda de energia, desordem.

24 Leis Universais

25 Leis Universais d) Homeostase:
Este princípio diz que os sistemas sempre procuram o equilíbrio. Isto quer dizer que, se uma parte não está funcionando bem, outras terão que trabalhar mais para manter o equilíbrio e para que o sistema consiga atingir seu objetivo.

26 Como a área de SI se inter-relaciona com a TGS?
A Teoria dos Sistemas se relaciona diretamente e indiretamente com a área de Sistemas de Informação. Diretamente, pois a própria Teoria dos Sistemas que tornou possível o desenvolvimento de sofisticados computadores e sistemas de automação, o que possibilitou o desenvolvimento dos softwares os quais passaram a contar com mais recursos (Ex. memórias primárias e secundárias).

27 Indiretamente, pois a Teoria dos Sistemas influenciou no fato de as empresas armazenarem cada vez mais informações e necessitarem de uma rápida resposta na hora de consultá-las, o que também tornou possível o surgimento das aplicações práticas como a Análise de Sistemas e a Engenharia de Softwares.


Carregar ppt "Disciplina:Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google