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FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ TRANSPORTES DE PASSAGEIROS PROFª JUCELAINE AJUDA ENTRE PASSAGEIROS DE ÔNIBUS Abelardo Vinagre da Silva Hartmut Günther.

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1 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ TRANSPORTES DE PASSAGEIROS PROFª JUCELAINE AJUDA ENTRE PASSAGEIROS DE ÔNIBUS Abelardo Vinagre da Silva Hartmut Günther Universidade de Brasília EMERSON APARECIDO NACHBAR JUNDIAÍ 2010 1

2 PESQUISA REALIZADA EM BRASÍLIA Avaliar o comportamento entre passageiros de ônibus ANALISAR O COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL Se existe ajuda entre passageiros COMPORTAMENTO DE AJUDA Pode contribuir com a qualidade do transporte público 2

3 COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL Tem sido motivo de estudos há muitos anos por diversos autores MILGRAN (1970) Diz que a vida agitada nas grandes cidades, comparadas a cidades menores provoca comportamentos não-sociais: entre eles, por exemplo; ajudar pessoas desconhecidas. WIRTH (1938/1996) Afirma que os aspectos de uma interação social são diferentes em decorrência de densidade, área e heterogeneidade da população 3

4 GANS (1962,1967, CITADO POR KORTE, 1980) Não há impacto na vida social das pessoas O caráter das interações sociais é influenciado por fatores sociológicos ( idade, classe sócio-econômica, etnia) FISCHER (1975) Acredita que morar na cidade afeta o comportamento social, mas sua ênfase recai sobre os aspectos subculturais (étnico, ocupacional e religioso) KORTE (1980) Análise psicossocial do impacto da vida urbana 4

5 CASO GENOVESE (1964) Trinta e oito pessoas testemunharam o ataque mas ninguém foi em seu socorro... SÉRIE DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS Objetivo: analisar a influência de variáveis ambientais e sócio- contextuais sobre a probabilidade de oferecer/receber ajuda. A IMPORTÂNCIA DE ESTUDO NO TRANSPORTE URBANO (Três aspectos importantes) 5

6 PRIMEIRO LUGAR Aproximadamente 60% da população urbana utiliza ônibus todos os dias SEGUNDO LUGAR Muitos usuários sentem-se prejudicados por diversos aspectos deste meio de transporte, como baixa regularidade, falta de segurança, lotação excessiva, pouco conforto, tarifas elevadas e baixa qualidade do relacionamento TERCEIRO LUGAR Considerando que a qualidade do transporte envolve um conjunto de fatores, inclusive relacionais, pode-se supor que a melhoria no relacionamento entre passageiros também contribui com a qualidade do transporte e da vida diária da população usuária de ônibus urbano. 6

7 PESQUISA 7

8 INVESTIGADO:DUAS LINHAS DE ÔNIBUS REALIZADO 40 VIAGENS Nas 40 viagens realizadas nas duas linhas existiam 70 oportunidades de ajuda OBSERVAÇÕES E ANÁLISES Em quais condições passageiros sentados auxiliariam passageiros que viajavam de pé oferecendo-se para carregar as bagagens 8

9 OBSERVOU-SE O NÍVEL DE AJUDA EM FUNÇÃO DAS VARIÁVEIS: a)linha de ônibus; b) existência de contato visual entre passageiros; c) localização dentro do ônibus (frente ou fundo do ônibus), de quem necessitava de ajuda; d) horário da viagem; e) o gênero do potencial ajudante. 9

10 HORÁRIO DE PICO Pela manhã a partir das 7 horas; A tarde a partir das 18 horas; A SELEÇÃO ACONTECEU EM FUNÇÃO DO: a) percurso por elas realizado; 1ª linha transitava apenas no centro de Brasília 2ª linha transitava do centro para a periferia b) tempo total previsto para a realização de cada viagem; 1ª linha 75 minutos 2ª linha 70 minutos c ) número médio de passageiros conduzidos por viagem; 1ª linha estudantes de 2º grau aparentemente residentes da região. 2ª linha os passageiros eram trabalhadores, possivelmente residentes da periferia. 10

11 RESULTADOS 11

12 NÍVEL GERAL DE AJUDA Foi considerado bom, se comparado com outras pesquisas e outros aspectos, atingindo uma taxa de 60%. INFLUÊNCIA DA LINHA DE ÔNIBUS A Linha de ônibus mostrou-se o aspecto mais relevante para receber, ou não, ajuda. CONTATO VISUAL COM OS PASSAGEIROS Contato visual face-a-face favoreceu a ajuda. 12

13 GÊNERO DO PASSAGEIRO ALVO Observou-se um maior percentual de ajuda entre mulheres. Duas pessoas de sexo oposto não favorecia o recebimento de ajuda OUTROS ASPECTOS A CONSIDERAR Pesquisa ter sido realizada dentro do ônibus; Presença de informativo no terminal pode ter influenciado Colaboração com pessoas idosas e com quem carregava bagagem 13

14 CONCLUSÃO Embora não se possa dizer que a qualidade de vida de uma determinada população seja função exclusiva da qualidade dos relacionamentos interpessoais, não se pode ignorar sua participação vendo que o comportamento acaba sim influenciando e de uma maneira positiva. Neste sentido, pode se analisar a qualidade dos relacionamentos pessoais como aspecto da qualidade de vida de uma cidade, observando-se a vida das pessoas em seus locais de trabalho, lazer, vizinhança etc. O bom nível geral de ajuda parece indicar que, em certas situações, moradores de áreas urbanas podem apresentar índices aceitáveis de comportamentos pró- sociais, demonstrando “responsabilidade social”. Relembrando que pelo menos 60% da população das grandes cidades utilizam o transporte público de ônibus, qualquer melhoria nesse tipo de transporte pode refletir na qualidade de vida dos usuários. 14

15 OBRIGADO! 15


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