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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,

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1 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, santoswds28@gmail.com Lis Peixoto Rocha, lispeixotoroch@gmail.com Rodrigo Garrett da Costa, rodrigo_garrett@yahoo.com.br INTRODUÇÃO A realização da educação ambiental mostra-se cada vez mais importante no desenvolvimento de uma postura crítica diante de uma sociedade cada vez mais consumista. À educação ambiental não cabe tão somente o ensino de conteúdos e conhecimentos de cunho ecológico, a transmissão de condutas ecologicamente corretas e a sensibilização individual para a beleza da natureza. É necessário que os processos de ensino e aprendizagem levem em conta a necessidade social de se mudar atitudes, habilidades e valores tanto individuais como coletivos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória realizada pelo subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- IF Fluminense), acerca do nível de Educação Ambiental dos alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio. A partir desse estudo preliminar, deverão ser desenvolvidas futuras ações no sentido de se disseminar a Educação Ambiental na referida escola. OBJETIVO A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o nível de consciência ambiental entre alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio visando à realização de futuras ações sócio educativas. METODOLOGIA Confeccionou-se e aplicou-se um questionário com 10 questões de caráter qualitativo e quantitativo para avaliar o nível de consciência ambiental de alunos dos níveis médio e fundamental. As questões elaboradas visavam extrair dados referentes a abordagem da Educação Ambiental feita até o momento, os hábitos ambientais que os alunos possuíam, e se os mesmos entendiam conceitos ambientais. A aplicação foi realizada durante o primeiro evento de conscientização ambiental realizado pelo PIBID no CEJOPA. Na oportunidade foi feita uma palestra seguida de uma sessão de cinema com o documentário “Lixo Extraordinário” (Figura 1). Ao serem questionados se já haviam estudado temas relacionados à educação ambiental no colégio, 59% dos alunos responderam que sim e 41% responderam que não (gráfico 3). Acerca do descarte do lixo produzido, 84% dos alunos responderam que descartam na lixeira, 8% descartam no chão, 4% afirmaram que jogam o lixo no pátio do colégio e 4% guardam o lixo na bolsa ou bolso para descartá-lo na lixeira. Pouco mais da metade, ou 52% dos alunos, souberam definir lixo; 83% dos alunos afirmaram que seus familiares não separam o lixo para a reciclagem. Além disso, nenhum aluno soube explicar a diferença entre lixo seco e úmido, porém todos reconheceram que é importante separar o lixo para reciclagem e que o lixo descartado de forma indevida pode trazer doenças para os seres humanos. CONCLUSÃO Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando a necessidade de se investir na educação ambiental para que a escola forme cidadãos críticos em relação ao seu papel na sociedade. Nesse sentido, o PIBID-IFFluminense pretende desenvolver e apoiar algumas ações para a promoção da consciência ambiental na comunidade escolar, tais como: realização de seminários; construção de uma horta escolar e de um Jardim Sensorial; implementação da coleta seletiva, com separação dos lixos seco e úmido; realização de compostagem com os resíduos oriundos do refeitório da escola para geração de adubo orgânico a ser utilizado na horta escolar. REFERÊNCIA MENDONÇA, Patrícia Ramos. Educação Ambiental como Política Pública: Avaliação dos Parâmetros em Ação –Meio Ambiente na Escola, 122 p., 297 mm, (Unb-CDS, Mestre, Política e Gestão Ambiental, 2004. PHILIPPI JR., Arlindo. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2005. 842 p. MATTOS, Neide Simoes de; GRANATO, Suzana Facchini. Lixo: problema nosso de cada dia: cidadania, reciclagem e uso sustentável. São Paulo: Saraiva, 2005. 64 p. Gráfico 1: Levantamento sobre a definição de Educação Ambiental. Gráfico 2: Levantamento sobre os maiores problemas ambientais. Gráfico 3: Levantamento sobre o ensino de Educação Ambiental. FIGURA 1 – Evento de Conscientização ambiental. RESULTADOS ou DISCUSSÕES O questionário aplicado foi respondido por 29 alunos distribuídos entre os níveis médio e fundamental. Conforme os resultados ilustrados no Gráfico 1, apenas 28% dos estudantes analisados conseguiram definir educação ambiental. Além disso, 52% dos alunos entrevistados acreditam que o maior problema ambiental na atualidade é o lixo (Gráfico 2).


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