Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
This is a modal window.
Beginning of dialog window. Escape will cancel and close the window.
End of dialog window.
PublicouThomaz Carlos Eduardo Borja Aragão Alterado mais de 9 anos atrás
1
Ásia: Características físicas; Japão e Tigres Asiáticos.
Aspectos Naturais; Japão e Tigres Asiáticos Percursos 17 e 18- Expedições Geográficas (9ºANO) Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo Ásia: Características físicas; Japão e Tigres Asiáticos.
2
Aspectos Naturais Limites físicos com a Europa: Montes Urais, Cordilheira do Cáucaso, Mares Negro e Cáspio. Uma pequena parcela do território localiza-se no Hemisfério Ocidental onde se encontra o Estreito de Bering, que separa a Ásia da América.
3
Se estende por altas e baixas latitudes, o que lhe confere uma grande diversidade climática (do Polar ao Equatorial) e de vegetação (tundras e florestas equatoriais e tropicais) Ásia: Climas
4
A cordilheira do Himalaia divide a Ásia em duas porções - sul e arte, além de ser uma barreira natural para as massas de frio que vem do norte e para as massas de ar quente oriundas do sul. A montanha mais alta do mundo, o Pico Everest com m se encontra no Himalaia.
5
População asiática A densidade populacional da Ásia é de 91 hab/Km².
Grande diversidade étnica e religiosa (o berço do cristianismo, islamismo e hinduísmo). Na Ásia se formaram os primeiros Estados, representando o início das tentativas de organização política, cultural, econômica e social do homem.
6
Japão O Japão se localiza no contato entre as placas tectônicas Euroasiática, placa Norte Americana, do Pacífico e das Filipinas o que lhe confere a ocorrência de maremotos, terremotos e vulcanismo, além de um relevo bastante acidentado (70% do território é constituído por montanhas). O relevo é condição para o povoamento do país, portanto sua população se concentra nas planícies litorâneas onde também se localizam os grandes centros industriais e cidades como Tóquio, Osaka e Nagoya. A pesca e a agricultura também se desenvolvem nessa região.
9
O Japão possui muita tecnologia o que lhe proporcionou a integração de seu território entre suas ilhas e também o desenvolvimento da agricultura, independente do pouco espaço.
10
Industrialização, agricultura e desenvolvimento tecnológico
Foi durante a Era Meiji ( ) que o Japão finalizou sua Revolução Industrial. Após a IIGM O Japão recebeu incentivos econômicos dos EUA para se reerguer (com medo da influência socialista). Esse dinheiro foi destinado à educação, tecnologia e mão-de-obra qualificada. – Milagre Econômico. Para compensar o pequeno espaço disponível para agricultura adubos, máquinas, irrigação e rotação de culturas são utilizados. No Japão,70% das propriedades rurais possuem menos de 2 hectare.(predomínio de pequenas propriedades).
11
Apesar da grande produtividade agropecuária do Japão a partir da alta tecnologia utilizada, o Japão não é auto suficiente. (Produz 75% das suas necessidades). O Japão importa todo o petróleo que consome, 90% de minério de ferro e manganês, 80% de cobre e muitas outras matérias-primas para suas indústrias. Por isso o país investe tanto em tecnologia e pesquisa científica, aumentando assim suas exportações.
12
Tecnologia do Japão Quando as pessoas de uma maneira geral ouvem falar em tecnologia de última geração o primeiro país que vem as suas mentes é sem dúvida nenhuma o Japão. Depois que foi devastado pela bomba atômica da guerra mundial, ninguém esperava que o Japão fosse progredir tanto, e em especial em um item de extrema importância no mundo atual: A tecnologia. Estamos em plena era tecnológica e o Japão é o país que melhor representa toda essas invenções maravilhosas tecnológicas que vem ajudando a humanidade ao longo dos anos a se evoluírem cada vez mais. A tecnologia do Japão é conhecida no mundo inteiro como uma das melhores e mais sofisticadas, e por isso mesmo é as mais valorizadas por todos os consumidores que estão sempre ávidos por novidades na área de tecnologia.
13
TIGRES ASIÁTICOS E OS NOVOS TIGRES ASIÁTICOS
14
Tigres asiáticos A partir da década de 70, quatro regiões localizadas no sudoeste da Ásia se industrializaram e se desenvolveram tão rapidamente que foram apelidados de Tigres Asiáticos (Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Coreia do Sul). As indústrias transnacionais que se estabeleceram nesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente ao mercado exterior. Os países receberam forte apoio do governo, proporcionando infraestrutura necessária (transporte, comunicações e energia), financiamento das instalações industriais e altos investimentos em educação e em qualificação profissional. (Desenvolvimento Econômico e Social, diferente do Brasil, por exemplo).
15
Os países utilizaram incentivos para atrair as indústrias transnacionais como doações de terrenos e isenção de impostos, assim foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE). Diferentemente a Coreia do Sul priorizou os chaebols (empresas com fortes laços familiares). Ex:Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star. Somente na década de 1980 começaram a entrar transnacionais na Coreia do Sul, entretanto estas são associadas a empresas coreanas.
16
Um dos tigres asiáticos, Cingapura supera Brasil em números
22 de abril de 2013 Cingapura é o quinto colocado no ranking de educação elaborado pela Pearson e o EIU (o Brasil aparece em 39º na listagem de 40 países); apresenta o 18º maior IDH de 2012, com oito posições conquistadas em relação a 2011; e o Índice de Centros Financeiros Globais, aponta o país como o quarto principal centro financeiro do mundo - e o que tem o maior potencial para crescimento futuro. Com a economia baseada na indústria de alta tecnologia, o país enfrenta concorrência de mercados como China e Vietnã. Por isso, precisa estar sempre se renovando. “Nos anos 1990, Cingapura era um grande produtor de drivers de computador; hoje, tem investido na alta tecnologia para a área médica. Como trabalha com novos produtos, é uma indústria que precisa estar sempre atrás de inovações”, relata Dathein.
17
Para atrair essas empresas ao país, o governo concedeu incentivos fiscais. A esse fator se somaram mão de obra qualificada e boa qualidade na malha de transporte, facilitando a logística. O porto de Cingapura, além de ser o segundo mais movimentado do mundo, tem uma das melhores infraestruturas, tornando o envio de mercadorias para o exterior ágil e rápido. A pequenez geográfica torna injusta uma comparação em números brutos com economias gigantes, como Brasil e China. Mas o professor da UFRGS ressalta que, assim como o PIB per capita de Cingapura é muito superior ao brasileiro, o nível de produtividade médio do país asiático é altíssimo, se equiparado ao de países desenvolvidos. Adaptado de
18
*NOVOS TIGRES ASIÁTICOS
A partir da década de 70, o direcionamento da indústria eletrônica para a exportação de produtos baratos traz prosperidade econômica crescente e rápida para alguns países da Ásia. Dez anos depois, Malásia, Tailândia e Indonésia integram o grupo de países chamados Novos Tigres Asiáticos. Apesar da recessão mundial dos anos 80, apresentam uma taxa de crescimento médio anual de 5%, graças à base industrial voltada para os mercados externos da Ásia, Europa e América do Norte. **Novíssimos Tigres Filipinas e Vietnã são outros países que passaram por um acelerado processo de industrialização nos anos 1980 e 1990, conseguindo superar a grave crise econômica que atravessaram no fim da década de Em síntese, podemos dizer que as estratégias dos Tigres Asiáticos tiveram como foco, o mercado externo. Esses países passaram a produzir toda espécie de produtos para as nações desenvolvidas, assumindo um caráter totalmente exportador.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.