A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth."— Transcrição da apresentação:

1 Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth

2 Cuidados O entrevistador deve ter o cuidado para não transformar a entrevista numa conversa social. “Como posso ajudá-lo?”, é uma boa maneira de se iniciar uma entrevista

3 Cuidados O entrevistador não deve completar as frases do entrevistado.
Evitar perguntas que induzam respostas do tipo “sim” ou “não”. Não interromper o fluxo do pensamento do entrevistado, a não ser que ele se perca em ideias que fogem dos tópicos da entrevista

4 Atitudes Importantes A atitude do entrevistador deve ser de aceitação completa das vivências do entrevistado. Não deve haver discussão de pontos de vista. O papel do entrevistador não é julgar e sim compreender.

5 Atitudes Importantes As pausas e silêncios são, quase sempre, embaraçosos para o entrevistador, possivelmente, o entrevistado está revivendo experiências que não consegue expressar verbalmente. Quando as pausas forem longas, o entrevistador poderá retomar um tópico anterior que estava sendo Discutido.

6 Atitudes Importantes É necessário trocar o pronome pessoal “eu”, pelo uso de expressões mais vagas, tais como: “parece que ...”; “ficou claro que ...”; “você me disse que...”; etc. Se houver contradições no discurso, confronte-as GENTILMENTE (Você me disse anteriormente que... Eu entendi bem?).

7 Tempo de Entrevista O tempo de entrevista deve ser marcado, e o entrevistado será comunicado de quanto tempo dispõe. Se necessário, marca-se outra(s) entrevista(s).

8 Importante Observar O nível de ansiedade e o modo como reagem o paciente, para contê-la ou manejá-la é um dado diagnóstico e prognóstico muito significativo. A atitude do psicólogo deve ser ao mesmo tempo plástica, aberta, permeável e concretamente precisa e centralizada em um objetivo que não podemos ignorar ou perder de vista em momento algum.

9 Observe com atenção Perceber a primeira impressão que o paciente desperta e avaliar eventuais mudanças acerca desse impressão ao longo da entrevista. Aspectos importantes: linguagem corporal, roupas, gestos etc. Clareza/confusão, preferência por termos equívocos, ambíguos ou imprecisos, o tom de voz Quais aspectos da vida são mencionados primeiro, se refere preferencialmente, quais os que provocam bloqueio/ansiedade

10 Observe com atenção Como o paciente refere-se aos três tempos de sua vida (passado, presente, futuro), Quanto às indagações do psicólogo, a melhor atitude é centrar-se no presente e a partir dele procurar integrar passado e futuro (evitar fuga para o futuro ou para o passado).

11 O que deve conter no Roteiro
Dados de identificação Dados socioculturais História familiar História escolar e/ou profissional História e indicadores de saúde/doença Aspectos da conduta social Visão e valores associados a temática investigada Características pessoais Expectativas de futuro


Carregar ppt "Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google