A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia"— Transcrição da apresentação:

1

2 Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia
Fontes: Guia do Participante – A redação no ENEM 2013 Edital do ENEM 2015 Correção de redações do ENEC 2015

3 POR QUE INVESTIR NA REDAÇÃO?
É A ÚNICA EM QUE SE PODE CONSEGUIR NOTA MÁXIMA!

4 PANORAMA DA REDAÇÃO ENEM 2014

5 Peculiaridades da redação ENEM
Propõe-se a discussão de uma problemática. Exige-se, para ela, uma proposta de intervenção solidária e social. De acordo com os PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais),o aluno deve: compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

6

7

8 Atente também à estética e à organização. Para isso:
delimite os parágrafos; escreva até o fim da linha; não ultrapasse as margens da folha definitiva; se errar, passe um traço na palavra e escreva a versão correta em seguida. Cuidado com o excesso de rabiscos.

9 O QUE O ENEM QUER DE VOCÊ Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

10 O que se avalia: nível de linguagem, concordância, regência, pontuação, ortografia, acentuação, colocação pronominal, dentre outros aspectos. Atenção: A recorrência dos desvios prejudica a nota máxima. Uma leitura atenta do texto antes da versão final na folha definitiva pode eliminar a maioria dos desvios.

11 Cuidado com a FUGA TOTAL OU PARCIAL AO TEMA
Cuidado com a FUGA TOTAL OU PARCIAL AO TEMA. Para evitá-la, leia atentamente a proposta e os textos motivadores; Considere todas as palavras da proposição; Problematize o tema.

12

13

14

15 Defenda um ponto de vista, isso é imprescindível
Defenda um ponto de vista, isso é imprescindível. Não faça somente uma exposição do problema. Reflita, seja crítico: Defendi algo ou somente expus fatos, expliquei o problema? Será que meu texto ficará diferente dos textos dos outros concorrentes? Não construa trechos injuntivos, ou seja, não aconselhe o leitor, não mantenha, pois, interlocução. Busque argumentos de outras áreas do conhecimento.

16 Não crie conceitos e não faça referências equivocadas a episódios históricos.
Desenvolva a argumentação sem saltos temáticos. Argumente sem apelações ou radicalismos. Fuja ao senso comum. Selecione as informações e analise se há relação entre elas. Busque a originalidade, um algo a mais, um temperinho.

17 Não crie parágrafos com apenas um período.
Atente ao excesso de períodos simples. Dê preferência aos períodos mais complexos, formados por 2 ou mais orações. Evite repetições. Atente ao emprego equivocado de conectores, o que pode comprometer a coesão e a coerência. Articule os períodos e também os parágrafos. Varie os recursos coesivos.

18 Quem deve intervir? O que deve fazer? Como deve ser feito?
Desenvolva a proposta de intervenção a partir do que foi discutido; Não dê CONSELHOS; Detalhe as ações: Quem deve intervir? O que deve fazer? Como deve ser feito?

19 dissertativo-argumentativo?
O que é um texto dissertativo-argumentativo?

20 Assunto Tema Tese Se o tema fosse: Igualdade de gênero: o protagonismo da mulher, assim teríamos: ASSUNTO: Igualdade de gênero TEMA: Igualdade de gênero: o protagonismo da mulher PROBLEMATIZAÇÃO: A mulher, mesmo já tendo vários de seus direitos garantidos, ainda não é protagonista de sua vida. TESE: Recorte do tema. Cada um tem um posicionamento em relação ao tema. No caso do ENEM, a eleição da causa principal do problema pode ser uma boa opção de tese.

21 Assunto: Igualdade de gênero
Violência contra a mulher A mulher no mercado de trabalho Igualdade de gênero: o protagonismo da mulher

22 Tese: A mulher, mesmo já tendo vários de seus direitos garantidos, ainda não é protagonista de sua vida. Essa situação perdura, principalmente, porque se vive em uma sociedade machista, a qual não se enxerga como tal, pois esse machismo já está arraigado tanto em adolescentes quanto em adultos ; tanto em homens quanto em mulheres. Isso faz com que a mulher, dentre outras consequências, não perceba suas capacidades e sua autonomia.

23 Tese Proposta de Intervenção
Tese: A mulher, mesmo já tendo vários de seus direitos garantidos, ainda não é protagonista de sua vida. Essa situação perdura, principalmente, porque se vive em uma sociedade machista, a qual não se enxerga como tal, pois esse machismo já está arraigado tanto em adolescentes quanto em adultos ; tanto em homens quanto em mulheres. Isso faz com que a mulher, dentre outras consequências, não perceba suas capacidades e sua autonomia. Proposta de intervenção: A sociedade deve reconhecer-se, admitir-se machista e opressora e deixar de sê-lo, e o governo deve empoderar as mulheres. Como?

24 Sociedade (Família): Reconhecer o machismo arraigado e lutar contra ele. Para isso, é preciso rever conceitos, vigiar-se, monitorar comportamentos, como comentários e ações opressoras, os quais podem servir de maus exemplos para os mais novos; Governo: Empoderar mulheres, por meio de educação e de garantia de segurança, para que vivam de maneira plena. Isso pode ser feito, por exemplo, facilitando o cumprimento dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, lançados pela ONU em 2010, o que consiste em sete princípios para ajudar as empresas e as comunidades a entender como dar poder de decisão sobre sua vida para mais mulheres.

25 Proposta de intervenção
Lembre-se Tese Proposta de intervenção

26

27 Detalhes dos meios para sua realização
Proposta de intervenção Interligada discussão à Detalhes dos meios para sua realização 200 pontos

28 Importante Faça a redação primeiro se estiver seguro quanto ao tema.
Caso não esteja, anote as ideias principais em forma de esquema ou com palavras-chave e faça a prova, o que pode ajudá-lo na reflexão. Ficar longe do texto é ótimo para encontrar problemas. Releia seu texto, não tenha preguiça! É preciso priorizar a clareza. Não mantenha interlocução com o corretor, mas o respeite. Um texto organizado, com tese explícita, bem escrito é um bálsamo para quem está corrigindo há horas. Pense nisso! Não faça do seu texto um palanque nem um muro de lamentações. Seja objetivo, evite inferências. Relativize sempre, não seja radical. Não brigue com o ENEM, afinal, você precisa dele.


Carregar ppt "Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google