Carregar apresentação
PublicouDaniela Sardinha Alterado mais de 11 anos atrás
1
PSICOTERAPIA BREVE 2009 PROFA MICHELE M. BONON
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 PROFA MICHELE M. BONON
2
FIORINI, HÉCTOR JUAN TEORIA E TÉCNICA DE PSICOTERAPIAS
CAPÍTULO 5 – OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO CAPÍTULO 6 – O CONCEITO DE FOCO CAPÍTULO 7 – A RELAÇÃO DE TRABALHO CAPÍTULO 8 – AS FUNÇÕES EGÓICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO
3
CAPÍTULO 5 OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
TRABALHOS TEÓRICOS E OBSERVAÇÕES CLÍNICAS REVELAM A PRESENÇA COMPLEXO ENTRECRUZAMENTO DE INFLUÊNCIAS DE MUDANÇA NA PSICOTERAPIA
4
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
FENÔMENOS BÁSICOS PILARES DESENPENHAM UM DE PAPEL ORGANIZADORES DE UM PROCESSO TERAPÊUTICO
5
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
FIORINI ENFATIZA 3 PILARES SOBRE OS QUAIS SE CONSTRÓI UM SISTEMA DE INFLUENCIA DE MUDANÇA:- ATIVAÇÃO EGÓICA ELABORAÇÃO DE UM FOCO RELAÇÃO DE TRABALHO ESTES PILARES CONSTITUEM UM TRIPÉ DE SUSTENTAÇÃO DO PROCESSO
6
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
FOCO ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS PROCESSO TERAPÊUTICO RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA
7
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
PRODUZIR NO PACIENTE UMA ATIVAÇÃO DE SUAS FUNÇÕES EGÓICAS POR MEIO DAS QUAIS TORNE POSSÍVEL ELABORAR DE MODO FOCALIZADO A PROBLEMÁTICA INSERIDA NUMA SITUAÇÃO VITAL ESPECÍFICA
8
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
COM BASE NO DIRECIONAMENTO NO ESTÍMULO E NAS REALIZAÇÕES SIMBÓLICAS DO VÍNCULO VIVIDO NUMA RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA COM O TERAPEUTA
9
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
COM A CORRELATIVA ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS DESTE ÚLTIMO.
10
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
FOCO ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS PROCESSO TERAPÊUTICO RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA
11
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
CAPÍTULO 6, 7 E 8 ASPECTOS TEÓRICOS E TÉCNICOS VINCULADOS A CADA UM DOS EIXOS EM QUESTÃO
12
CAPÍTULO 6 O CONCEITO DE FOCO
FIORINI articula a possibilidade de trabalhar um MODELO TEÓRICO de foco que até o momento é impreciso em função
13
O CONCEITO DE FOCO O CONCEITO DE FOCO da pluralidade de conceitos e da coexistência de formulações que enfatizam diferentes aspectos:- sintomáticos, interacionais, caracteriológicos e técnicos.
14
Considerar a origem EMPÍRICA do Conceito de FOCO.
IMPORTANTE Considerar a origem EMPÍRICA do Conceito de FOCO. Conceito Elaborado a Partir da Experiência Clinica
15
1. A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES REGULADORES
O CONCEITO DE FOCO 1. A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES REGULADORES
16
COMO DELIMITAÇÃO DE UMA TOTALIDADE CONCRETA SINTÉTICA
O CONCEITO DE FOCO COMPONENTES DO FOCO FIORINI ESTABELECE O FOCO COMO DELIMITAÇÃO DE UMA TOTALIDADE CONCRETA SINTÉTICA
17
COMPONENTES A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES DO FOCO FIGURA P. 96
O CONCEITO DE FOCO COMPONENTES A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES DO FOCO FIGURA P. 96
18
O CONCEITO DE FOCO A ESTRUTURA DO FOCO
19
A PROFUNDIDADE COM QUE SE INDAGUE O PAPEL DE CADA UM DOS COMPONENTES
O CONCEITO DE FOCO REGULADORES DO FOCO A PROFUNDIDADE COM QUE SE INDAGUE O PAPEL DE CADA UM DOS COMPONENTES NA ESTRUTURA E NAS ARTICULAÇÕES DO FOCO COMO UM TODO DEPENDE DESTE OUTRO CONJUNTO DE FATORES PRÓPRIOS DA SITUAÇÃO TERAPÊUTICA
20
REGULADORES A ESTRUTURA DO FOCO REGULADORES DO FOCO FIGURA P. 97
O CONCEITO DE FOCO REGULADORES A ESTRUTURA DO FOCO REGULADORES DO FOCO FIGURA P. 97
22
SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 2 4
O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 2 4
23
SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 O PACIENTE INICIA A SESSÃO
O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 O PACIENTE INICIA A SESSÃO TRAZENDO UM MATERIAL DISPERSO, COMPOSTO DE EPISÓDIOS RECENTES, RECORDAÇÕES, OBSERVAÇÕES SOBRE OS OUTROS E VIVÊNCIAS PESSOAIS
24
SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 2
O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 2 O TERAPEUTA INTERVEM COM PERGUNTAS ORIENTADAS NUMA DIREÇÃO ESPECÍFICA OU ENTÃO REFORMULA O RELATO ENFATIZANDO DE MODO SELETIVO CERTOS ELEMENTOS DO PONTO DE VISTA DA SITUAÇÃO-FOCO
25
SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 3 O PACIENTE RECEBE ESTA REFORMULAÇÃO
O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 3 O PACIENTE RECEBE ESTA REFORMULAÇÃO E COMEÇA A OPERAR COM ELA PRODUZ ASSOCIAÇÕES AMPLIA ELEMENTOS RECORTADOS PELO TERAPEUTA
26
SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 4 NOVAS INTERVENÇÕES DO TERAPEUTA
O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 4 NOVAS INTERVENÇÕES DO TERAPEUTA EM ELEMENTOS PARCIAIS COMPONENTES DA SITUAÇÃO EM ARTICULAÇÕES DO CONJUNTO DUPLO MOVIMENTO ANALITICO-SINTÉTICO
27
SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO DUPLO MOVIMENTO ANALITICO-SINTÉTICO
O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO DUPLO MOVIMENTO ANALITICO-SINTÉTICO TRATA-SE DE UM MOVIMENTO EM QUE SE TRABALHA AO MESMO TEMPO SOBRE OS DETALHES E SOBRE O CONJUNTO
28
3. O FOCO NA SESSÃO CASO ERNESTO CASO ANDREA
O CONCEITO DE FOCO 3. O FOCO NA SESSÃO CASO ERNESTO CASO ANDREA
29
4. EVOLUÇÃO DO FOCO O CONCEITO DE FOCO
PROCESSOS TERAPÊUTICOS MAIS LONGOS O FOCO PODE IR SE MODIFICANDO DESDOBRA-SE UMA SUCESSÃO DE FOCOS CADA UM DELES CARACTERIZANDO UMA ETAPA D O PROCESSO
30
A EVOLUÇÃO DO FOCO CONSISTE APENAS
O CONCEITO DE FOCO 4. EVOLUÇÃO DO FOCO PSICOTERAPIA BREVE A EVOLUÇÃO DO FOCO CONSISTE APENAS NO ENRIQUECIMENTO DO MODELO ESTRUTURAL
31
DIFERENÇAS QUALITATIVAS PSICOTERAPIA BREVE 3 A 6 MESES
O CONCEITO DE FOCO 4. EVOLUÇÃO DO FOCO DIFERENÇAS QUALITATIVAS PSICOTERAPIA BREVE 3 A 6 MESES PSICOTERAPIA DE PRAZO MODERADO 7 A 17 MESES PSICOTERAPIA PROLONGADA ACIMA DE 18 MESES
32
CAPÍTULO 7 A RELAÇÃO DE TRABALHO
MODALIDADE DE VÍNCULO “ RELAÇÃO FRUTO DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIVÊ-LA. DEPOIS DE TÊ-LA EXPERIMENTADO PLENAMENTE NA PRÁTICA CLÍNICA É QUE SE PODE TENTAR CONCEITUÁ-LA”.
33
RELAÇÃO DE TRABALHO RELAÇÃO INTERPESSOAL COTIDIANA
NA QUAL 2 INTERLOCUTORES (OU +) MANTÉM UM DIÁLOGO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL E COMPARTILHAM UMA TAREFA EM UMA RELAÇÃO IGUALITÁRIA AINDA QUE COM PAPÉIS DIFERENCIADOS
34
RELAÇÃO DE TRABALHO O FUNCIONAMENTO DESSA RELAÇÃO
DEPENDERÁ DE 2 ASPECTOS:- DE VÁRIAS CONDIÇÕES DO PACIENTE E DA CAPACIDADE DO TERAPEUTA EM OFERECER CONTRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS AO VÍNCULO = ATITUDES DO TERAPEUTA
35
RELAÇÃO DE TRABALHO NOSSA ATENÇÃO ESTARÁ DIRECIONADA A ESTE ASPECTO REGULADOR DA RELAÇÃO DE TRABALHO DA CAPACIDADE DO TERAPEUTA EM OFERECER CONTRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS AO VÍNCULO = ATITUDES DO TERAPEUTA
36
1. OS TRAÇOS GERAIS DA CONTRIBUIÇÃO DO TERAPEUTA
RELAÇÃO DE TRABALHO 1. OS TRAÇOS GERAIS DA CONTRIBUIÇÃO DO TERAPEUTA FIORINI DELIMITA UM CONJUNTO DE TRAÇOS QUE PERMITEM ESBOÇAR UM PERFIL DO PAPEL DO TERAPEUTA NO PROCESSO DA PSICOTERAPIA
37
RELAÇÃO DE TRABALHO 1. CONJUNTO EMPÁTICO MANIFESTO TERAPEUTA
SUGERE EVIDÊNCIAS DE SUA CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DA EXPRESSÃO DO PACIENTE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DELE
38
RELAÇÃO DE TRABALHO 1. CONJUNTO EMPÁTICO MANIFESTO ESCUTA ATENTA
SEGUIR O RELATO EXPRESSÃO DE GESTOS FACILITAÇÃO DA COMUNICAÇÃO (SIM...; ENTENDO...; E ENTÃO...)
39
RELAÇÃO DE TRABALHO 2. ACOLHIMENTO DEMONSTRAÇÕES AFETO TERNURA
SOLIDARIEDADE E SIMPATIA PELA CONDIÇÃO HUMANA
40
PROPORCIONA A CRIAÇÃO DE UM CLIMA DE
RELAÇÃO DE TRABALHO 3. ESPONTANEIDADE PROPORCIONA A CRIAÇÃO DE UM CLIMA DE LIBERDADE CRIATIVIDADE TOLERÂNCIA
41
RELAÇÃO ENTRE SENSIBILIDADE E EXPRESSIVIDADE
RELAÇÃO DE TRABALHO 3. ESPONTANEIDADE RELAÇÃO ENTRE SENSIBILIDADE E EXPRESSIVIDADE MODELO CORPORAL POSTURAL GESTUAL TONAL
42
PAPEL ATIVO DO TERAPEUTA NO ESTIMULO DA TAREFA
RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA PAPEL ATIVO DO TERAPEUTA NO ESTIMULO DA TAREFA INTERROGA ORIENTA A BUSCA SOLICITA DETALHES CONSTRÓI MODELOS
43
RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA PROPÕES TESTES FAZ BALANÇOS
TRAÇA PERSPECTIVAS VAI ALÉM DA INTERPRETAÇÃO CONCEPÇÃO DA TAREFA COMO TRABALHO EM EQUIPE ENTRE TERAPEUTA E PACIENTE
44
RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA ATUAÇÃO ATIVA
ATRAVÉS DE SONDAGENS CONSTANTES OPERA COMO UMA SOLICITAÇÃO DA ATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE
45
RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA ATUAÇÃO ATIVA
EXPRESSA PELA INICIATIVA DO TERAPEUTA CONSTANTE ATIVADORA DAS CAPACIDADES EGÓICAS DO PACIENTE TAREFA FUNDAMENTAL DA RELAÇÃO DE TRABALHO
46
RELAÇÃO DE TRABALHO 5. ATITUDE DOCENTE
MOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS DO TERAPEUTA DESTINADOS A FACILITAR AS APRENDIZAGENS QUE CONSTITUEM UMA PARTE ESSENCIAL DO PROCESSO TERAPEUTICO
47
PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS
RELAÇÃO DE TRABALHO 5. ATITUDE DOCENTE APLICANDO PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS FAZENDO USO DE UM ARSENAL DIDÁTICO
48
PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS
RELAÇÃO DE TRABALHO 5. ATITUDE DOCENTE PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS MOTIVAR PARA A TAREFA ESCLARECER OS OBJETIVOS REFORÇAR TODO AVANÇO NA TAREFA
49
RELAÇÃO DE TRABALHO ARSENAL DIDÁTICO 5. ATITUDE DOCENTE
D) CLAREZA DO MÉTODO EXPOSITIVO E) EXPOSIÇÃO ABERTA DE SEU MÉTODO DE PENSAMENTO F) UTILIZAÇÃO DE TODO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA
50
RELAÇÃO DE TRABALHO 6. INCLUSÃO DO TERAPEUTA COMO PESSOA REAL
A PRESENÇA PESSOAL DO TERAPEUTA ATUA COMO PARTE NUCLEAR DO INSTRUMENTAL TÉCNICO TRATAMENTO MEDIANTE A PALAVRA E MEDIANTE UMA RELAÇÃO HUMANA ESPECÍFICA
51
RELAÇÃO DE TRABALHO 2. PERSONALIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE TRABALHO
FUNDAMENTOS DINÂMICOS DA FLEXIBILIDADE A FLEXIBILIDADE DO TERAPEUTA CARACTERIZA-SE COMO O AJUSTE E A ADEQUAÇÃO DE SUAS ATITUDES E RECURSOS TÉCNICOS A NECESSIDADES MUITO PARTICULARES DE CADA PACIENTE
52
RETOMANDO ...
53
OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO
FOCO ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS PROCESSO TERAPÊUTICO RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA
54
FIORINI, H. J. TEORIA E TÉCNICA DE PSICOTERAPIAS MICHELE M. BONON
CAPÍTULO 5 – OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO CAPÍTULO 6 – O CONCEITO DE FOCO CAPÍTULO 7 – A RELAÇÃO DE TRABALHO CAPÍTULO 8 – AS FUNÇÕES EGÓICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO
55
CAPÍTULO 8 AS FUNÇÕES EGÓICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.