A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acompanhando e avaliando

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acompanhando e avaliando"— Transcrição da apresentação:

1 Acompanhando e avaliando

2 Aprendizagem dos alunos
Foco voltado para a discriminação de procedimentos relacionados ao diagnóstico e avaliação Aprendizagem dos alunos Trabalho desenvolvido pelas escolas Necessidade de reagrupamentos dinâmicos- mecanismos de intervenção Produção de instrumento Revisão do núcleo conceitual- sistema de ciclos

3 Revendo a concepção de avaliação em sistema de ciclos
A avaliação assume uma dimensão formadora.

4 Fonte de informação para reformulação da prática pedagógicas
Visa proporcionar uma proposta que seja adequada às características do desenvolvimento e aprendizagem Fonte de informação para reformulação da prática pedagógicas Registro com ênfase em progressões e não ruptura Avaliação das práticas de ensino dos professores e das instituições Problemas na aprendizagem Problemas na prática de ensino

5 O trabalho do professor é constantemente avaliado
O professor não é o único responsável Elaboração de planejamentos, políticas de formação,ações diversificadas Avaliações de P.P.P PROJETOS CURRICULARES AVALIAÇÃO DO SISTEMA PROGRAMAS E INOVAÇÕES

6 A avaliação dos alunos abrange uma dimensão tecnica e burocrática
Caráter classificatório Somativo -controlador Objetivo de certificação- atendimento à dimensão burocrática Sistema fechado- dominante- registros quantitativos

7 Dimensão pedagógica ou formativa
Função diagnóstica Descritiva Qualitativa sinalizadora Estratégias de intervenção necessárias ao avanço Sistema aberto de avaliação

8 Prevalece os aspectos qualitativos
Avaliação contínua e cumulativa Prevalece os aspectos qualitativos Possibilidade de aceleração para alunos com atraso

9 Possibilidade de avanços Estudos de recuperação-paralelo ao ano letivo
Aproveitamento dos estudos com êxito Estudos de recuperação-paralelo ao ano letivo

10 Fonte de dúvidas conflitos contradições

11 Implica transformAÇÃO DE CATEGORIAS
ANÁLISE DE APRENDIZAGEM E DE RESULTADOS DESCRÉDITO LER PÁGINA 8

12 INTRUMENTO PARA DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO
1ª AÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Coletar dados RELEVANTES, através de INSTRUMENTOS tendo em vista OBJETIVOS e capacidades que se pretende avaliar Engloba três vertentes OBJETIVOS GERAIS CONTEÚDOS CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO ( ler página 66)

13 Instrumentos mais relevantes no contexto da progressão continuada
Observação e registro Provas operatórias Auto avaliação portifólio

14 Avaliação de portfólio Auto avaliação
Apresentação de dados para os pais e comunidade escolar Avaliação pelo professor

15 Utilização de critérios observáveis nas propostas de avaliação
perspicácia Avaliar-tarefa complexa- exige análise flexibilidade Não se deve tomar parâmetros dinamismo Análise de progresso tendo em vista a trajetória do aluno (página 68)

16 Avaliação de conhecimentos e capacidades
Avaliar de acordo com parâmetros curriculares Considerar dimensões ou eixos de conhecimentos- conceituais procdimentais atitudinais

17 Tendo em vista tal amplitude as ações avaliativas tomam um novo rumo
Abrange conteúdos de todos os campos Pertinentes à escolarização inicial Conhecimento de mundo- Formação pessoal e social Capacidades relacionadas às dimensões corporais e motoras, cognitivas, socioafetivas, éticas e estéticas

18 As tomadas de decisões Reagrupamentos dinâmicos= examinar e equacionar questões básicas e complementares= quem/ com quem/ como/ qual grupo Estratégias de intervenção= importante para o aluno perceber critérios além de afinidades ou simpatias

19 Critérios flexíveis e variados Interferir esporadicamente
Definição do número de participantes rotatividade

20 Avaliando a escola- o aluno e o ensino
*As dificuldades diagnosticadas são fontes de informações para tomada de decisões *registros deverão nortear a avaliação do processo *Questões devem ser analisadas e base de reflexão para o professor- escola *A avaliação da escola e do sistema são indissociáveis da avaliação de desempenho do aluno ( ler 73)


Carregar ppt "Acompanhando e avaliando"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google