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Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS

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Apresentação em tema: "Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS"— Transcrição da apresentação:

1 Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Aprender com jogos: Relato de experiência de bolsistas do PIBID/Uergs/Cruz Alta. Gracieli Brandão1; Jaíne da Silva Vogt2; Maria da Graça Prediger Da Pieve3 1Discente de Pedagogia e bolsista do Pibid/Cruz Alta; 2Discente de Pedagogia e bolsista do Pibid/Cruz Alta; 3Docente Orientador4. Apoio Financeiro: Bolsa Pibid/Capes 4º Seminário Institucional Pibid/Uergs 23 a 25 setembro de 2015 Frederico Westphalen/RS

2 Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Introdução Este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência através do subprojeto do Curso de Pedagogia - Cruz Alta, desenvolvido no período de março à julho de 2015. Consiste em um relato de experiência sobre a utilização de jogos e atividades lúdicas como alternativa metodológica potencializadora da aprendizagem significativa dos alunos. As atividades foram desenvolvidas nas turmas de 3º do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes.

3 Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Objetivos Compreender a importância da realização de atividades lúdicas para a construção de conceitos e promoção das relações afetivas e sociais entre as crianças; Utilizar jogos e atividades lúdicas como alternativa metodológica potencializadora da aprendizagem significativa dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

4 Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Metodologia Metodologicamente, semanalmente é realizado a contação de histórias como previsto no subprojeto e posteriormente, trabalhado a leitura e escrita através de jogos, materiais concretos e outras atividades lúdicas.

5 Referencial Teórico Utilizou-se como referencial teórico autores como Negrine (1997), Rizzo (2001) e Antunes (2003), que pesquisam e apresentam a importância dos jogos e atividades lúdicas como formas desafiadoras e estimulantes das inteligências.

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Resultados Durante o semestre foram contadas as histórias e realizadas os jogos e atividades a seguir relacionadas: “Conto ou não conto?", “Uma viagem com muitas mães”, “Alice no País das Maravilhas”, “A cigarra e a formiga”, o "lobo disfarçado", “O baile dos animais”, “O leão cordeirinho”, dentre outras. Os jogos e atividades realizadas foram o jogo das sílabas, caça-palavras, jogo da memória, dinâmicas e muitas outras atividades diferenciadas e lúdicas.

7 Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Resultados Uso de palitoches, caça-palavras, jogo das sílabas e outros.

8 Resultados Crianças após atividades da história
Atividades no pátio da escola.

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CONCLUSÕES A literatura infantil e os jogos podem ser considerados recursos metodológicos importantes para a compreensão do texto e aprendizagem dos conteúdos, além de motivar e propiciar momentos de interação entre alunos. Por outro lado, a aprendizagem docente propiciada pelo Pibid é significativa e insere-se em formas metodológicas ativas e criativas de ensino-aprendizagem. Enquanto futuras profissionais da educação, deve-se superar o paradigma tradicional de educação, onde a professora escreve no quadro e os alunos copiam. Os tempos mudaram e deve-se procurar coisas novas, oportunizar atividades diferentes, confeccionar jogos, estimular as crianças a jogar, enfim, diversas atividades e momentos diferenciados de brincadeiras, interações e construções de conhecimentos.

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Referências ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, RIZZO, G. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001.

11 Obrigada pela atenção e oportunidade!


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