A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sites Noticiosos Portugueses - Evolução 2006-2010 Internacionais - 2010 Fernando Zamith Catarina Osório Universidade do Porto 09.12.2010 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sites Noticiosos Portugueses - Evolução 2006-2010 Internacionais - 2010 Fernando Zamith Catarina Osório Universidade do Porto 09.12.2010 2."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sites Noticiosos Portugueses - Evolução 2006-2010 Internacionais - 2010 Fernando Zamith Catarina Osório Universidade do Porto 09.12.2010 2

3 Potencialidades da Internet Hipertextualidade Multimedialidade Interactividade Instantaneidade Ubiquidade Memória Personalização

4 Grelha de Análise Peso por Potencialidade POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO/ PERCENTAGEM Interactividade25 Hipertextualidade20 Multimedialidade12 Instantaneidade12 Ubiquidade4 Memória12 Personalização12 Criatividade3 TOTAL (Máximo)100 4

5 Observação Transversal Itens com múltiplos aproveitamentos POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO MÁXIMA GrelhaTransversalTotal Interactividade 25- Hipertextualidade 20424 Multimedialidade 12 24 Instantaneidade 12719 Ubiquidade 4-4 Memória 12214 Personalização 12315 Criatividade 3-3 TOTAL (Máximo) 10028128 5

6 Observação Transversal Itens com múltiplos aproveitamentos POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO MÁXIMA Grelha 2006Grelha 2009Total 2009 Interactividade 252224 Hipertextualidade 20/242024 Multimedialidade 12/241224 Instantaneidade 12/191221 Ubiquidade 457 Memória 12/141220 Personalização 12/151417 Criatividade 333 TOTAL (Máximo) 100/128100140 6

7 Novidades Grelha 2009 equivalência pontual dada às três grandes potencialidades reforço de quase todas as áreas introdução de itens de elementos da Web 2.0 que entretanto surgiram introdução de item de acessibilidade alteração radical dos itens da multimedialidade, substituindo os dispositivos isolados pelos realmente multimédia

8 Novidades Grelha 2009 alargamento para 5 horas dos intervalos de observação da instantaneidade reforço da valorização das actualizações reformulação dos itens da ubiquidade mudança da designação de alguns itens, de forma a que a grelha possa abarcar situações futuras resultantes da evolução de tecnologias e de hábitos de consumo definição clara dos momentos de observação

9 Universo de análise Sites noticiosos portugueses de âmbito nacional TemaGeralEconomiaDesportoAcadém.Total Nov 200622--- Nov 200727--- Nov 20082767242 Nov 2009*29610251 Nov 20102559342 9 * Foram analisados também 4 sites de jornais partidários

10 Movimento Entrada: –Akademia Saídas: –Semanário- Vida Económica –Semanário Privado- O Golo –Global Notícias –Rádio Clube Ficou: –24 Horas

11 Resultados % aproveitamento das potencialidades da Internet Tema GeralEconomiaDesportoAcadém.Partid. Média Nov 200623,3---- Nov 200721,2---- Nov 200827,126,22740-27,6 Nov 200934,4---- NG Nov 200932,626,223,23014,828,5 NG Nov 20103934,827,229,3-35,3 11

12 Resultados Universo inicial - 22 sites (agora -1) Novembro 200623,3% Novembro 200723,2% Novembro 200829,5% Novembro 200936,4% Novembro 2009 (nova grelha)34,8% Novembro 2010 (nova grelha) – 21 sites38,3% 12

13 2006 s2007 s2008 s2009 NG 2010 NG Interactividade17,513,215,620,622 Hipertext.10,73,910,61725,8 Multimed.26,529,644,433,542 Instantan.51,543,555,937,842,1 Ubiquidade6,83,74,621,730,9 Memória37,531,540,140,246 Personalização19,714,826,52835,1 Criatividade10,113,629,62326,7 Média23,321,227,132,639 Aproveitamento por Potencialidade Nacional/Geral

14 14 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 1º=Jornal de Notícias61+6 2ºi55= 3º+6TSF54+10 4º+4Público53+6 4º+2Expresso53+3 6ºVisão52+1 7º-3RTP51 8ºDiário de Notícias49+1 9º=Renascença48+4 10º+3TVI43+7 10º+2Correio da Manhã43+5

15 15 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 12ºPortugal Diário42+2 13º+1Sol39+6 13º+10SIC39-14 15º+3Lusa38+11 16º=Sábado36+7 16ºDiário Digital36+5 18ºTV Net31+3 19º=Destak28+2 20º=Portugal News21+2

16 16 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 21º+1Jornal Digital17 22º+4Actualidades*14= 23º+224 Horas12-4 23ºO Diabo12-6 25º+2Metro11-2 * Nova designação da Fábrica de Conteúdos

17 17 Ranking ObCiber 2010 Sites noticiosos portugueses Economia Desporto Académicos –Catarina Osório (Nov. 2010)

18 18 Ranking ObCiber 2010 Economia Lug.%Dif 1º+1Diário Económico41+9 2ºJornal de Negócios40+4 3º=Agência Financeira32+3 3º+1Oje32+6 5ºExame29+3

19 19 Ranking ObCiber 2010 Desporto Lug.%Dif 1º+1Zero 37+7 2º+3Futebol 36534+11 3º=MaisFutebol31+3 4º-3Record28-6 5º+1Sapo Desporto27+5 6º-2A Bola26+2 7º+2Relvado23+8 8ºClix Desporto20 9º-2O Jogo19-2

20 20 Ranking ObCiber 2010 Académicos Lug.%Dif 1º=JornalismoPortoNet36= 2º=Urbi@Orbi27+3 3º-Akademia25-

21 Regionais Sites de jornais regionais do distrito do Porto –Patrícia Couto (Abr/Mai 2010)

22 2010 GO Interactividade27,2 Hipertextualidade10,5 Multimedialidade38,8 Instantaneidade19,2 Ubiquidade0 Memória45,8 Personalização30,8 Criatividade70 Média27,4 Aproveitamento por Potencialidade Regionais/Porto

23 2010 GO Terras do Vale do Sousa48 Matosinhos Hoje38 Fórum do Vale do Sousa36 Póvoa Semanário36 A Verdade34 A Voz da Póvoa29 Imediato25 O Gaiense22 O Progresso de Paredes8 Média27,4 Ranking Regionais/Porto

24 2010 - Internacional Aplicação da grelha a 10 sites noticiosos internacionais: –5 oriundos de meios tradicionais –5 nascidos na Internet Agosto/Setembro 2010

25 Critérios de Selecção - 1º Grupo –títulos originários dos três grandes meios tradicionais (imprensa, rádio e televisão) –de diferentes países onde o ciberjornalismo está mais desenvolvido (Estados Unidos, Reino Unido e Espanha) –de grande audiência (quer no meio original quer na Internet) –reconhecidos ou mesmo premiados pela sua qualidade e pela forma como aproveitam alguma ou várias potencialidades da Internet

26 1º Grupo The New York Times BBC CNN El País Guardian

27 Critérios de Selecção - 2º grupo títulos de grande audiência e/ou apontados como exemplos de formas inovadoras de produzir e apresentar notícias na Internet: por iniciativa de cidadãos pela participação e/ou colaboração de cidadãos pela agregação de conteúdos noticiosos de diferentes títulos, tipos de produção e modos de agregação

28 2º Grupo Oh My News The Huffington Post Google News Newsvine Digg

29 2º Grupo Wikinews The Huffington Post Google News Newsvine Digg

30

31 Resultados % 1ºGuardian77 2ºEl País73 3ºThe New York Times68 4ºCNN66 5ºBBC61 6ºWikinews50 7ºThe Huffington Post49 7ºNewsvine49 9ºGoogle News43 10ºDigg31 Média56,7

32 Resultados % 1ºCriatividade80 2ºMemória70 3ºUbiquidade68,6 4ºPersonalização64,7 5ºInstantaneidade57,1 6ºMultimedialidade54,6 7ºHipertextualidade51,7 8ºInteractividade33,3 Média56,7

33 Resultados (pontos da Criatividade distribuídos) % 1ºUbiquidade71,4 2ºMemória71 3ºPersonalização70 4ºInstantaneidade58,1 5ºHipertextualidade55 6ºMultimedialidade54,6 7ºInteractividade35,8

34 Análise Clivagem clara entre títulos de meios tradicionais (melhor) e online only Títulos da imprensa superam audiovisuais 3 principais potencialidades são as menos aproveitadas Interactividade apenas com 1/3 Memória, Ubiquidade e Personalização no topo

35 Análise Instantaneidade e Multimedialidade abaixo do esperado Hipertextualidade bastante melhor do que no caso português Google News e CNN ultrapassaram máximo de aproveitamentos não previstos (Criatividade)

36 Líderes Guardian –Interactividade –Instantaneidade –Hipertextualidade –Memória (ex-aequo)

37 Líderes El País –Personalização –Memória (ex-aequo) CNN –Multimedialidade –Ubiquidade (ex-aequo)

38 Líderes BBC –Ubiquidade (ex-aequo) Google News –Criatividade

39 Piores Digg –Hipertextualidade –Ubiquidade –Memória Google News –Interactividade –Instantaneidade

40 Piores Wikinews –Personalização Newsvine –Multimedialidade

41 Pontos Fracos New York Times –Instantaneidade –Personalização BBC –Interactividade Huffington Post –Interactividade –Ubiquidade –Personalização

42 Conclusões Cibermeios estão ainda longe de aproveitar ao máximo as potencialidades da Internet Interactividade é uma promessa adiada Grandes potencialidades são as menos aproveitadas Jornalismo tradicional adapta-se melhor à Internet do que projectos novos

43 Conclusões Metodologia mostrou-se eficaz e adequada para estudar cibermeios de diferentes países, línguas e tipos

44 Questão para o futuro Será que os (proprietários, editores e jornalistas dos) sites noticiosos querem aproveitar (todas) as potencialidades da Internet?

45 45 Takk! zamith@gmail.com


Carregar ppt "Sites Noticiosos Portugueses - Evolução 2006-2010 Internacionais - 2010 Fernando Zamith Catarina Osório Universidade do Porto 09.12.2010 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google