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AS FUNÇÕES DA DOENÇA E DO ADOECER
A PSICOLOGIA DO DOENTE AS FUNÇÕES DA DOENÇA E DO ADOECER
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A PSICOLOGIA DO DOENTE MECANISMOS DE DEFESA UTILIZADOS AO ADOECER;
PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO DO MÉDICO; PROBLEMAS DO ADOLESCENTE DOENTE; PROBLEMAS DA DOENÇA NA TERCEIRA IDADE
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MECANISMOS PSICOLÓGICOS DE DEFESA AO ADOECER
SOBRETUDO NAS DOENÇAS CRÔNICAS DIMINUIÇÃO DOS INVESTIMENTOS OBJETAIS / LIBIDINAIS / OPERATIVOS; DEPENDÊNCIA; REGRESSÃO; (HOSPITALISMO) REDUÇÃO DOS INTERESSES;
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MECANISMOS PSICOLÓGICOS DE DEFESA AO ADOECER
EGOCENTRISMO: “NINGUÉM VE QUE ESTOU DOENTE”; “AS PESSOAS CONTINUAM TENDO UMA VIDA NORMAL, COMO SE EU NÃI ESTIVESSE DOENTE”; “NINGUÉM TENTA ME AJUDAR, NINGUÉM VE MINHAS NECESSIDADES”;
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MECANISMOS PSICOLÓGICOS DE DEFESA AO ADOECER
PROJEÇÃO: “OS MÉDICOS NÃO ESTÃO SE ESFORÇANDO”; “O MÉDICO NÃO É COMPETENTE”; “ DERAM REMÉDIO ERRADO”; “PASSARAM POR TAL EXAME” PENSAMENTO MÁGICO: CURANDEIROS, MISTICISMOS, MILAGRES, RELIGIOSIDADE
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MECANISMOS PSICOLÓGICOS DE DEFESA AO ADOECER
DURANTE A DOENÇA, O PACIENTE DELEGA AO MÉDICO PARTE DE SEUS PODERES; A QUALIDADE DA RELAÇÃO E DA AÇÃO PSICOTERÁPICA DO MÉDICO PERMITIRÁ O RESTABELECIMENTO DA AUTONOMIA DO PACIENTE E CAPACIDADE DE TOMAR CONTA DE SI
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MECANISMOS PSICOLÓGICOS DE DEFESA AO ADOECER
A DOENÇA FRAGILIZA E LEVA A REGRESSÃO; REGREDIDO O EGO TENDE A BUSCAR FIGURAS CONTINENTES / AFETIVAS / ASSEGURADORAS O INDIVÍDUO QUE NÃO AS TEM OU NÃO AS TEVE, PODE ALÉM DA DOENÇA, ENFRAQUECER-SE AINDA MAIS COM AFETOS DEPRESSIVOS
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MECANISMOS PSICOLÓGICOS DE DEFESA AO ADOECER
A DOENÇA AUMENTA A NECESSIDADE DE SUPORTE AFETIVO E DE ATENÇÃO; QUANDO NÃO É SATISFEITO (FAMÍLIA, EQUIPE DE SAÚDE); O PACIENTE PODE VOLTAR-SE CONTRA QUEM PRESTA CUIDADOS COMO MÉDICOS, ENFERMEIRAS, PARENTES; HOSTILIZANDO, REIVINDICANDO, TORNANDO-SE MUITO DETALHISTA, INDAGADOR, PREOCUPADO COM PICUINHAS; FUGAS HOSPITALARES, ABANDONOS DE TRATAMENTO
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POSTURA DO MÉDICO O MÉDICO ESTÁ SOB OBSERVAÇÃO CERRADA DESSES PACIENTES; COMPREENDER, OBSERVAR E PERMITIR QUE O PACIENTE OS MANIFESTE; MENOR SINAL DE FRIEZA / DESINTERESSE / RECUSAR OU HOSTILILIZAR CRIA UM OBSTÁCULO NA RELAÇÃO O MÉDICO DEVE ESTAR ATENTO A SEUS SENTIMENTOS E REAÇÕES FACE A ESSES MECANISMOS (CONTRATRANSFERÊNCIA)
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POSTURA DO MÉDICO CASOS GRAVES E/OU PACIENTES TERMINAIS OS MECANISMOS PODEM MUDAR; O PACIENTE PODE ENTREGAR-SE A UMA APATIA / ABANDONO NESTES MOMENTOS TEM GRANDE NECESSIDADE DE DEMONSTRAÇÕES DE AFETO
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POSTURA DO MÉDICO ESPERA OUVIR DO MÉDICO O QUE OCORRERÁ COM ELE;
COMO SERÁ A EVOLUÇÃO DA DOENÇA EVENTUAL MORTE PASSA A ACREDITAR QUE O MÉDICO DETÉM O CONHECIMENTO SOBRE A MORTE
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PROBLEMAS DO ADOLESCENTE DOENTE
PROBLEMAS DE ADERÊNCIA AO TRATAMENTO: A MEDICAÇÃO E A DOENÇA OFENDEM O DESEJO HEDONISTA DE “CURTIR A VIDA”; LIMITA A ONIPOTÊNCIA JUVENIL; SENTE-SE DIFERENTE DOS OUTROS
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PROBLEMAS DA DOENÇA NA TERCEIRA IDADE
PROBLEMAS DE ADERÊNCIA AO TRATAMENTO SÃO OPOSTOS AOS DOS ADOLESCENTES: DIFICULDADES COGNITIVAS: DIFICULDADES OPERACIONAIS; DEPRESSÃO; PROBLEMAS DE SUPERDOSAGEM E INTOXICAÇÃO
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