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PublicouLuca Tomé da Conceição Alterado mais de 8 anos atrás
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A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA Caroline Bohrer do Amaral Lúcia Barros de Souza Co-autora: Maria Carolina Colombo Orientadora: Profª Drª Patricia Alejandra Behar
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Suporte para a Educação a Distância e Presencial
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Em 2003 é reconhecido institucionalmente pela UFRGS; Adaptado às necessidades educativas do corpo docente e suas práticas pedagógicas; Plataforma centrada no usuário.
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A interface... Agradável experiência estética; Permite uma navegação intuitiva e rápida; Maximização da Usabilidade; Ajuda em todas as telas.
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Os três temas... Aqua Grafite Fotográfica
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As funcionalidades... Um total de 19 funcionalidades; Síncronas e assíncronas; Integração das funcionalidades; Meta-funcionalidade (fórmula matemática).
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A pesquisa... Perspectivas para organização das funcionalidades do ambiente: 1ª) vínculo com o sistema; 2ª) relação topológica.
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Vínculo com o sistema Categorias: - Geral: 11 funcionalidades, disponíveis a todos os usuários; - Específica: 8 funcionalidades, podendo ser acessadas quando vinculadas a uma disciplina pelo professor.
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Funcionalidades Gerais A2 Lista os usuários conectados ao mesmo tempo e possibilita a comunicação síncrona entre eles. Configurações Pessoais Possibilita ao usuário configurar as outras funcionalidades de acordo com suas preferências.
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Contatos Lista nome e e-mail de outros usuários do ROODA, possibilitando o envio de mensagens para estes. Dados Pessoais Informações sobre o usuário, conforme formulário disponível no ambiente. Funcionalidades Gerais
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Compromissos Oportuniza a organização de compromissos acadêmicos e pessoais em uma agenda.
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Mural Mensagens do sistema. Lembretes Mensagens de uso pessoal. Disciplinas Acesso à página principal das disciplinas das quais participa. Funcionalidades Gerais
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Webfólio Espaço para publicação e organização de arquivos. (habilitar/desabilitar para disciplina) Fórum Permite o debate de temas através de comunicação assíncrona. (habilitar/desabilitar para disciplina) - 4 Funcionalidades Gerais também podem ser específicas.
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Funcionalidades Gerais Produções Construção coletiva de trabalhos (Geral: interdisciplinar e Específica: disciplina) (habilitar/desabilitar para disciplina)
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Funcionalidades Específicas Gerência da Disciplina (professor) Ativa/registra dados da disciplina e habilita funcionalidades. Conceitos Registro de conceitos/notas e comentários pelo professor e sua visualização pelo o aluno.
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Funcionalidades Específicas Diário de Bordo Registro do processo (aluno), com possibilidade de inserir comentários. Atividades Oportuniza a montagem/organização de atividades/aulas.
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Funcionalidades Específicas Bate-Papo Comunicação síncrona e consulta a salas salvas.
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Enquete Realização de pesquisas de opinião com pergunta e respostas organizadas pelo professor. Funcionalidades Específicas Lista de Discussão Lista de endereços eletrônicos de alunos/ professores de uma mesma disciplina.
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Biblioteca Organização de materiais disponibilizados dentro da disciplina (professor/ alunos). Funcionalidades Específicas
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Abas Laterais Menu Superior Área de Trabalho Relação Topológica
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Categorias: - Menu Superior - Abas Laterais - Área de Trabalho Baseada na disposição das funcionalidades no ambiente; Independe da opção de tema para interface selecionada.
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Tabela organizacional
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Palavras não-finais... Repercussão dessa classificação junto aos usuários; Diferentes interpretações que poderão ser estabelecidas; Reorganizações da interface; Auxílio à navegação pelo ambiente;
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Palavras não-finais... Auxílio para outras equipes que desenvolvem ambientes virtuais; Ergonomia de Software: dispositivos que possam proporcionar eficácia, conforto e segurança em um AVA.
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Referências Bibliográficas BEHAR, Patricia. ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem - Uma plataforma de suporte para aprendizagem à distância. Em pauta – Revista Informática na Educação – Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 87 – 96, dez./2001. _______. A caminho de um ambiente de aprendizagem à distância - ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem, In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - XII SBIE, 2001, Vitória. Anais. Vitória: Sociedade Brasileira de Computação, nov./2001, p.168-175. _______. Construyendo una interface para el ambiente virtual - ROODA - Rede cOOperativa De Aprendizagem. Em pauta - Revista Informática na Educação – Teoria & Prática, Porto Alegre, v.6, n.1, p.23 – 40, 2003. _______. Em busca das interações interindividuais no ROODA, Em pauta - Revista de Educação da PUCRS. Porto Alegre, n. 1 (52), p. 169 – 199, jan/abril, 2004. ________. Projeto ROODA: a participação das mulheres no desenvolvimento e utilização de ferramentas de software livre, In: V FÓRUM INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE, 2004, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre. Apoio: Sociedade Brasileira de Computação, 2004, p.257. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Atlas, p. 105-112, 1985. LEWIN, Kurt. Princípios de Psicologia Topológica. São Paulo: Cultrix, 1973. PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973. NIELSEN, Jakob. Projetando Websites. Editora: Campus, first edition, 2000. PIAGET, J., INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. RUBIN, Jeffrey. Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tesbts, Wiley & Sons, New York, first edition, 1994.
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Bibliografia virtual http://homer.nuted.edu.ufrgs.br http://www.ergonomia.com.br http://www.nuted.edu.ufrgs.br
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Contatos carolinebohrer82@yahoo.com.br daurealu@yahoo.com.br mcarolcolombo@yahoo.com.br pbehar@terra.com.br
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