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MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
MODAL FERROVIÁRIO Profa. Valdnéa Santos
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História no Brasil Estatização da malha ferroviária:
1957 – Criação da Rede Ferroviária Federal S. A. – RFFSA 1971 – Criação da Ferrovia Paulista S. A.- FEPASA Décadas de 60 – 70 => declínio da rede ferroviária: Atuação limitada ao mercado de minério, combustível, cimentos e alguns grãos; Maior atenção para o desenvolvimento da modalidade rodoviária
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Características Grandes volumes Longas distâncias Valor unitário baixo
Sem urgência de entrega Terminais fixos
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Inversão de Valores
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Vantagens Alta eficiência energética
Transporta grandes massas simultaneamente Não há pedágio Menor índice de acidentes se comparado às rodovias Menor poluição Possibilidade de transportar qualquer tipo de produto
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O modal é considerado um dos mais adequados para o transporte de longa distância e de matérias-primas ou manufaturados de baixo valor agregado e em grandes quantidades (NASCIMENTO, 2007, p. 5). O ferroviário é um modal de transporte com uma característica única e que o diferencia dos demais modais, que é a sua limitação de tráfego aos trilhos estabelecidos, não havendo flexibilidade, atendo-se a trajetos fixos. Também representa uma velocidade média muito pequena e problemas de bitolas, e estas características lhe dão uma desvantagem perante o rodoviário (KEEDI, 2003, p.109).
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Desvantagens Tempo de carga e descarga elevado
Transporte guiado limitado aos trilhos (baixa flexibilidade) Baixa velocidade operacional Pouco competitivo para pequenas distâncias (< 400 km) Falta de padronização das bitolas
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Tipos de Vagões Vagão Fechado Vagão Gôndola Vagão Plataforma
Vagão Gaiola
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Tipos de Vagões Vagão Hopper Vagão Tanque
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Custos Custos Fixos: Custos Variáveis: Elevados
Incluem as linhas férreas, os terminais e o material rodante Custos Variáveis: Baixos Incluem mão-de-obra, combustível e energia
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Problemas de infra-estrutura
Invasão de trechos da malha ferroviária em centros urbanos e nos acessos aos portos Idade média elevada e quantidades insuficientes de vagões e locomotivas Integração operacional deficiente entre concessionários Malha pouco extensa para o atendimento da demanda Falta de um mecanismo eficaz para fiscalização e controle do desempenho das concessionárias
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Problemas de infra-estrutura
Utilização compartilhada das linhas para passageiros e cargas na Região Metropolitana de São Paulo; Terminais de serviços insuficientes para atendimento da demanda, resultando em aumento dos custos de frete São necessários altos investimentos para a manutenção, ampliação e administração de uma rede ferroviária Elevados custos de carga e a descarga (transbordo de mercadorias)
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Frete Frete básico: calculado por peso ou volume de mercadoria e pela quilometragem a percorrer Taxa de expediente: referente a gastos administrativos, emissão de conhecimento de embarque, cópia de documentos,etc “Ad Valorem”: seguro contra acidentes relativo e calculado sobre o valor da mercadoria
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Mapa da Rede Ferroviária
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