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Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.

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1 Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano de existência 59,9% fecharam até o segundo ano de existência Como fazer parte do grupos dos vitoriosos? Elaborando um mapa (plano de negócio) para se afastar das ameaças e se aproximar das oportunidade Obs: Um plano deve demonstrar a viabilidade do negócio. Assim, é necessário que o mesmo se fundamente em dados objetivos (não dependa excessivamente de intuições pessoais) de previsão de vendas, custos, capital e retorno.

2 Fatores de Sucesso Um plano de negócio deve evidenciar as seguintes habilidades: Gerencial: Bons conhecimentos do mercado e estratégias de vendas Empreendedora: Criatividade e atenção às oportunidades bem como perseverança e capacidade de liderança Operacional: Boa organização, capital de giro suficiente, re-investimento dos lucros, uso de tecnologias modernas, terceirização das atividades que não sejam próprias ao negócio

3 Fatores de Insucesso Um plano de negócio deve evidenciar que não vai haver: Falta de capital de giro Falta de clientes Endividamento de origem operacional Maus pagadores Ponto ou local inadequado Falta de conhecimento gerencial Problemas com fiscalização Falta de mão-de-obra qualificada Instalações inadequadas Desconhecimento da carga tributária

4 Formalização de um plano de negócio
Descrição livre do negócio (tipo um resumo) apontando: Objetivos, Aspectos gerais do mercado, Aspectos singulares do negócio, Considerações sobre as atividades iniciais Outras aspectos que considerar relevante Descrição estruturada do negócio apontando: Aspectos da produção (quais produtos, preço de venda, custos, demanda e capacidade de produção, etc) Estimativa dos retornos financeiros Contingências (alternativas caso as previsões não se concretizem)

5 Descrição estrutura de um plano de negócio
Descrição das operações de produção da empresa: Produtos e serviços: Preços de venda e demanda do mercado Custos: Variáveis: necessários para produzir e entregar os produtos Fixos: necessários para manter o negócio Investimento: Recursos especiais necessários para viabilizar o negócio

6 Descrição estrutura de um plano de negócio
Descrição do montante de capital necessário para o negócio: Capital próprio (Dinheiro dos sócios): Valor, carência, tempo de retorno, taxa de juros Capital de terceiros (Dinheiro de outros, bancos por ex.): Investimento: Recursos especiais necessários para viabilizar o negócio Estimativa da rentabilidade do negócio Previsão dos eventos que podem ocorrer e afetar o negócio (beneficiando ou prejudicando). Podem causar impacto no capital, custo, preço e demanda dos produtos e serviços, etc.


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