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da palavra/do diálogo/ de visão crítica
Violência, Sociedade e Escola: da recusa do diálogo à falência da palavra A construção da subjetividade humana e a vivência do homem em sociedade permitem desvelar algumas hipóteses sobre a questão da violência. Ausência: da palavra/do diálogo/ de visão crítica
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Escola/família/meios de comunicação
São importantes no estabelecimento dos diálogos. Porém... A escola e a família se calam Os meios de comunicação agem de modo sensacionalista.
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A cultura da revolta Se transforma em “reality show”
(banalização da violência)
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Função da palavra Interpelar Procurar respostas Procurar soluções
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Não uso da palavra Fragiliza a democracia
Os direitos civis não são respeitados Violenta o sujeito enquanto cidadão
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Violência Existe Causa revolta Não pode ser tratada com complacência.
Não pode haver: indiferença nem conivência.
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Violência: violentia Recurso à força,para submeter alguém, contra a vontade. Exercício da força contra o direito Essa força é definida como violência contra vai contra acordos e regras que pautam as relações.
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Violência: uma trama Antiga: existe há séculos, praticada pelos homens nos homens. Complexa:fenômeno intrincado e multifacetado.
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Análise Partir do reconhecimento de sua complexidade. Múltiplas formas
Com diferenças qualitativas Diferentes níveis de significado Diferentes efeitos históricos.
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Díade:dominação-exploração
Relações assimétricas: Conceito de patriarcado-capitalismo-racismo Seus atores: A mulher, a criança, o pobre,o negro. Sociedade: Sexista,adultocêntrica,classista e racista
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Síndrome do pequeno poder
Pequenês, mesquinhês Atua nas relações interpessoais. O homem se exercita no pequeno poder para um dia exercê-lo. As consequências são nefastas para as pessoas atingidas por ele.
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A intolerância Ao negro porque o padrão é ser branco
À mulher porque o importante é ser homem Ao pobre porque o bom é ser rico. Aos homossexuais porque o padrão é ser heterossexual Etc.
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A violência abarca diferentes esferas
Social Econômica, Cultural Política, etc.
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Estado Cria e mantem diferentes formas de violência por se ausentar e delegar para a sociedade civil as suas responsabilidades. A delinquência e a violência são sintomas sociais de grande amplitude – difíceis de serem justificados por um único fator.
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Violência/agressão São conceitos diferentes
Violência – todo uso de força em excesso. Agressão –ato violento, danoso,intencional.
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agressividade Para alguns psicólogos não é nem positivo nem negativo.
Trata-se de um impulso ou instinto comum ao ser humano e direcionado para a luta, para a sobrevivência individual ou coletiva. Aceitam o caráter biológico da violência mas não o da agressividade.
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Ser agressivo Ser dinâmico, competente, não importando os meios para atingir os fins, vencer obstáculos. Individualismo estimula a agressão, a violência e a competição em que há vencedores e fracassados.
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Raízes da agressão e violência
Na pessoa Nas circunstâncias de vida da pessoa Na aprendizagem de que é dessa forma que consegue o que quer.
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Pressupostos sobre a violência
1-Múltiplas formas: Estrutural, interpessoal, educativa, pessoal, institucional, pessoal, física, moral, simbólica 2-Caráter histórico – precisa ser compreendida no contexto histórico em que se produz.(interesses e valores do grupo social)
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Pressupostos sobre a violência
3-“espiral de violência” – relativos aos contextos sociais.
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O que desencadeia a violência?
Frustração Pressão grupal Disponibilidade de poder Convencimento sobre seu valor instrumental
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Martin e Baró Em todo ato de violência é necessário diferenciar 4 fatores: A estrutura formal do ato O contexto possibilitador O fundo ideológico A equação pessoal
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