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Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.

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2 Teoria do Iceberg

3 ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO

4 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO
As palavras de transição são aquelas que estabelecem relações de sentido entre expressões, frases, orações ou parágrafos. Ao redigirmos um texto, servimo-nos dos muitos recursos que a língua nos oferece para que nossos discursos sejam providos de qualidade, clareza, objetividade, precisão, enfim... Recursos esses relacionados aos aspectos coesivos, por que não?  Sim, pois a coesão representa um dos elementos inerentes à textualidade.

5 Dessa forma, tendo em vista o sentido das relações estabelecidas entre expressões, orações, frases ou parágrafos em um determinado discurso, apresentamos a seguir algumas dessas palavras, seguidas da ideia que representam: Começo, introdução antecipadamente antes de mais nada a princípio de antemão à primeira vista desde já primeiramente

6 Ideia de continuação Além disso, Em consequência disso,
ainda mais por outro lado do mesmo modo bem como juntamente com...

7 Semelhança, conformidade
da mesma forma de acordo com igualmente segundo sob o mesmo ponto de vista assim também

8 Tempo logo depois imediatamente frequentemente ao mesmo tempo posteriormente nesse ínterim simultaneamente

9 Conclusão em síntese em suma afinal dessa forma Sendo assim
Em vista dos argumentos apresentados Em virtude do que foi mencionado, Levando-se em conta o que foi apresentado/observado Por tudo isso Dado o exposto

10 2- Recursos linguísticos para construir a argumentação
Quanto aos recursos linguísticos de que se pode lançar mão para construir a argumentação, salientam-se os operadores lógicos e os operadores argumentativos, a seleção lexical, etc. Os operadores do tipo lógico apontam um tipo de relação lógica entre o conteúdo de duas ou mais preposições. A relação lógica, se explícita, é concretizada pela escolha do operador que sinaliza para o leitor o tipo de relação existente; se implícita, a organização, o encadeamento entre as duas proposições indica ao leitor o tipo de relacionamento lógico.

11 Alguns operadores do tipo lógico:
1. adição: e, nem, também, não só... mas também; 2. causa: porque, já que, visto que, graças a, em virtude de; 3. conclusão: logo, portanto, pois; 4. condição: se, caso, desde que; 5. comparação: como, assim como; 6. conformidade: segundo, conforme; 7. consequência: tão... que, tanto... que, de forma que; 8. explicação: pois, porque, porquanto; 9. finalidade: para que, a fim de que; 10.oposição: mas, porém, entretanto, embora, mesmo que; 11.tempo: quando, logo que, assim que, enquanto; 12.proporção: à medida que, à proporção que.

12 3- A coesão por conexão Operadores Argumentativos
Embora, ainda que, mesmo que – Tais conectivos estabelecem relação de concessão e contradição, admitindo argumentos contrários, contudo, com autonomia para vencê-los. Observe o exemplo:  Embora não simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu à festa.  Aliás, além de tudo, além do mais, além disso – Conferem mais credibilidade aos argumentos, reforçando-os juntamente à ideia final. Constate:  O garoto é um excelente aluno, aliás, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado e gentil.

13 Ainda, afinal, por fim – Incluem mais um elemento no conjunto de ideias retratadas, como também revelam mais um argumento a título de conclusão do assunto abordado. Note:  Não poderia permanecer calado, afinal, tratava- se de sua permanência na diretoria, e ainda assim pensou muito. 

14 Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa forma – Exemplifica o que já foi expresso, com vistas a complementar ainda mais a argumentação. Como expresso por meio do exemplo a seguir:  Não obteve êxito na sua apresentação. Dessa forma, o trabalho precisou ser refeito.

15 Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante – Estabelecem oposição entre dois enunciados, ligando apenas elementos que não se opõem entre si. Perfeitamente constatável em:  contrapõem argumentos: Esforçou-se bastante, contudo não obteve sucesso no exame avaliativo. 

16 E, nem, como também, mas também – Estabelecem uma relação de soma aos termos do discurso, desenvolvendo ainda mais a argumentação. Veja o exemplo:  Não proferiu uma só palavra durante a reunião, mas também não questionou acerca das decisões firmadas.

17 PRÁTICA DA SEMANA O exercício é a utilização dos recursos linguísticos apresentados no momento da elaboração te textos. Prof. Deborah Costa


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