A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro"— Transcrição da apresentação:

1 31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro Clube Militar, Naval e da Aeronáutica do Rio vão celebrar os 45 anos do golpe militar, que na opinião deles foi uma “revolução democrática” para o Brasil. Além disso, 126 pessoas que morreram, segundo eles, vítimas de ataques de militantes de esquerda da época serão homenageadas. Para grupo “Tortura Nunca Mais” ato é “vergonhoso”. Reportagem: André Naddeo.

2 MAX WEBER –

3 MAX WEBER –

4 MAX WEBER –

5 MAX WEBER –

6 MAX WEBER –

7 OBJETIVIDADE, MAS ADMITE DOS FENÔMENOS SOCIAIS.”
CRITICA A CORRENTE POSITIVISTA; TEM COMO BASE O MÉTODO COMPREENSIVO: “O PESQUISADOR BUSCA A OBJETIVIDADE, MAS ADMITE O CARÁTER SUBJETIVO DOS FENÔMENOS SOCIAIS.”

8 AÇÃO SOCIAL É UMA AÇÃO HUMANA DOTADA DE UM SIGNIFICADO E SENTIDO.
JUSTIFICATIVA SUBJETIVAMENTE ELABORADA.

9 TIPOS DE AÇÃO SOCIAL ação tradicional é motivada pelos costumes, tradições, hábitos, crenças, quando o indivíduo age movido pela obediência a hábitos fortemente enraizados em sua vida

10 TIPOS DE AÇÃO SOCIAL a ação racional com relação a um valor (Wertrational), como um indivíduo que prefere morrer a abandonar determinada atitude, onde o que se busca não é um resultado externo ao sujeito mas a fidelidade a uma convicção.

11 TIPOS DE AÇÃO SOCIAL a ação racional com relação a um objetivo (Zweckrational), como, por exemplo, a de um engenheiro que constrói uma estrada, onde a racionalidade é medida pelos conhecimentos técnicos do indivíduo visando alcançar uma meta.

12 TIPOS DE AÇÃO SOCIAL a ação afetiva, que é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias.

13 Weber vê como objetivo primordial da sociologia a captação da relação de sentido da ação humana, ou seja, chegamos a conhecer um fenômeno social quando o compreendemos como fato carregado de sentido que aponta para outros fatos significativos. O sentido, quando se manifesta, dá à ação concreta o seu caráter, quer seja ele político, econômico ou religioso. O objetivo do sociólogo é compreender este processo, desvendando os nexos causais que dão sentido à ação social em determinado contexto.

14 SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
PORTANTO.... O SOCIÓLOGO NÃO SÓ APREENDE OS FATOS PELA OBSERVAÇÃO OBJETIVA, MAS , SOBRETUDO, OS COMPREENDE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.

15 SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
O CIENTISTA, COMO TODO INDIVÍDUO EM AÇÃO, AGE GUIADO POR SEUS MOTIVOS, SUA CULTURA, SUA TRADIÇÃO. EXISTE SEMPRE CERTA PARCIALIDADE NA ANALISE SOCIOLÓGICA. A NEUTRALIDADE É IMPOSSÍVEL...

16 SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
EMBORA OS ACONTECIMENTOS SOCIAIS POSSAM SER QUANTIFICÁVEIS, A ANÁLISE SOCIAL ENVOLVE SEMPRE UMA QUESTÃO DE QUALIDADE, INTERPRETAÇÃO, SUBJETIVIDADE E COMPREENSÃO.

17 TIPO IDEAL É UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO, DE PESQUISA.
COM ELE CONSTRUÍMOS UM QUADRO IDEAL(EX. DE CRISTIANISMO, DE ECONOMIA URBANA, DE IGREJA) PARA DEPOIS COM ELE MEDIR OU COMPARAR A REALIDADE EFETIVA, CONTROLANDO A APROXIMAÇÃO OU O DISTANCIAMENTO EM RELAÇÃO AO MODELO.

18 TIPO IDEAL NÃO É UM MODELO PERFEITO A SER BUSCADO PELAS FORMAÇÕES HISTÓRICAS NEM MESMO QUALQUER REALIDADE OBSERVÁVEL. É UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE...

19 ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
OS VALORES DO PROTESTANTISMO COMO A DISCIPLINA ASCÉTICA, A POUPANÇA, A AUSTERIDADE, A VOCAÇÃO, O DEVER E A PROPENSÃO AO TRABALHO – ATUAVAM DE MANEIRA DECISIVA SOBRE OS INDIVÍDUOS. A EDUCAÇÃO PROTESTANTE ESTÃO DIRECIONADOS À ATIVIDADES QUE GERAM LUCRO, PREFERÊNCIA PELA TÉCNICA EM DETRIMENTO DAS HUMANIDADES.

20 ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
ESTE ESPÍRITO, ESTES VALORES ETICOS, SÃO PROPÍCIOS AO CAPITALISMO. OPOSIÇÃO A .... ATITUDE CONTEMPLATIVA DO CATOLICISMO VOLTADOS PARA A ORAÇÃO, SACRIFÍCIO E RENÚNCIA DA VIDA PRÁTICA.

21 ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
1-OS VALORES INTROJETADOS PELA RELIGIÃO SE TRANSFORMAM EM MOTIVOS DE AÇÃO SOCIAL. EX. PARA O PROTESTANTE O TRABALHO TEM UM VALOR EM SI COMO DEVER E VOCAÇÃO, NÃO COM A FINALIDADE DE GANHO MATERIAL. 2- ESSA ATITUDE DO PROTESTANTE PURITANO DE SAIR-SE BEM NA PROFISSÃO, RENUNCIANDO OS BENS MATERIAIS, SE ADEQUA AO MERCADO DE TRABALHO, ACUMULA CAPITAL E REINVESTE PRODUTIVAMENTE.

22 ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
AO CIENTISTA CABE ESTABELECER CONEXÕES ENTRE A MOTIVAÇÃO DO INDIVÍDUO E OS EFEITOS DE SUA AÇÃO NO MEIO SOCIAL. DESTA FORMA A ATITUDE DO PROTESTANTISMO REVELA O RACIONALISMO ECONÔMICO QUE PREDOMINARÁ NO CAPITALISMO.

23 ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
O CAPITALISMO É UMA ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA RACIONAL: TRABALHO LIVRE E ORIENTADO PARA UM MERCADO REAL; SEPARAÇÃO ENTRE EMPRESA E RESIDÊNCIA; UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA; SURGIMENTO DO DIREITO E DA ADMINISTRAÇÃO RACIONALIZADOS.

24 LEGITIMIDADE DO PODER TIPOS DE AUTORIDADE
DOMINAÇÃO BUROCRÁTICA: A AUTORIDADE É LEGITIMADA PELA LEI.

25 A AUTORIDADE É LEGITIMADA PELA TRADIÇÃO E COSTUMES.
LEGITIMIDADE DO PODER DOMINAÇÃO TRADICIONAL: A AUTORIDADE É LEGITIMADA PELA TRADIÇÃO E COSTUMES.

26 DOMINAÇÃO CARISMÁTICA:
LEGITIMIDADE DO PODER DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: AUTORIDADE É LEGITIMADA PELAS QUALIDADES PESSOAIS DO INDIVÍDUO. ( EX: CRISTO, GHANDI, HITLER...)


Carregar ppt "31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google