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Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical

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Apresentação em tema: "Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical"— Transcrição da apresentação:

1 Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Fundamentos: objeto – estudo do comportamento Metodológico: S – R (estímulo resposta)‏ Cognitivo: S – O – R (estimulo organismo resposta)‏ Radical: SD – R – C (estimulo resposta consequência)‏ Histórico: Estruturalismo: experimentação, elementarismo Funcionalismo: adaptação ao ambiente, comparação, introspecção limitada Contexto Social: EUA, expansão, guerras 1913 – Revolução de John B. Watson – Psicology as the behaviorist views it. atos comportamentais observáveis e passíveis de descrição objetiva rejeitava termos e conceitos mentalistas (sensação, mente, consciência)‏ Psicologia como ciência objetiva com finalidade de previsão e controle do comportamento. Estados mentais como objeto de observação: ilusão 1920 – cursos sobre behaviorismo em universidades. Métodos: observação com e sem instrumentos, testes, relato verbal e reflexo condicionado. - Pavlov: fisiologista russo que “descobriu” o reflexo condicionado. Decomposição do comportamento em partes ou elementos facilitando a observação e mensuração Homem como máquina: não se observa, é observado. Ambiente influencia o comportamento (não a mente)‏ Psicologia tão objetiva quanto a física

2 Behaviorismo Radical – B. F. Skinner (1904-1990)‏
Queria ser escritor (romancista). Psicologia como fonte de inspiração. Psicologia para transformação social. Dois momentos e modelos: Física e Biologia Limites do modelo da física newtoniana: mecanismos explicativos baseados em conceitos metafísicos (lei da gravidade) Passa a tratar a explicação como descrição: relações ordenadas. Substituição a noção de causa-efeito. Relações funcionais. Comportamento é o fazer do organismo. Sem necessidade de recorrer à explicações baseadas na fisiologia. 1937 – formulação do conceito de operante. Mudança na relação com o ambiente. Comportamento produz consequências e essas influenciam o comportamento futuro. Múltiplas variáveis atuando. Homem é produtor do ambiente que o determina. Relações funcionais – organismo e ambiente: afasta Skinner das concepções mecanicistas. 1970 – Inserção do Behaviorismo no modelo de ciências biológicas. Nova causalidade: modelo de seleção por consequências – seleção de comportamentos ocorre em função de seus efeitos sobre o ambiente. Consequências do passado determinam comportamento no presente. Processo de seleção natural: homem é ser em processo, em transformação constante. Interação com o ambiente e outros homens gera formas variadas de comportamento. Marcas: multiplicidade, diversidade e variabilidade Modelo de causalidade: refuta a mente como agente causador da ação humana

3 Passado modifica o organismo, altera sua forma de se relacionar com o mundo VERSUS experiência acumulada na memória e recuperadas para orientar uma ação planejada para maior adaptação Tríplice determinação ambiental: Espécie (filogenético – história da espécie). Seleção natural, características da espécie e padrões de comportamento. Aprender por imitação. Indivíduo (ontogenético – história do indivíduo). Ampliação do repertório comportamental, maior adaptabilidade, ampliação do mundo. Aprender pela experiência. Cultura (práticas culturais). Comportamento social e verbal simbólico. Aprender a partir da experiência dos outros (regras)‏ Comportamento verbal: acesso ao mundo privado, comportamento autodescritivo, conhecimento tem origens sociais (comunidade que faz perguntas e ensina respostas)‏ Visão empirista/tradicional: conhecimento a partir de sensações que geram idéias que se associam e formam pensamentos. Conhecimento não é representação do mundo, é ação sobre o mundo. (ciência não mentalista). Processos mentais escondem o que acontece: interação história com o ambiente. Necessidade do “eu criativo” : observamos apenas o produto da criação. (interno não é causa, é parte do processo). Discussão sobre a subjetividade deve ser ampliada (para o contexto da humanidade)‏ Encontrar determinantes do comportamento: processo difícil para a ciência. Visão sobre a ciência: produto cultural. Objetivos maiores: proposição de soluções para os problemas da espécie humana


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