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PublicouLucas Gabriel Domingos Ferretti Alterado mais de 8 anos atrás
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Teoria do Iceberg
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ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO
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1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO
As palavras de transição são aquelas que estabelecem relações de sentido entre expressões, frases, orações ou parágrafos. Ao redigirmos um texto, servimo-nos dos muitos recursos que a língua nos oferece para que nossos discursos sejam providos de qualidade, clareza, objetividade, precisão, enfim... Recursos esses relacionados aos aspectos coesivos, por que não? Sim, pois a coesão representa um dos elementos inerentes à textualidade.
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Dessa forma, tendo em vista o sentido das relações estabelecidas entre expressões, orações, frases ou parágrafos em um determinado discurso, apresentamos a seguir algumas dessas palavras, seguidas da ideia que representam: Começo, introdução antecipadamente antes de mais nada a princípio de antemão à primeira vista desde já primeiramente
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Ideia de continuação Além disso, Em consequência disso,
ainda mais por outro lado do mesmo modo bem como juntamente com...
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Semelhança, conformidade
da mesma forma de acordo com igualmente segundo sob o mesmo ponto de vista assim também
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Tempo logo depois imediatamente frequentemente ao mesmo tempo posteriormente nesse ínterim simultaneamente
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Conclusão em síntese em suma afinal dessa forma Sendo assim
Em vista dos argumentos apresentados Em virtude do que foi mencionado, Levando-se em conta o que foi apresentado/observado Por tudo isso Dado o exposto
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2- Recursos linguísticos para construir a argumentação
Quanto aos recursos linguísticos de que se pode lançar mão para construir a argumentação, salientam-se os operadores lógicos e os operadores argumentativos, a seleção lexical, etc. Os operadores do tipo lógico apontam um tipo de relação lógica entre o conteúdo de duas ou mais preposições. A relação lógica, se explícita, é concretizada pela escolha do operador que sinaliza para o leitor o tipo de relação existente; se implícita, a organização, o encadeamento entre as duas proposições indica ao leitor o tipo de relacionamento lógico.
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Alguns operadores do tipo lógico:
1. adição: e, nem, também, não só... mas também; 2. causa: porque, já que, visto que, graças a, em virtude de; 3. conclusão: logo, portanto, pois; 4. condição: se, caso, desde que; 5. comparação: como, assim como; 6. conformidade: segundo, conforme; 7. consequência: tão... que, tanto... que, de forma que; 8. explicação: pois, porque, porquanto; 9. finalidade: para que, a fim de que; 10.oposição: mas, porém, entretanto, embora, mesmo que; 11.tempo: quando, logo que, assim que, enquanto; 12.proporção: à medida que, à proporção que.
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3- A coesão por conexão Operadores Argumentativos
Embora, ainda que, mesmo que – Tais conectivos estabelecem relação de concessão e contradição, admitindo argumentos contrários, contudo, com autonomia para vencê-los. Observe o exemplo: Embora não simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu à festa. Aliás, além de tudo, além do mais, além disso – Conferem mais credibilidade aos argumentos, reforçando-os juntamente à ideia final. Constate: O garoto é um excelente aluno, aliás, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado e gentil.
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Ainda, afinal, por fim – Incluem mais um elemento no conjunto de ideias retratadas, como também revelam mais um argumento a título de conclusão do assunto abordado. Note: Não poderia permanecer calado, afinal, tratava- se de sua permanência na diretoria, e ainda assim pensou muito.
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Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa forma – Exemplifica o que já foi expresso, com vistas a complementar ainda mais a argumentação. Como expresso por meio do exemplo a seguir: Não obteve êxito na sua apresentação. Dessa forma, o trabalho precisou ser refeito.
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Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante – Estabelecem oposição entre dois enunciados, ligando apenas elementos que não se opõem entre si. Perfeitamente constatável em: contrapõem argumentos: Esforçou-se bastante, contudo não obteve sucesso no exame avaliativo.
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E, nem, como também, mas também – Estabelecem uma relação de soma aos termos do discurso, desenvolvendo ainda mais a argumentação. Veja o exemplo: Não proferiu uma só palavra durante a reunião, mas também não questionou acerca das decisões firmadas.
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PRÁTICA DA SEMANA O exercício é a utilização dos recursos linguísticos apresentados no momento da elaboração te textos. Prof. Deborah Costa
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